Normas Da Abnt

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Normas Da Abnt as PDF for free.

More details

  • Words: 3,375
  • Pages: 50
ABNT

1. Definições Tese é o documento que representa o resultado de experimental original ou exposição de um estudo tema único e bem delimitado. Constitui em real para a especialidade em questão. Visa à obtenção DOUTOR.

um trabalho científico de contribuição do título de

Dissertação é o documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente e a capacidade de sistematização do candidato. Visa à obtenção do título de MESTRE. PROFª Msc. Lucirene

ABNT

2. Normas da ABNT Consultadas NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração:. Rio de Janeiro, 2002. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6034: informação e documentação: Índice: apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. NBR 12225: informação e documentação: lombada: apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

3. Regras Gerais  Papel branco formato A4 (297 mmx210mm).  Impresso em preto, exceto ilustrações.  Fonte tamanho 12 para o corpo do texto. A ABNT não faz menção do tipo de letra que deve ser utilizado. Recomenda-se as letras Times New Roman ou Arial.  Fonte tamanho 10 para citações diretas com mais de três linhas (longas), notas de rodapé, números de página e legendas de ilustrações e tabelas. O tamanho e o tipo de letras dos títulos deve ser o mesmo do texto do trabalho.

ABNT  Margens

ABNT  Espaçamento

 Espaçamento entrelinhas duplo para o texto.  Espaçamento simples para: citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas e ilustrações, tabelas e termo de aprovação.  As referências devem ser separadas por espaçamento duplo.  A ABNT na NBR 6024:2003, não faz menção ao espaço entre parágrafos. O que o autor deve é manter um padrão no seu trabalho.

ABNT  Títulos

Os títulos que não possuem indicativo numérico devem ficar centralizados, a 8 cm da borda superior do papel, mantidas as demais margens. Errata, Agradecimento, Lista de Ilustrações, Lista de Abreviaturas e Siglas, Lista de Símbolos, Sumário, Resumo, Abstract, Introdução, Conclusão, Referências, Apêndice (s), Anexo (s) e Glossário.

ABNT

Os títulos que recebem indicativo numérico devem ficar alinhados à esquerda, com o numeral separado por um único espaço. Estes ficarão a 3 cm da borda superior.

São todas as divisões do texto que contêm as matérias consideradas afins na exposição ordenada do assunto. São as diferentes seções do texto. São os capítulos e subcapítulos.

ABNT

 Contar todas as folhas a partir da folha de rosto. A numeração será aparente a partir da introdução.  Adotar numeração progressiva no texto.  Utilizar a mesma formatação no sumário.  Iniciar cada capítulo em folha distinta.  Separar as notas de rodapé do texto por filete de 3 cm.  O indicativo numérico de cada seção é separado do texto por um espaço. Não utilizar sinais gráficos.  Siglas e abreviaturas, na primeira ocorrência, devem aparecer por extenso, seguido da sigla entre parênteses.  As legendas das ilustrações são inseridas abaixo da mesma, precedidas do tipo da ilustração e numeração.  As tabelas seguem as normas do IBGE.

ABNT

4. Paginação Todos os trabalhos (teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de cursos e outros) devem ter suas páginas numeradas sequencialmente, no canto superior direito, em algarismos arábicos, a partir da primeira página da parte textual, a 2 cm das bordas (superior e direita). Todas as páginas do trabalho devem ser contadas, exceto a capa. Inicia-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada (escrita) a partir da segunda página da parte textual (que corresponderá à segunda página da Introdução).

ABNT

4. Apresentação Formal

Capa Lombada* Folha de rosto Folha de Aprovação Dedicatória* Agradecimentos* Epígrafe* Resumo Abstract Lista de Ilustrações* Lista de Tabelas* Lista de Abrev. e Siglas* Lista de Símbolos* Sumário

Elementos pré-textuais São aqueles que antecedem o corpo do Trabalho, com informações que ajudam na identificação, finalidade e utilização do mesmo.

* Elementos Opcionais

ABNT

4. Apresentação Formal

Elementos textuais É o corpo do Trabalho, onde se faz a exposição da matéria e deve ter, fundamentalmente, três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO

Elementos pós-textuais São aqueles que complementam o trabalho e aparecem após o corpo propriamente dito. São: OBRAS CONSULTADAS, APÊNDICE*, ANEXO*, GLOSSÁRIO*. * Elementos Opcionais

ABNT

 Capa  A disposição das informações é variável e não existe um padrão fixo pela ABNT.  O MEPS tem adotado o seguinte modelo nas suas dissertações.  A letra, geralmente, é a ARIAL 12.  Pode também utilizar a logomarca da UCG.  Todas as medidas são distâncias da borda superior.

3 cm centralizado UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS NOME DO ALUNO 5 cm centralizado, ARIAL 14

TÍTULO 11 cm centralizado, espaçamento duplo entre as linhas

25, 5 cm 26,5 cm

Goiânia 2007

ABNT

 Lombada  Elemento opcional, onde as informações devem ser impressas, conforme a NBR 12225.  Deve conter o nome do autor, impresso longitudinalmente e legível, do alto para o pé da lombada.  O ano  A Instituição.

ABNT

 Folha de Rosto  A ABNT estabelece quais são as informações e a ordem, mas não faz menção das medidas, espaçamento e tamanho das letras (NBR 14724).  O MEPS tem adotado o seguinte modelo nas suas dissertações.  As medidas são em relação a borda superior.

NOME DO ALUNO 5 cm centralizado, em negrito, arial 12

11 cm centralizado, espaçamento duplo entre as linhas, negrito, arial 12 TÍTULO

17 cm, espaçamento simples, arial 12

Dissertação de Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável para a obtenção do título de Mestre pela Universidade Católica de Goiás

22, 5 cm, centrado, arial 12

Orientador:

25, 5 cm 26,5 cm

Goiânia 2007

ABNT

 Ficha Catalográfica  Elemento obrigatório.  É utilizado o verso da folha de rosto.  É preparada de acordo com o Código de Catalogação AngloAmericana-CCAA2, em vigor.  Deve-se solicitar a uma bibliotecária.

ABNT

 Folha de Aprovação  Elemento obrigatório.  A ABNT indica que ser colocada logo após a folha de rosto.  A ABNT esclarece que a data de aprovação e as assinaturas deve ser colocadas após a provação.  O nome das Instituições deve vir após o nome dos avaliadores.  A Instituição tem liberdade de redigir a folha.

NOME DO ALUNO 3cm centralizado, em negrito, arial 12 TÍTULO 5 cm centralizado, arial 12, esp. duplo APROVADO EM: ___/___/___ 8 cm centralizado, NORMAL, arial 12 BANCA EXAMINADORA 11 cm, arial 12 (14 cm) Orientador (19 cm) Membro (23 cm) Membro

ABNT

 Dedicatória  Elemento opcional.  Após a folha de aprovação.  Deve-se evitar exageros.  Não existe padrão. Fica a critério do autor a forma, tipo de letra, etc.

 Agradecimentos  Elemento opcional.  Pode-se agradecer a todas as pessoas e entidades que de, de uma forma ou de outra, colaboraram para o trabalho.  A palavra AGRADECIMENTOS deve estar centralizado, a 8 cm da borda superior do papel, mantidas as demais margens.

ABNT

 Epígrafe  Elemento opcional.  trata-se de uma sentença, frase de efeito, um pensamento ou mesmo um poema que se relaciona com o conteúdo do trabalho.  Se não for de sua própria autoria, deve-se colocar o autor.  O autor faz como desejar. Pode ser um pequeno texto, uma frase, um poema.  Não existe padrão de formatação.

ABNT

 Resumo Elemento obrigatório, centralizado, a 8 cm da borda superior. Apresenta os aspectos relevantes e essenciais. Deve conter objetivo, método, resultados e conclusões. Deve ser digitado em espaço simples. A ABNT sugere que se evite uso de parágrafos. O texto deve seguir uma seqüência única. Sugere-se evitar frases negativas, símbolos, fórmulas, equações. Se for absolutamente imprescindível, devem ser definidos.  Prefere-se o uso do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.  Sugere-se no máximo 500 palavras.  Logo abaixo colocar três a quatro palavras-chave.       

ABNT

 Abstract        

Elemento obrigatório, centralizado, a 8 cm da borda superior. É a versão do resumo em Inglês. Deve conter objetivo, método, resultados e conclusões. Deve ser digitado em espaço simples. A ABNT sugere que se evite uso de parágrafos. Aconselha-se não traduzir palavra por palavra. Sugere-se no máximo 500 palavras. Logo abaixo colocar três a quatro Key-words.

ABNT

 Listas Lista de Ilustrações (quadros, figuras, fotos, gráficos...) Elemento opcional, colocado após o sumário. Deve conter identificação, título e página. Lista de Tabelas Elemento opcional que traz o título, página, na ordem que surge no trabalho. Lista de Abreviaturas, Siglas e Símbolos Elemento opcional que traz a relação, em ordem alfabética, as abreviaturas, siglas e símbolos que foram utilizados no texto. Quando forem muito extensos, recomenda-se separar em três listas.

ABNT

 Sumário  A finalidade do sumário é dar uma visão geral do Trabalho e facilitar a localização dos assuntos.  Deve conter o indicativo numérico de cada seção, o título da seção e a paginação, separados por uma linha pontilhada. Espaçamento no Sumário Entre as linhas do sumário, o espaço é simples. Entre um título e outro, usa-se o espaço duplo. Destaque

Os títulos dos capítulos )seções primárias) são escritos em letras maiúsculas, podendo ser negrito ou não.

ABNT

Papel A4

8 cm da borda

SUMÁRIO

Não se enumera a introdução 3cm

Espaço duplo Espaço simples

Reentrada não é obrigatória

3 espaços duplos

INTRODUÇÃO......................................11

MARGEM 2 CM

1 ENTENDENDO O FRANCHISING......12 1.1 O Franchising no Brasil.................14 1.2. Conceituando o Franchising.........18 1.2.1 Sistema Americano.............20 1.2.2 Sistema europeu.................22 1.3 Tipos de Franchising.....................24 2 CAPITAL E SEGURANÇA...................30 CONCLUSÃO.........................................40

Não são enumerados

OBRAS CONSULTADAS....................... 45 APÊNDICES............................................50 Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

 Seções e Alíneas  Os capítulos são chamados pela ABNT de seções primárias e podem ser divididos e subdivididos em seções secundárias, terciárias, etc. A NBR 14724, sugere que não ultrapasse a quinária. Título das Seções Deve-se adotar a numeração progressiva para as seções de texto. Os títulos das seções primárias (Título dos Capítulos) são sempre iniciados em uma página nova, ALINHADO À ESQUERDA, separados do respectivo numeral por apenas um espaço e a 3cm da borda superior do papeL. Exemplo: 1 CERRADO Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Relembrando Os Títulos das seções sem indicativo numérico (Listas, Resumos, Sumário, Introdução, Conclusão, Obras Consultadas, Glossário, Apêndice, anexos...) devem ser centralizados, mantida a distância de 8 cm da borda superior, sempre em página nova. Os títulos das seções secundárias (subseções) são alinhados à margem esquerda e destacados gradativamente. Distanciam-se do texto anterior por uma linha em branco (espaço duplo). O mesmo não ocorre com o texto seguinte, que deve iniciar logo na próxima linha. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT Sugestão do MEPS

1 MAIÚSCULO, NEGRITO, ARIAL 12 1.1 MAIÚSCULO e NEGRITO (ITÁLICO OU NÃO) 1.1.1 Minúsculo e negrito (itálico ou não) 1.1.1.1 Minúsculo, normal (itálico ou não) 1.1.1.1.1 Minúsculo, normal (itálico ou não) Todos os títulos de seções devem manter o mesmo tamanho da letra (12)

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

 Alíneas Cada seção pode, ainda, ser dividida em alíneas, ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parêntesis, separadas entre si por uma linha em branco. Regras: a) o trecho do texto anterior às alíneas termina por dois pontos(:); b) as alíneas são reentradas em relação à margem esquerda como se fosse um parágrafo; c) O conteúdo da alínea começa com letra minúscula (desde que não sejam nomes prórios) e termina com ponto-e-vírgula (;); d) A última alínea termina por ponto (.). Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

 Subalíneas É indicada por um hífen (-) colocado sob a primeira letra do texto da alínea correspondente. Os continentes são cinco: a) Europa; Alíneas

b) América: - do Norte;

Subalíneas

- Central; - Sul. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

4. Citação É quando trazemos para o nosso texto alguma informação, palavras ou idéias que pertencem a outro autor.

Podem ser colocadas no decorrer do próprio texto

Podem ser colocadas em notas de rodapé

Obs.: A opção escolhida deverá ser mantida a mesma até o final do trabalho.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Tipos de Citação

Citação Direta ou Textual

Citação Indireta

Citação de citação

É quando se transcreve exatamente as palavras do autor citado

É quando expressamos o pensamento de outra pessoa com as nossas próprias palavras

É quando for feita uma citação de alguma passagem já citada em outra obra

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Citação indireta  Incluída no texto, sem aspas. Número da página é opcional.  Deve-se indicar o nome do autor, em letras minúsculas, se estiver no corpo do texto, seguido do ano em parênteses. Exemplo: Depois de analisar a situação, Nóvoa (1993) chegou a afirmar que o brasileiro não está capacitado para escolher seus governantes.....  O nome do autor é escrito em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses, seguido do ano de publicação. Exemplo: O videotexto é uma biblioteca referencial atualizável (PLAZA, 1984). Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Citação indireta  No caso do autor possuir outras obras, elas serão diferenciadas pela data da publicação.  Havendo mais de uma obra no mesmo ano, acrescentamos uma letra após a data.  Quando o mesmo autor encontra-se em obras distintas, deve ser apresentado o nome seguido dos diferentes anos de publicação, separados por vírgula. Exemplo: (COSTENARO, 1995, 1998, 2003).  As citações de autores diferentes, de obras diversas, que forem mencionadas simultaneamente, devem ser separados por ponto-e-vírgula e em ordem alfabética. Exemplo: (FAGUNDES, 2001; JUNGUES, 2003, RIBEIIRO, 2005). Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Citação Direta (transcrição) Breves (até 3 linhas) - Devem integrar o texto e vir entre aspas; - O tamanho da fonte da citação permanece o mesmo do texto (ex. arial 12). Exemplos: Para Huxley (2001, p. 175) “com uma infinidade de precauções inteiramente supérfluas [...]” “Com uma infinidade de precauções inteiramente supérfluas [...]” (HUXLEY, 2001, p. 175).

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Citação Direta (transcrição) Mais de três linhas: Recuo de 4 cm da margem esquerda. Letra menor (tamanho 10).Entrelinhas simples. Não deverão ter aspas. Entre o texto da citação e o restante do trabalho, deve-se deixar dois espaços duplos, antes e depois. Exemplo: Há uma certa dificuldade quanto ao reconhecimento de pronomes demonstrativos, mas essa dúvida é muito bem dirimida por Fernandes: 4 cm 1,5 cm

Os pronomes O, A, Os e AS passam a ser demonstrativos sempre que numa frase puderem ser substituídos, sem alterar a estrutura da frase.....(1994, p. 19). Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Citação de Citação  Se num trabalho for feita uma citação de alguma passagem já citada em outra obra, deve-se indicar o sobrenome do autor da passagem, seguido da palavra apud (segundo, conforme, de acordo com) e o sobrenome do autor que fez a citação. Exemplo

Logo um fluxo contínuo de [...] pessoas de caráter duvidoso que perceberam uma possibilidade de lucro rápido no comércio de objetos antigos estava subtraindo do Egito milhares de antiguidades portáteis (FAGAN, 1975 apud BAKOS, 2004, p. 177, grifo nosso). Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Sistemas de Chamada de Citações:  Sistema autor-data (alfabético) – indicado pelo sobrenome do autor, seguido do ano de publicação e número da página (para citações diretas).  Sistema numérico – indicado por número sobrescrito. A ABNT recomenda a utilização do sistema autor-data para citações e sistema numérico para notas de rodapé explicativas. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Notas de rodapé  Indicadas no texto por número seqüencial sobrescrito.  Alinhar respeitando a margem do texto, destacando o expoente.

Traço de 3 cm

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Expressões latinas  Expressões latinas, op. cit., Idem, Ibidem e outras, só poderão ser utilizadas quando for adotado o sistema de chamada numérico para citações. Não utilizar no texto.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Referências ou Obras Consultadas  NBR 6023/2002

Referências – Elaboração

Conceito: “Conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo, ou em parte de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material” (ABNT, 2002, p. 1).

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Tipos de Documentos:  Livro ou folheto  Parte de livro ou folheto  Artigo de periódico  Trabalho apresentado em congresso/seminário  Dissertação e tese  Legislação  Documentos eletrônicos

Elementos Obrigatórios:  Autor  Título e subtítulo (se houver)  Edição (se houver)  Local  Editor  Ano de publicação

Os elementos obrigatórios variam de acordo com o tipo de documento Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Elementos Opcionais:    

Tradutor Título original (em caso de obras traduzidas) Número de páginas (para livros e folhetos) Série ou coleção

Se utilizados, manter o mesmo critério para todas as referências.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Livro

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editor, ano.

A casa do Delírio Reportagem no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha

Douglas Tavolaro 2ª Edição

TAVOLARO, Douglas. A casa do delírio: reportagem no manicômio judiciário de Franco da Rocha. 2. ed. São Paulo: Senac, 2002.

Editora Senac Senac São Paulo 2002

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data. QUEIRÓS, Eça de. Os Maias. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2004. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Parte de Livro

Capítulo 1

César Ricardo Siqueira Bolaño

A Multimensionalidade

Organizador

da Comunicação

GLOBALIZAÇÃO e REGIONALIZAÇÃO das COMUNICAÇÕES Bernard Miège Octavio Ianni Renato Ortiz César Ricardo Siqueira Bolaño José Marques de Melo

Educ

Miège, Bernard. páginas 13-28

SOBRENOME, Nome (autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (autor do livro). Título (do livro). Local: Editor, ano. Páginas.

MIÈGE, Bernard. A multimensionalidade da comunicação. In: BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: Educ, 1999. p. 13-28.

editora ufs São Paulo 1999

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT Artigo de Periódico

Pastagens cultivadas e degradadas. Autor: Edson E. Sano e Eliane C. Oliveira Páginas 45 a 58

Centro Universitário de Brasília

UNIVERSITAS DE GEOGRAFIA VOL. 1, Nº 1

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Título da Revista, Local, volume, número, páginas, mês abreviado ano.

ISSN 1806-6453 Revista da Faculdade de Educação do Centro Universitário de Brasília Brasília/2004

SANO, Edson E.; OLIVEIRA Eliane C. Pastagens cultivadas e degradadas. Universitas de Geografia, Brasília, v. 1, n. 1, p. 45-58, 2003. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

RIBEIRO, Gleisse. OMC e as iniciativas para a regulamentação dos contratos via internet. Revista Prismas, Brasília. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2004. Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Congressos, Semanas, Encontros

COSTA, Sely M. S. Entre o impresso e o eletrônico: um modelo híbrido de comunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 4., 2000, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Developer, 2000. 1 CD-ROM.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Dissertação e Tese

MELO, Rony G. Albuquerque Lins. O projeto pedagógico em uma escola padrão: um estudo de caso. 1995. 205 f. Dissertação (Mestrado)Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 1995.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

DISTRITO FEDERAL. Legislação Lei Nº 3.275 de 05 de janeiro de 2004. Assegura a inclusão digital aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal e dá outras providências. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, 6 jan. 2004. BRASIL. Decreto Nº 4.886 de 20 de novembro de 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial – PNIR e dá outras providências. Diário Oficial da União, 21 nov. 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2003.

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

ABNT

Sites de apoio

   

http://www.bu.ufsc.br http://www.aeudf.br/portal http://www.pcdpesquisa.com.br/normas http://biblioteca.inpa.gov.br/normas.htm

Técnicas de Pesquisa - Profa. Adélia

Related Documents

Normas Da Abnt
October 2019 15
Normas Da Abnt
December 2019 16
Normas Da Abnt
November 2019 15
Normas Abnt
June 2020 14
Normas Abnt
November 2019 24