O Evangelho De Patmos.docx

  • Uploaded by: JoaoCapelania
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Evangelho De Patmos.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 716
  • Pages: 2
O evangelho de Patmos Jesus é a figura central do Apocalipse. O título do livro (Ap 1:1), as características e ações de Jesus (Ap 1:5, 6) e Seu papel central na segunda vinda (Ap 1:7) deixam isso evidente. O livro fala de eventos futuros. Esses eventos não são apenas do tempo do fim. Na verdade, a maioria dos acontecimentos descritos, em relação à época de João, eram ainda eventos futuros (Ap 1:1). A visão é dada em linguagem simbólica. Esse fato fica evidente a partir de uma das palavras-chave de Apocalipse 1:1 e sua referência a Daniel 2. A natureza tríplice de Deus. Há uma “trindade tripla” de pessoas, qualidades e ações em Apocalipse 1:4-6. O retorno de Jesus. Apocalipse 1:7, 8 aborda o clímax de todos os eventos descritos no livro.

Entre os candelabros FOCO DE ESTUDO: A ênfase desta lição está na introdução às mensagens para as sete igrejas (Ap 1:9–2:7). INTRODUÇÃO: Apocalipse 1:9-20 apresenta o pano de fundo das mensagens às sete igrejas nos capítulos 2 e 3. Aspectos da gloriosa visão de Cristo apresentam o cenário singular para cada uma das sete mensagens. JESUS CONHECE todas essas igrejas, e as alcança e supre de acordo com sua necessidade. A lição conclui com um olhar mais detalhado para a mensagem à igreja de Éfeso (Ap 2:1-7). TEMAS DA LIÇÃO: A passagem em questão (Ap 1:9–2:7) introduz os seguintes temas: I. A identidade do dia do Senhor em Apocalipse 1:10 O sábado é a opção mais provável para a compreensão de João quanto ao dia do Senhor. II. Jesus alcança e supre as igrejas conforme sua necessidade Jesus aborda as sete igrejas com diferentes características de Si mesmo tiradas da visão introdutória (Ap 1:9-20). III. Esboço básico do Apocalipse na perspectiva de João (com base em Ap 1:19) Em Apocalipse 1:19 João sintetiza a visão das coisas que são e das coisas que irão acontecer no futuro. Apocalipse 4:1 mostra que grande parte da revelação é acerca do futuro, que começa na época de João e se estende até o tempo do fim. IV. Interpretando as sete mensagens às sete igrejas As mensagens às sete igrejas contêm informações para igrejas reais na Ásia Menor, mas também apresentam paralelos da condição espiritual do cristianismo em diferentes períodos históricos.

APLICAÇÃO PARA A VIDA: Os alunos são convidados a considerar as implicações da surpreendente imagem de Jesus em Apocalipse 1:12-16, a reação de João a essa imagem (Ap 1:17) e a resposta graciosa e reconfortante de Jesus a João (Ap 1:17, 18)

A mensagem de Jesus às sete igrejas TEXTO-CHAVE: Apocalipse 3:21 FOCO DO ESTUDO: Na semana passada examinamos a primeira das sete mensagens às sete igrejas do Apocalipse. Nesta semana, estudaremos da segunda à sétima mensagem (Ap 2:8–3:22). INTRODUÇÃO: As mensagens às sete igrejas têm encorajado o povo de Deus ao longo dos séculos. Elas nos asseguram que Deus está intensamente interessado nas ações de Sua igreja. Ele conhece todos os seus desafios e anseia apresentar conselhos e preciosas promessas a todos que desejarem ouvir. TEMAS DA LIÇÃO: A lição e a passagem em foco introduzem os seguintes temas: I. O quiasmo das sete igrejas As mensagens às sete igrejas são estruturadas segundo um estilo tipicamente hebraico (ver detalhes no comentário abaixo). II. Encorajamento em meio às dificuldades As mensagens às sete igrejas demonstram declínio espiritual e aumento correspondente no número e no peso das promessas feitas a cada igreja. III. O maior avanço do cristianismo e suas consequências contemporâneas A mensagem a Filadélfia previu um período de grande avanço missionário, porém esse avanço incluiu aspectos que colocaram o cristianismo na defensiva nos dias atuais. IV. A mensagem a Tiatira é diferente As igrejas como um todo exibem declínio espiritual. Isso também se manifesta nas mensagens a Éfeso, Pérgamo e Sardes. Mas a mensagem a Tiatira se desvia desse padrão em muitos aspectos. V. Laodiceia e a era final da história da Terra Evidências do texto apoiam a ideia de que Laodiceia representa a igreja no fim da era cristã. APLICAÇÃO PARA A VIDA: A inclusão de Jezabel na mensagem a Tiatira convida os alunos a refletir sobre o papel das quatro mulheres no Apocalipse. Os adventistas do sétimo dia também são convidados a aplicar a si mesmos a mensagem de Laodiceia.

Digno é o Cordeiro

Related Documents


More Documents from ""

Laudo.pdf
July 2020 5
Livros Comprar.docx
July 2020 16
Em Jejum2.pdf
July 2020 10
July 2020 10