Informe - Atenção Básica SMS - SP 09/2008
AB participa da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Familia
dio reciclarem seus conhecimentos através dos cursos oferecidos durante a mostra, além de propiciar a troca de experiências entre municípios de todo o Brasil. Durante a Mostra, Estandes distribuiram materias para divulgar as ações desenvolvidas nas cidades e nas instituições. A exemplo da cidade de São Paulo, que em conjunto com a Instituição Santa Marcelina divulgaram um pouco das ações desenvolvidas na Atenção Básica. Outro fator importante foi a valorização dos servidores que atuam diretamente na supervisão e interlocução da ESF do municipio de São Paulo.
Foto: Eliete Bueno
O evento ocorreu de 05 a 08 de agosto em Brasília, simultaneamente com o IV Seminário Internacional de Atenção Primária e o III concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família. O DAB divulgou que 6000 pessoas estiveram no local. A cerimônia de abertura foi marcada pela grande celebração dos 15 anos da Saúde da Família, remetendo ao início das discussões sobre a Atenção Primária à Saúde no mundo e sua relação com os 20 anos do SUS e 30 anos de Alma Ata. Durante os três dias aconteceram cursos para ACS, sessões de cinema e várias atividades culturais. Os participantes puderam assistir a sessões de painel, pôster, mesa redonda, seminário e comunicação coordenada, totalizando mais de 3500 trabalhos com temas voltados para a ESF. O evento foi muito importante para o fortalecimento da AB/SF, uma vez que estimula a produção de trabalhos científicos, oferece oportunidade para os profissionais de nível mé-
Cerca de 26 profissionais que estiveram na Mostra, tiveram suas despesas custeados pela SMS. São Paulo ainda teve a oportunidade de divulgar as experiências do município, através de trabalhos inscritos e escolhidos para apresentação. No dia 06/08, Maria Teresa C.P.L.Figueiredo, apresentou na sessão de Pôster Comentado, a experiência de implantação da AMQ no município de São Paulo.Ainda no dia 06/08, a Dra. Katia M. Correa apresentou “a construção de processos pedagógicos junto aos ACS” na sessão de Pôster Comentado. No dia 07/08 foi a vez de Eliete M.Bueno apresentar na sessão de Painel, a experiência da criação do sistema de Monitoramento da Estratégia Saúde da Família. Na sexta-feira, dia 08/08, Dra. Edjane M. Torreão Brito, coordenadora da Atenção Básica do município de São Paulo e Dra. Sandra Magali F. Barbeiro, participaram do encontro temático “As ações de Vigilância em Saúde Ambiental e de Saúde do trabalhador” ‘na AB/SF onde foi apresentado o projeto ambientes verdes e saudáveis:construindo políticas públicas integradas na cidade de São Paulo.
Informe -
Atenção Básica SMS - SP III MOSTRA BRASÍLIA
Informe -
Atenção Básica SMS - SP III MOSTRA BRASÍLIA