OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR 1) CONCEITO Estão incluídos os ossos da cintura escapular, braço, antebraço e mão. São todos pares. Cintura escapular = escápula e clavícula Braço = úmero Antebraço = ulna e rádio Mão = carpo, metacarpo e as falanges. 1.1) Clavícula (2) Osso longo e delgado localizado na base do pescoço, anteriormente à primeira costela. Os dois terços mediais estão encurvados para frente, enquanto que o terço lateral está curvado para trás. A extremidade medial articula-se com o manúbrio do esterno, enquanto a extremidade lateral com o acrômio da escápula. A articulação entre a clavícula e o esterno é a única articulação entre o membro superior e o tórax. 1.2) Escápula (2) Osso achatado ou plano, triangular e grande na porção dorsal do tórax, entre a segunda e a sétima costelas. Principais acidentes ósseos:
-
Processo coracóide - na face anterior da borda superior Acrômio - articula-se com a extremidade lateral da clavícula Cavidade glenóide - abaixo de acrômio onde se encaixa a cabeça do úmero Fossa supra-espinal e infra-espinal Espinha 1.3) Úmero (2) Osso longo do braço. Principais acidentes ósseos:
-
Cabeça - na porção proximal, sendo arredondada e ligada ao resto do osso pelo colo anatômico
-
Tubérculos maior e menor - na porção proximal
-
Fossa coronóide - na porção distal – superfície anterior
Sulco bicipital ou intertubercular - na porção proximal Colo cirúrgico do úmero - abaixo dos tubérculos Epicôndilos medial e lateral - na porção distal Capítulo - na porção distal arredondada articulando-se com o rádio Tróclea - na porção distal em forma de roldana articulando-se com a incisura troclear da ulna Fossa olecrâniana - na porção distal – superfície posterior 1.4) Ulna (2)
Osso longo e medial do antebraço, não se articulando distalmente com os ossos cárpicos. Principais acidentes ósseos:
-
Olécrano – forma a incisura troclear superior Processo coronóide – forma a incisura troclear inferior Cabeça – porção distal articula-se com a incisura ulnar do rádio Processo estilóide – na porção distal posteriormente a cabeça 1.5) Rádio (2) Osso longo e lateral do antebraço. Principais acidentes ósseos:
-
Cabeça – porção proximal articulando-se com o capítulo do úmero Tuberosidade radial – lado medial para a inserção do bíceps Incisura ulnar – porção distal onde se encaixa a cabeça da ulna Processo estilóide – articula-se com os ossos do punho ( carpos ) 1.6) Carpos (8 em cada mão)
Ossos do punho também chamados de ossos cárpicos, situados em duas fileiras cada uma com quatro ossos. Fileira proximal = pisiforme, piramidal, semilunar e escafóide Fileira distal = hamato, capitato, trapezóide e trapézio 1.7) Metacarpos (5 em cada mão) Ossos da palma da mão, longos, também chamados de ossos metacárpicos, em número de cinco possuindo uma base, um eixo e uma cabeça. 1.8) Falanges (14 em cada mão) Ossos dos dedos da mão. Cada dedo possui três falanges: uma distal, uma média e uma proximal, exceto o polegar que possui apenas duas.
ROTEIRO PRÁTICO DOS OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR Cintura Escapular: prende os ossos do membro superior ao esqueleto axial. Composto por escápula e clavícula.
•
Escápula: acrômio, processo coracóide, espinha, cavidade glenóide, fossa supra e infra-espinal.
•
Clavícula: extremidade esternal e acromial.
Braço:
•
Úmero: cabeça, colo anatômico, colo cirúrgico, tubérculo maior e menor, epicôndilos lateral e medial, fossa olecraniana, tróclea e capítulo.
Antebraço:
•
Ulna: incisura troclear, olécrano, processo estilóide e cabeça.
•
Rádio: cabeça, processo estilóide, tuberosidade radial.
Mão: •
Carpo: fileira proximal: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme; fileira distal: trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
•
Metacarpos (I a V)
•
Falanges proximais, médias e distais.