NAIPES DE OURO
Números, reis, rainhas e valetes tem os seus próprios significados, mas são sempre embasados pelo naipe que o designam. Neste post, vamos introduzir um pouco sobre o Ouros no tarot, um naipe de grande força. Ele tem a ver com a nossa sintonia com o mundo físico e os nossos caminhos para alcançar evolução pessoal e o sucesso desejado. Significado geral do naipe As cartas desse naipe indicam orientações para que se faça possível a realização de nossos ideais. O Ouros no tarot está ligado ao elemento ar, representando uma forte relação com o mundo material. Alcançar realização material é um dos pontos principais destas cartas. Elas nos incentivam a valorizar o que temos, entendendo o real valor das coisas, preservando o que foi conquistado e abrindo os horizontes para o futuro. Ouros está ligado à realização, concretização e manifestação. Sobre o indivíduo, significa esforço, estudo e dedicação. Já socialmente representa a burguesia, o comércio e os bens patronais. Ele surgiu associado a classe detentora de capital na Idade Média. Sendo assim, quando se está perante uma carta de Ouros, o que se coloca em questão, normalmente, está relacionado ao dinheiro, vida profissional, materialidade ou, mesmo que em outros aspectos como familiar e afetivo, esse naipe mostra que o dinheiro pesa e, talvez, influencie o rumo das coisas. Ao se falar de saúde, por exemplo, pode indicar necessidade de investir em tratamentos ou mostrar que poderemos contar com a ajuda financeira de alguém querido.
As cartas de Ouros no tarot Para que se tenha uma ideia de como o que foi apresentado anteriormente funciona, vamos lhe mostrar o significado geral das cartas de Ouros no tarot. Começando pelo às de Ouro que fala sobre o desejo do homem de criar obras à sua imagem que levem a um contentamento. O dois representa a iluminação interior que impulsiona a inteligência para o futuro, enquanto o três indica expansão mental a partir de um trabalho construtivo. O quatro de Ouros mostra o ideal do homem, o que o move, lhe dando força para realizar. O cincofala sobre a consciência utilizando sua capacidade para ter uma atividade harmoniosa, como um aumento de clientela ou afinidades que levam a parcerias. O seis de Ouros representa o esforço e o sacrifício que levam ao aperfeiçoamento interno e o sete é um estímulo para tomar atitudes que modificam seu estado instável. Já o oito simboliza a compreensão de que se recebe o que se dá e o nove representa o trabalho altruísta a fim de se unir com o mundo. Por fim, o dez que permite ao homem ter um entendimento maior de certas coisas para o bem de outras, com um ponto de vista coletivo.
Entenda o valor da existência O Ouros no tarot nos adverte que iremos receber algo ou nos alerta para não perder. Muito ligado ao plano físico e a vida material, esta carta nos leva a riqueza e, ao mesmo tempo, nos lembra o esforço que nos permite alcançá-la. O que importa é o modo de enxergar e administrar essa materialidade.