O Lobo E Suas Especies.docx

  • Uploaded by: Edivaldo Pereira
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Lobo E Suas Especies.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 584
  • Pages: 2
O LOBO E SUAS ESPECIES Os lobos são mamíferos carnívoros, pertencentes à família canídea, a mesma de cães, raposas, etc. É parente bem próximo do cão doméstico (Canis lupus familiaris) e acredita-se que este tenha se originado através da domesticação de lobos cinzentos. Pertencentes ao gênero Canis, há três espécies vivas: Lobo cinzento (Canis lupus), Lobo vermelho (Canis rufus) e lobo etíope (Canis simensis), as outras são classificadas como subespécies. É um originário da Era do Gelo, mas atualmente, devido à pressão de caça, fragmentação de habitat e mudanças ambientais, encontra-se em poucas áreas do EUA, Canadá, Alasca, Europa e Ásia.

Características Nas regiões mais frias (Norte) são maiores e nas regiões mais quentes (Sul) vão diminuindo. Machos pesam em média 50 kg e fêmeas 45 kg, apesar de haver registros de um lobo com mais de 70 kg na América do Norte. Um lobo-cinzento mede de 1,3 a 2,0 metros. As garras estão sempre expostas, diferente dos felinos, e podem alcançar 70 km/h quando caçam. Possuem glândulas odoríferas entre seus dedos, deixando sua marca para outros lobos, por onde passam. Seu pelo cumpre uma ótima função de isolamento térmico, por isso nas regiões mais frias a pelagem é mais densa. Seu focinho é caracteristicamente mais comprido e mais largo e possui maior capacidade cerebral do que os outros canídeos. Têm uma glândula supra caudal. Sua dentição é especializada para quebrar ossos, têm uma audição aguçada e a visão noturna com capacidade acima dos outros canídeos. Vivem em grupos que variam de 2 a 36 indivíduos, conforme a disponibilidade de alimento e tamanho do território. Um casal alfa lidera a alcateia e existe toda uma hierarquia, onde os mais altos dela comem primeiro. Se o macho alfa morre, um beta assume.

Reprodução Há um casal dominante e apenas ele se reproduz. São monogâmicos. A reprodução ocorre entre os meses de janeiro e abril, mas as populações do Norte podem começar mais tarde. As fêmeas entram no cio uma vez por ano e isso dura de 5 a 14 dias. Dão à luz em tipos de tocas, a gestação dura de 60 a 63 dias, com uma média de sete filhotes, podendo chegar a quatorze. Os filhotes ficam ali escondidos até 8 ou 10 semanas e durante as 2 primeiras são só amamentados, depois disso são cuidados por todos os membros da família e alimentados com regurgito de carne até os 45 dias. Posteriormente os membros trarão pedaços da caça, os filhotes começarão a observar a caçada para aprender, mas só participarão por volta dos 8 meses de idade.

As fêmeas alcançam maturidade sexual aos 2 anos, enquanto machos aos 3 anos. Depois disso, precisam procurar um novo companheiro e território. Os lobos podem viver 10 anos na natureza e o dobro em cativeiro.

Principais ameaças

Caça, atropelamento, competição com outros predadores e fragmentação de habitat.

Conservação

Existem muitas lendas que transformam o lobo em um animal do "mal", por isso foi muito perseguido e quase levado à extinção em muitos lugares. Mas na verdade, toda espécie tem um papel ecológico e sua falta causa um desequilíbrio na cadeia alimentar do ecossistema. Nos EUA sumiu do Parque de Yellowstone por 70 anos, causando um desequilíbrio na fauna e flora. Na década de 90 foi reintroduzido no Parque e em poucos anos houve uma mudança total de controle de cervídeos, aumento da vegetação e reaparecimento de fauna. Hoje a população tem se mantido estável na maior parte de onde há ocorrência do lobo cinzento no mundo.

Related Documents


More Documents from ""