POLÍTICA / 3
JORNAL DO ESTADO
Anápolis, 6 a 12 de outubro de 2007
PAINEL
TOQUE FINAL O ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE) reagiu com cautela em relação à possibilidade de retonar ao Congresso para ocupar a vaga de suplente do deputado Marcos Antônio (PE), que trocou de partido e pode perder o mandato depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
DESCOMPROMISSO DE UM PSEUDO-POLÍTICO Frederico Jayme Filho é uma incógnita na política anapolina. Enquanto para um seleto grupo é considerado uma pérola, para grande parte da população é um simples desconhecido sem qualquer lastro de brilhantismo eleitoral que possa enleva-lo para qualquer lado na história política anapolina. Mesmo assim, insistem em tratar o ex-conselheiro do TCE como semi-deus, capaz de mover montanhas de votos e mudar eleições, sejam estaduais ou municipais. A história de Frederico Jayme é a mesma de Carla Santillo que mesmo com este sobrenome não tem à sua volta tanta pompa. O fato é que Frederico Jayme pouco
GUILHOTINA
AINDA BEM
Sebastião Reis não se contenta em apenas cassar a vaga de Valmir Jacinto. O dirigente do PSB aproveita para desqualificar a atuação do ex-companheiro.
um hábito típico de jogador de fuAs obras na Praça Americano tebol: só se refere a si próprio na do Brasil não estão completamen- terceira pessoa. te paradas. Técnicos do Ministério da Aeronáutica estão pintando o Mirage.
CÃO E GATO
ALFINETADA
O vereador Sírio Miguel classificou de “raivosa” a maneira como a secretária Marisa Espíndola faz política.
‘ESPIÃO’
O vereador Mauro Severiano, do PDT, esteve presente nas solenidades de filiações do DEM e do PSDB.
CONVITE
Maurão chegou a ser convidado a se filiar no Democratas pelo presidente da legenda em Goiás, deputado Ronaldo Caiado.
HOMENAGEM
O senador Demóstenes Torres declamou o poema Canção Amiga, de Carlos Drummond de Andrade, ao advogado Jeovah Júnior durante filiação ao DEM.
MINI
Joaquim Teófilo ironizou a sua própria situação na terça-feira (2): “para um mandato pequeno, tenho que usar o pequeno expediente”.
DISPERSO
José Rosa mantém seu estilo nesse retorno à Câmara Municipal: na terça-feira (2) ele não acompanhou um minuto sequer a sessão. Ficou zanzando pelo plenário, de bate-papo com todo mundo.
PITO
Achiles Mendes atendeu seu celular durante a sessão e esbravejou em alto e bom som com a pessoa do outro lado da linha, que deve ter ficado de orelha quente.
EXEMPLO I
A loja maçônica ‘Lealdade e Justiça’ resolveu bancar 60 crianças na reabertura da Casa da Criança, um belo exemplo.
EXEMPLO II
O vereador Amilton Batista reivindica junto à prefeitura o custeamento de salários de quatro professores e dois funcionários para a instituição.
“A ditadura não conseguiu me cassar, mas esse PMDB de Raupp e Renan conseguiu me afastar da CCJ”, desabafou o parlamentar gaúcho. “Eu e o Pedro somos do PMDB. Temos que conviver com essa gente”, declarou Jarbas.
QUASE BARRADO
Pessoas próximas ao deputado frei Valdair revelam que o ex-vereador José Vieira não encontrou um clima amistoso dentro do PTB.
SENTENÇA
José Vieira deixou o PSDB e recebeu uma declaração raivosa de Ridoval: “o eleitor não gosta de político que trai o partido”.
O deputado frei Valdair pediu licença na Assembléia Legislativa para uma viagem à Espanha. O parlamentar fica até 12 de outubro em Madri.
‘JAIARISTA’
VIAGEM II
Segundo a assessoria de frei Valdair, ele estará hospedado na SÓ FILIAÇÃO casa de parentes e envolvido em A presidente do Issa, Maria questões familiares. Cristina Pereira e Silva, disse que se filiou ao DEM, mas não tem será candidata por impedimentos NA RESERVA Os neo-petebistas Max Lânio legais.
DOMICÍLIO
Maria Cristina vota em Campo Limpo de Goiás e por isso não pode disputar eleições em Anápolis.
Por falar em Amilton, o vereador nunca respeita o limite de FIM DO PRAZO tempo imposto pelo regimento da “Vou transferir meu título para Câmara em seus discursos. Anápolis somente depois do dia 5 para não surgir dúvidas”, explicou a presidente do instituto de seguQUEM DIRIA ridade social. Presidente do PSC, Ilmar Lopes da Luz, diz que Edward Júnior é muito injustiçado em Anápolis. Em política, afinal, vale dizer tudo.
A substituição dos parlamentares foi anunciada pouco antes do término da sessão de sexta-feira (5). O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) presidia os trabalhos no momento e o senador Neuto de Conto (PMDBSC) leu o ofício assinado pelo líder do partido, Valdir Raupp (PMDB-RO).
“O pessoal está comendo muita farinha para engolir José Vieira”, diz uma pessoa próxima do comandante dos petebistas em Anápolis.
VIAGEM I
INDISCIPLINADO
Os senadores peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS) não fazem mais parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seus lugares entraram, respectivamente, Almeida Lima (PMDB-SE) e Paulo Duque (PMDB-RJ).
ENTALADO
“O Ernani de Paula se apresenta muito bem no quesito rejeição”, disparou essa semana à Rádio São Francisco o assessor municipal José Escobar.
Gonzaga Jaime e José Lopes não disputam nada em 2008, garante Amilton Batista.
tem de compromisso com a população anapolina, que o desconhece, e muito menos com os meios de comunicação. Prova disto é que reiteradas vezes faz compromissos para falar à cidade através de veículos como a TV Anápolis e o Jornal do Estado e não apareceu, sem ao menos dar satisfações. Políticos assim, sem compromissos de agenda, sem organização e que não se preocupam em falar ao povo de sua cidade não servem. Este o eleitor expulsa de pronto. Ah, lembrando: o domicílio eleitoral de Frederico Jayme até passado bem recente era Goianésia. Lá, ele deve falar... e ser conhecido também.
Apelidado de Mazzaropi por seus colegas, José Vieira é um político experiente, representante da Vila Jaiara.
ANHANGUERA I
As transmissões de futebol da TV Anhanguera são desastrosas. César Rezende narra sem qualquer alegria ou emoção e acaba sendo notado muito mais pela recorrente troca dos nomes dos atletas.
ANHANGUERA II
No jogo Botafogo 0 X 3 Goiás, Rezende e o repórter de campo Rafael Sebba comeram tanta mosca que só anunciaram expulsão do alvinegro Lúcio Flávio, cinco minutos após o cartão vermelho.
HERANÇA
O PSDB quer lançar Fernando Cunha Neto como candidato a vereador em Anápolis. O avô, lógico, COMBUSTÍVEIS I A sessão especial sobre preços dá todo o respaldo. de combustíveis na cidade foi pouca prestigiada pelos vereadores. VAPT-VUPT O PSDB oferecia barba, cabelo e bigode no evento realizado na COMBUSTÍVEIS II quinta-feira (4) na Câmara: tinha Acompanhar o debate sobre o ficha de filiação aos tucanos e despossível alinhamento de preços os filiação de outra legenda. vereadores Gerson Santana, Sírio Miguel, Joaquim Teófilo e Dinamélia Ribeiro.
AUSENTE
Quinzinho não compareceu ao evento que teve como estrela COMBUSTÍVEIS III maior o senador Marconi Perillo. O presidente do Sindiposto, O pai do vereador o representou Luiz Pucci, confirmou presença e na mesa principal. não apareceu na Câmara Municipal. O debate acabou ficando prejudicado. PSDB Deocleciano Moreira Alves ensaiou filiação ao PSB, mas acabou ELE Zé Leréia surge na política com se acomodando no ninho tucano.
SINTOMÁTICO
“Se a gente não muda, nada mudará”. Título de texto atribuído a Pedro Sahium e que você encontra no campo Palavra do Prefeito, no site oficial da prefeitura de Anápolis. O tal texto data de 10 de abril de 2006. Precisa dizer mais alguma coisa?
CMYK
Em Florianópolis (SC) para participar da assinatura dos termos do processo de incorporação do Bando Estadual de Santa Catarina (Besc) pelo Banco do Brasil (BB), parceria entre os governos Federal e de Santa Catarina, o presidente Lula voltou a condenar as privatizações de empresas públicas praticadas por governos anteriores, numa crítica implícita ao seu antecessor, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. O presidente Lula demonstrou otimismo ao tocar no assunto da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras, a polêmica CPMF, dizendo acreditar que a aprovação do tributo na Câmara e no Senado não encontrará resistências. “A CPMF é um imposto justo”, acredita. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), um dos principais aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode ser intimado a prestar esclarecimentos à Polícia Federal a respeito de um suposto desvio de dinheiro público. A Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (Asoec), que era coordenada por Wellington, teria desviado, entre 2000 e 2005, cerca de R$ 12 milhões. De acordo com a Receita Federal em Niterói (RJ), o grupo empresarial descontava o Imposto de Renda de professores contratados e prestadores de serviço, mas não repassava o dinheiro recolhido. A empresa de propriedade da família do senador controla uma rede de universidades espalhada por sete estados. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o sistema de tráfego aéreo brasileiro é seguro. “Uma coisa é ter segurança e outra é que as pessoas percebam isso”, disse. A afirmação de Jobim é uma resposta à previsão do presidente da Federação Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo, Marc Baumgartner, que declarou que ‘’é uma questão de tempo para que um novo acidente aéreo volte a acontecer”.