O Perfil Do Discipulador.docx

  • Uploaded by: José Ribamar Chagas
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Perfil Do Discipulador.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 482
  • Pages: 2
O PERFIL DO DISCIPULADOR 1. Introdução A Grande Comissão não é um chamado para um novo curso de ação, mas o desenvolvimento do próprio método de missão de Jesus. Engenhosa em sua simplicidade, era esta a essência do plano de Cristo de alcançar o mundo para Deus. Ele sabia que esse plano não poderia falhar, pois os verdadeiros discípulos não apenas crescerão à semelhança de seu Mestre: com o tempo, pelo seu Espírito, reproduzirão a vida d’Ele em outras pessoas (Lc 6.40). 2. O que é discipulado 2.1 Definição O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem no aluno a plenitude da vida que tem em Cristo que o aluno é capaz de treinar outros para ensinarem a outros (II Tm 2.2). 2.2 Componentes essenciais (João 12.24)  Morte de si mesmo – qualificação do discípulo como elo legítimo no processo do discipulado.  Reprodução – multiplicação de quantidade e de qualidade de discípulos que Deus deseja. 3. Quem é discípulo: virtudes do caráter de Cristo que caracterizam o verdadeiro discípulo. 3.1 Obediência – mediante o conhecimento da vontade de Deus revelada em sua Palavra e de nossa vontade submissa. 3.2 Submissão – atitude de obediência voluntária fundamentada na confiança no Deus soberano, onisciente e amoroso. 3.3 Amor – expresso através de relacionamentos saudáveis e constantes, vivenciados em duas dimensões: vertical (para com Deus) e horizontal (para com o próximo). 3.4 Oração – canal de comunicação regular com Deus, possibilitando ao discípulo a orientação e a força necessária para enfrentar os desafios, os conflitos e os problemas da vida. 4. Cumprindo o propósito de Deus para o discipulado: mediante o desenvolvimento de hábitos ou disciplinas espirituais. 4.1 Realização do devocional diário – um tempo significativo com Deus por meio da oração e da leitura da Bíblia (Sl 1.1; Mt 6.6; Js 1.5).

4.2 Relacionamento de acompanhamento responsável com outro cristão – caracterizado por calor humano, lealdade, equanimidade, maturidade, disponibilidade, paciência, honestidade e motivação (Ex 33.11; II Rs 2.4). 4.3 Freqüência a uma igreja – comunicação regular e honesta dentro da comunidade redimida de Cristo (At 2.42,43; Hb 10.25). 4.4 Prática da contribuição financeira – desenvolvimento da obediência e da liberdade cristãs, mediante a devolução do dizimo e a entrega das ofertas ao Senhor. 4.5 Estudo individual da Bíblia – desenvolvimento do conhecimento teológico pela análise sistemática dos livros bíblicos. 5. Conclusão No discipulado o método é a coragem. Os discípulos aprendem mais observando os seus mestres do que ouvindo o que eles dizem. É por isso que o método de Cristo de treinar as pessoas é de máxima importância. Portanto, seja a pessoa de Deus, descanse em sua soberania e deixe que Ele opere livremente através de você nesta parte empolgante da edificação do seu reino.

Que Deus abençoe a sua vida! Simei Aires Lima

Related Documents


More Documents from ""

Freindship
October 2019 124
October 2019 155
Industria Iso099.docx
November 2019 83
S2.pdf
December 2019 90
Humn1.docx
December 2019 93