Museu Do Louvre_00

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Museu Do Louvre_00 as PDF for free.

More details

  • Words: 425
  • Pages: 26
Museu do Louvre

Museu do Louvre Vitória de Samotrácia A Vitória de Samotrácia é também conhecida como Niké de Samotrácia. É uma escultura que representa a deusa Athena Niké, cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia, na ilha do mesmo nome, no Mar Egeu. Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcária.

Esta escultura foi descoberta pelo cônsul e arqueólogo amador francês Charles Champoiseau em Abril de 1863, que a enviou para Paris no mesmo ano. Em novas escavações, alguns anos depois, descobriu a proa da embarcação que hoje sustenta a estátua na Escadaria Darú, do Museu do Louvre.

2m 75

5m 57

Duas linhas vertical diagonal

Linha recta

Peito e ombro erguidos para o lado direito

Figuras de Nike

Apesar dos danos e de estar incompleta, é considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico. Mostra maestria na forma e no movimento, que impressionou críticos e artistas desde a sua descoberta. É particularmente admirada pelo seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. É considerado um dos grandes tesouros do Louvre. É também um ícone cultural, explorado por vários artistas em distintos contextos.

Museu do Louvre Édipo e a Esfinge O estilo de Ingres, pintor françês do neo-classicismo, revelou-se muito cedo e pouco mudou ao longo da sua carreira. Das suas pinturas históricas e mitológicas as mais bem sucedidas são as que têm poucas personagens.

Ingres - 1808

Tebas

Oráculo de Delfos

“Decifra-me ou te devoro.”

“O Homem”

“Qual o animal que anda de quatro pela manhã, com dois pés durante o dia, e com três na hora do crepúsculo?”

Édipo e a Esfinge - Gustave Moreau, 1864

Jocasta - Etéocles, Polínece, Antígona e Ismênia

O homem com barba, fugindo, é o elemento diferenciador entre as distintas versões existentes. Só aparece na última versão do tema do Édipo e a Esfinge.

No bloco de pedra aparece a inscrição Ingres – 1808, fazendo alusão á concepção da primeira versão do tema. Na parte inferior esquerda da composição, aparece um pé cortado, uma caveira e uns ossos que se referem aos restos das vitimas da Esfinge que não souberam resolver o

Ingres consegue uma perfeita síntese entre forma, espaço, luz e cor. Na representação de Édipo, Ingres reproduz a postura e atitude clássicas adoptadas pelo modelo profissional que posou para a realização da referida composição. Existem várias versões desta pintura. Este quadro corresponde à última versão apresentada por Ingres no Salon de 1827.

Fim Trabalho realizado por: Ana Alves Romina Mendes

Related Documents

Museu Do Louvre
November 2019 6
Museu Do Louvre_00
May 2020 2
Museu
November 2019 22
Museu
April 2020 12
Museu Do Mar
April 2020 2
Museu
May 2020 12