PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO RECONHECIDA PELO DECRETO-LEI Nº. 9.632 DE 22/08/1946 FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA PROGRAMA DE ENSINO. Curso: Comunicação das Artes do Corpo Disciplina: Corpo na Filosofia – Tradição e Ruptura Professora: Ana Portich Sem/Ano: 1º/2009
Dpto: Filosofia. Cred.: 02 Carga Horária: 34 Turno: Matutino
Ementa O curso propõe uma exegese da filosofia da arte na Antiguidade, bem como a releitura de textos antigos sobre o assunto ocorrida do Renascimento em diante. Partindo da noção grega de arte como imitação, veremos como os renascentistas elegem o gênero dramático como arte por excelência, o que é corroborado por Diderot, no século XVIII. I. OBJETIVOS GERAIS Dar a ver uma noção de estética em que se interligam diferentes correntes filosóficas, por vezes antitéticas. Desse modo, não há critérios absolutos nem prescrição de regras, mas um constructo a partir de determinados textos sobre filosofia da arte. II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Orientar o acesso a fontes primárias. 2. Correlacionar esses textos, de acordo com suas especificidades. III. CONTEÚDO 1. Arte como imitação. a. Imitação centrada na fala, segundo a República, de Platão. b. Imitação como movimento, segundo a Poética, de Aristóteles. 2. Artes da fala e do movimento: espetáculo e retórica. a. Arte Poética, de Horácio. 3. Tratados sobre a arte do ator no tardo Renascimento e no barroco. 4. Diderot e a cena como tableau: o dinamismo no palco sobrepujando a pintura estática. IV. METODOLOGIA Aulas expositivas e leitura de textos em sala de aula. Exposição e comentários da imagética relacionada ao assunto. V. AVALIAÇÃO Seminários e prova. VII. RECURSOS NECESSÁRIOS Tipo(s) de equipamento(s): Microfone, retroprojetor, DVD e TV. VIII. BIBLIOGRAFIA • Andreini, Francesco. Le bravure del Capitano Spavento, in Marotti, F. e Romei, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.
•
Andreini, Giovan Battista. La ferza; Prologo in dialogo fra Momo e la Verità, in Marotti, F. e Romei, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.
•
Aristóteles. Poética, trad. E.de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional, 1990.
•
Diderot, Denis. Discurso sobre a poesia dramática, trad. L.F. Franklin de Mattos. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
•
____. Conversas sobre O Filho Natural, trad. F. Saadi. São Paulo: Perspectiva, 2008.
•
____. Paradoxo sobre o comediante, trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2000.
•
Horácio (Quinto Horácio Flaco). Arte poética, trad. R.M. Rosado Fernandes. Lisboa: A.M. Teixeira & Cia., s/d.
•
Ingegneri, Ângelo. Della poesia rappresentativa e del modo di rappresentare le favole sceniche. Modena: Panini, 1989.
•
Platão. A república, trad. A.L. de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
•
Portich, Ana. A arte do ator entre os séculos XVI e XVIII. São Paulo: Perspectiva, 2008.
•
Scala, Flamínio. Prologo della comedia del Finto Marito; Prologo per recitare, in Marotti, F. e Romei, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.
•
Sommi, Leone de’. Quatro diálogos em matéria de representação cênica, trad. J. Guinsburg, in Guinsburg, J. Leone de’ Sommi: um judeu no teatro da Renascença italiana. São Paulo: Perspectiva, 1989.