Oracoes-subordinadas_ft

  • Uploaded by: Helena Maria
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Oracoes-subordinadas_ft as PDF for free.

More details

  • Words: 731
  • Pages: 6
ORAÇÕES SUBORDINADAS 1. Nas frases seguintes, sublinha a oração subordinada e classifica-a. Ex. o presente que me ofereceste agradou-me muito. Oração subordinada relativa restritiva

a) Assim que o Pedro saiu da água, o cão foi ter com ele. b) a criança faz habilidades para que se repare nela. c) não é um cão como os outros são. d) Não direi que a Fernanda é uma pessoa simpática. e) Ainda que não goste de pescar, vou contigo à pesca. f)Não víamos o que ele fazia.

2. As frases seguintes são constituídas por duas orações

independentes. Liga-as através de uma relação de subordinação fazendo as alterações necessárias. Ex. Eu estou cansado; tenho estudado muito. Eu estou cansado porque tenho estudado muito (causal)

a) Os alunos acabaram o trabalho; foram brincar para o pátio. (temporal)

b) O cão estava muito inquieto; o dono levou-o à rua. (consecutiva) c) O meu pai dizia alguma coisa; não gostava de cerveja. (integrante) d) Vens cá a casa; verás as fotografias da minha viagem à Madeira. (condicional) e) Não contes o meu segredo a ninguém; eu continuo a confiar em ti. (final) f) Ouvi o cão a ladrar; ele ladrava sempre. (comparativa) g) A mãe foi espreitar o bebé; o bebé dormia tranquilamente. (relativa) h) Não vou contigo ao jardim; está a chover. (causal) i) Eu não queria sair de casa; vou contigo ao café. (concessiva)

3. Identifica e sublinha as orações relativas restritivas e as

orações relativas explicativas nas frases que se seguem: a) O príncipe, que comandará os destinos do reino, merece ser salvo. b) Os malfeitores que odiavam o príncipe dirigiam-se para o castelo. c) A rainha, que se mostrava aliviada, abraçou a corajosa serva. d) O filho bastardo, que é um homem cruel, planeia cuidadosamente o ataque. e) Os súbditos que veneravam o rei choraram a sua morte.

ORAÇÕES SUBORDINADAS – Correcção 1. Nas frases seguintes, sublinha a oração subordinada e classifica-a. Ex. o presente que me ofereceste agradou-me muito. Oração subordinada relativa restritiva

a) Assim que o Pedro saiu da água, o cão foi ter com ele. Oração subordinada temporal b) a criança faz habilidades para que se repare nela. Oração subordinada final c) não é um cão como os outros são. Oração subordinada comparativa d) Não direi que a Fernanda é uma pessoa simpática. Oração subordinada integrante e) Ainda que não goste de pescar, vou contigo à pesca. Oração subordinada concessiva f)Não víamos o que ele fazia. Oração subordinada integrante

2. As frases seguintes são constituídas por duas orações independentes. Liga-as através de uma relação de subordinação fazendo as alterações necessárias. Ex. Eu estou cansado; tenho estudado muito. Eu estou cansado porque tenho estudado muito (causal)

j) Os alunos acabaram o trabalho; foram brincar para o pátio. (temporal) Quando os alunos acabaram o trabalho, foram brincar para o pátio. k) O cão estava muito inquieto; o dono levou-o à rua. (consecutiva) O cão estava tão inquieto que o dono levou-o à rua. l) O meu pai dizia alguma coisa; não gostava de cerveja. (integrante) O meu pai dizia que não gostava de cerveja. m) Vens cá a casa; verás as fotografias da minha viagem à Madeira. (condicional) Se vieres cá a casa, verás as fotografias da minha viagem à Madeira. n) Não contes o meu segredo a ninguém; eu continuo a confiar em ti. (final) Não contes o meu segredo a ninguém para eu continuar a confiar em ti. o) Ouvi o cão a ladrar; ele ladrava sempre. (comparativa) Ouvi o cão a ladrar, como ele ladrava sempre. p) A mãe foi espreitar o bebé; o bebé dormia tranquilamente. (relativa) A mãe foi espreitar o bebé, que dormia tranquilamente. q) Não vou contigo ao jardim; está a chover. (causal) Não vou contigo ao jardim porque está a chover.

r) Eu não queria sair de casa; vou contigo ao café. (concessiva) Embora eu não queira sair de casa, vou contigo ao café.

3. Identifica e sublinha as orações relativas restritivas e as

orações relativas explicativas nas frases que se seguem: 4. O príncipe, que comandará os destinos do reino, merece ser

salvo. (explicativa) 5. Os malfeitores que odiavam o príncipe dirigiam-se para o castelo.

(restritiva) 6. A rainha, que se mostrava aliviada, abraçou a corajosa serva.

(explicativa) 7. O filho bastardo, que é um homem cruel, planeia cuidadosamente

o ataque. (explicativa) 8. Os súbditos que veneravam o rei choraram a sua morte.

(restritiva)

More Documents from "Helena Maria"

June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0