O-menino-da-lua1.pdf

  • Uploaded by: Fred Alves
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O-menino-da-lua1.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 1,537
  • Pages: 7
PROJETO PEDAGÓGICO

O MENINO DA LUA

Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000

DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos

1

O Menino da Lua

PROJETO PEDAGÓGICO

O autor Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas como Jornal do ­Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Autor de livros infantis, ilustrador e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, com mais de 112 edições e 3,5 milhões de exemplares, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.

Resumo Ziraldo cria uma história surpreendente, no meio do sistema solar, onde o nada e o vazio cedem espaço às brincadeiras, às cambalhotas e a tudo aquilo que é eterno como a amizade. No livro O Menino da Lua, Ziraldo dá vida a uma turma de nove meninos, habitantes de cada um dos planetas. Ele pretende, em futuras publicações, contar a história de cada um deles, mas sem obedecer à velha ordem dos planetas do sistema solar.

Ficha Autor: Ziraldo Título: O Menino da Lua Ilustrador: Ziraldo Formato: 20,5 x 27,5 cm N.º de páginas: 48 Elaboração: Luiz Antonio Aguiar

Quadro sinóptico Temas principais: Amizade e respeito às diferenças

Temas transversais: Ética, pluralidade cultural e meio ambiente

Interdisciplinaridade: Ciências e Arte

INDICAÇÃO:

Leitor em processo: a partir de

8

anos 2

ensino

fundamental

Apresentação O Menino da Lua, de Ziraldo, é uma fantasia de quem olha o céu e, nos vários riscos luminosos dos astros, enxerga crianças brincando. Pode ser lido por meninos e meninas a partir dos oito anos… mas também por crianças de todas as idades, mesmo as que são chamadas de adultos. Basta ter essa magia de Ziraldo no olhar, na imaginação – e ver essas coisas que despertam quando a gente olha o céu e sonha acordado. Mas, independentemente de classificações a priori, é sempre interessante que você fique atento para a habilidade de leitura do aluno, que pode variar bastante de uma criança para outra. É possível que uma criança relativamente nova tenha capacidade de ler e apreciar esse livro. Com tantas e tão sutis sugestões nesse texto, convém que você valorize o que o aluno vai extrair de O Menino da

3

Lua. É um livro próprio para divagações férteis, para leituras criativas, subjetivas – maneiras peculiares de cada um se apropriar de uma boa história. Este suplemento não pretende esgotar as possibilidades de leitura da obra na sala de aula. A proposta é oferecer sugestões que permitam explorar certos ângulos e conteúdos de O Menino da Lua. Você deve ainda avaliar, de acordo com as possibilidades da escola e dos alunos, quais sugestões aceitar ou quais alternativas criar para incentivar a leitura e estimular reflexões sobre a obra.

ANTES DA LEITURA 4

Peça aos alunos que coletem informações sobre o Sistema Solar. Depois, numa conversa, em roda, reúna e troque essas informações, sem se preocupar tanto com a precisão, mas, sim, em passar a ideia de que habitamos um planeta chamado Terra, que gira em torno de uma imensa bola de fogo chamada Sol, nossa estrela, e que temos como vizinhos outros planetas, de variados tamanhos. • Quantos são esses planetas? Há os sólidos (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte), os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e os anões que conhecemos (Plutão e outros; pode haver alguns ainda desconhecidos), além de asteroides, meteo­ ros, cometas e outros astros. Cada planeta tem características únicas, que podem ser levantadas em artigos de jornais, verbetes de enciclopédias, internet etc. Estima‑se que o Sistema Solar tenha 4,6 bilhões de anos e que o Sol ainda vai existir por mais 5 bilhões de anos. • Daí você pode propor aos alunos um exercício de imaginação. E se cada um desses mundos fosse uma pessoa… ou melhor, uma criança? Como ela seria? É uma das maneiras de entrar em O Menino da Lua. • Será que as crianças entenderam direito essa conversa sobre o tempo que o autor tem com seus leitores, no início da história? • Seria bom checar isso numa conversa com a turma.

Seguem‑se brincadeiras que levam as crianças a experimentar situações da história: • As crianças podem construir um modelo vivo do Sistema Solar. Uma delas representa o Sol; outras representam os planetas. Nossa Terra tem a Lua. Há cometas e meteoros. Na falta de crianças para todos os papéis, cadeiras ou outros móveis e objetos podem representá‑los. Se possível, organize as crianças para orbitarem em torno do Sol (fixo), com algum cometinha cruzando o espaço vez por outra. • Se achar melhor, peça aos alunos que construam móbiles do Sistema Solar. Assim as crianças podem brincar com eles, colocando, por exemplo, o nome dos meninos e das meninas de cada planeta, ou seja, os personagens do livro, em etiquetas correspondentes aos seus astros. Pode ser bastante interessante ver como cada um representa de maneira diferente o Sol, os planetas e até mesmo a Lua.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Depois de os alunos lerem O Menino da Lua, algumas atividades, como as sugeridas a seguir, podem ajudar a prolongar o prazer da leitura e estimular a reflexão. a) O autor cria palavras como planeturma, sideralcateia e astrobol. Peça aos alunos que, retomando essas expressões originais (por exemplo: planeta + turma). A seguir, peça a eles que sugiram significados para a expressão que foi criada (por exemplo: planeturma, ou turma dos planetas). b) Será que eles sabem que muitas palavras em nossa língua são formadas assim? (Por exemplo: arranha‑céu.) E que a formação de novas palavras é algo que acontece muito na literatura, principalmente na poesia? c) Proponha aos alunos que façam uma redação com o tema “O céu noturno”, na qual cada um deles vai dizer o que o céu, à noite, o faz pensar e imaginar. d) E sobre seres extraterrestres? Os alunos podem pesquisar sobre os programas de procura de extraterrestres conduzidos por cientistas. Por exemplo, existe o Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence; em português: Busca por Inteligência Extraterrestre), nos Estados Unidos, um belíssimo e interessante programa que se propõe a localizar vida inteligente fora da Terra.

5

e) Outra pesquisa interessante é sobre os personagens da mitologia greco‑romana, cujos nomes foram dados a planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter etc.). Quem foram esses personagens? Quais eram suas características mais conhecidas? Na opinião dos alunos, por que seus nomes foram dados aos planetas e a outros astros? f) Também citados no livro de Ziraldo, temos D. Quixote, Rocinante e Sancho Pança, personagens de Cervantes, que estrelam um dos mais conhecidos e importantes romances de todos os tempos: Dom Quixote de la Mancha. Poponha uma pesquisa sobre esse livro e seus personagens.

TRABALHOS INTERDISCIPLINARES 6

O Menino da Lua sugere variadas vivências de leitura, que podem se encaixar em diferentes matérias. Por exemplo: Ciências Pesquisa: • O que são planetas? Qual a diferença entre planetas e estrelas? • Qual é a história do Sistema Solar, conforme a admitimos hoje em dia? • São citados na história de Ziraldo os misteriosos buracos negros. Ainda que haja muito o que se investigar sobre sua existência, os buracos negros são um dos mais fascinantes fenômenos do Universo. O que eles são? • Grandes cientistas como Galileu Galilei, Copérnico, Newton e Einstein fazem parte da história do conhecimento do Sistema Solar e do Universo. Você pode sugerir às crianças uma pesquisa sobre eles. • Crateras como as que existem na Terra e em outros planetas sólidos têm a ver tanto com a queda de meteoros (chamados às vezes de estrelas cadentes) quanto com a atmosfera de que a Terra dispõe, que nos fornece alguma proteção contra esse constante bombardeio cósmico. A Lua, sem a atmosfera da Terra, tem uma superfície muito mais marcada de buraquinhos do que a nossa. E há teorias respeitáveis que entendem que um meteoro mais volumoso causou a extinção dos grandes animais do Jurássico, há milhões de anos. • Convide os alunos a pesquisar brevemente esses fenômenos que guardam até mesmo um pouco da história de nosso planeta e do Sistema Solar.

Artes • Há muitos filmes baseados em aventuras espaciais, como Guerra nas Estrelas. Neles, há concepções imaginárias de seres espaciais, tecnologia e mesmo de cenários e paisagens de outros mundos. Promova uma sessão de cinema com seus alunos e depois discuta com eles esses recursos visuais, em que a arte dá vida à imaginação.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 7

Um livro que traça uma fantasia tão sensível e carinhosa como O Menino da Lua não pode ter, como avaliação de leitura, uma classificação limitada ao certo ou errado. Há diferentes maneiras de vivenciar a leitura desse livro, dependendo, por exemplo, de vivências em relação ao tema, que variam de um aluno para outro. Assim, ele pode tanto interpretar de maneira própria o que leu como assinalar seus pontos de vista. E, nessa exploração individualizada da obra, estará demonstrando que tomou posse dela. Que a história e a leitura penetraram em seu íntimo – sempre na medida de suas experiências e habilidades de leitura. O que se deve verificar é se o aluno assimilou algo do livro e se sente vontade de brincar de pula‑planeta.

More Documents from "Fred Alves"