Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico
O Poder da Palavra David Seamands descreve um homem assim: Bem era uma das mais tímidas almas a quem eu já dera aconselhamento. Eu nem sequer conseguia ouvir-lhe a voz. “ Que foi que você disse, Bem?” Começamos um treinamento que consistia em elevar-lhe a voz. Pedi-lhe que lesse algo para mim. “ Um pouco mais alto, Bem. Afirme-se, fale com desembaraço!” tinha grande medo de ser um fardo para as pessoas. Estar ao lado dele podia fazer que uma pessoa se sentisse constrangida. Você tentaria procurar um cartaz que ele estivesse carregando que dissesse: “ Desculpe-me por estar vivendo...” Graças a um longo período de tempo despendido com vários amigos simpáticos e determinados, o jovem tornou-se capaz de desenrolar sua história, que incluía uma série de memórias dolorosas. Talvez a memória mais difícil fosse o sentimento de culpa, segundo o qual ele havia sido a causa do colapso nervoso da mãe...de ela ter sido uma inválida emocional. Creia-me, se puder: haviam dito a Bem, quando adolescente, que ele era realmente culpado disso. Sem estar conscientizado, Bem vivia sob o fardo enorme de uma culpa originada nessa acusação cruel e injusta. Quando, finalmente, ele se forçou a declarar a própria angústia, suspirou de alívio. A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. ( Provérbios 15:4 )
1 - Segundo os textos acima, as palavras destroem. O que leva as pessoas a dizerem coisas ruins? Quais as conseqüências disso? A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. ( Provérbios 15:1) Palavras em erupções raivosas só distanciam corações e distorcem situações. (Nádia Costa Pontes)
2 - O modo como falamos é decisivo. Por que? É possível controlarmos a maneira de falar? Como? Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4: 29) A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4:6)
3 - O que podemos fazer para que não saiam palavras torpes de nossa boca? O que é uma palavra temperada com sal? O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústia a sua alma. ( Provérbios 21:23)
4 - Você acha que há momentos em que o silêncio é o melhor método para alguma situação? Falar sem pretensão e ter complacência ao ouvir: nada mais é necessário para que o tempo transcorra com doçura e rapidez. Todo o homem seja pronto a ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. ( Tiago 1:19)
5 - A Bíblia nos exorta a ouvir mais do que falar. Por que? Será que temos disponibilidade para isso?