Modelagem 15

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Modelagem 15 as PDF for free.

More details

  • Words: 749
  • Pages: 5
Modelagem e Simulação da Produção do Biodiesel em Processo de Batelada Souza, Josedite Saraiva (I.C); Unidade Acadêmica de Engenharia Química -Universidade Federal de Campina Grande -UFCG [email protected] Alves, José Jailson Nicácio (Professor); Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

1 Introdução O biodiesel (metil-éster) é obtido a partir de óleos vegetais tais como: mamona, dendê, amendoim, soja entre outras, possuindo características físicas químicas semelhantes ao diesel derivado do petróleo e, por esse motivo, possui a vantagem de ser facilmente adaptável aos motores do ciclo do diesel, pois o outro combustível limpo como o gás-natural requer a adaptação dos motores. O processo de transesterificação consiste em uma reação química entre o óleo vegetal e um álcool. As reações que ocorrem são as seguintes (D.Darnoko and Munir Cheryan):

Reação 1. Triglicerídeo adicionado ao álcool formando diglicerídeo e biodiesel.

Reação 2 Diglicerídeo adicionado ao álcool formando monoglicerídeo e biodiesel

Reação 3 Monoglicerídeo adicionado ao álcool formando glicerol e biodiesel

2 Objetivo A partir de dados da literatura determinar a cinética da reação química de transesterificação e simular o processo de produção do biodiesel, tendo como base um modelo matemático para o processo em batelada, obtendo-se os perfis de concentração, taxa de formação e decomposição dos grupos, para a formação do biocombustível.

3 Metodologia Utilizou-se um modelo matemático de reator batelada, isotérmico, dado pelas seguintes equações: - Consumo de álcool no processo de esterificação.

• 170 •

Modelagem e Simulação da Produção do Biodiesel em Processo de Batelada

- Consumo do triglicerídeo ao longo do processo:

- Formação de diglicerídeo

- Formação de monoglicerídeo.

- Formação de glicerol.

- Formação de biodiesel.

A implementação deste modelo no software comercial Mathcad para simular as reações que ocorrem no processo de transesterificação é da seguinte forma:

4 Resultados O modelo matemático foi implementado no software comercial Mathcad e os parâmetros deste modelo foram determinados da seguinte forma: A constante de velocidade é função da temperatura seguindo um modelo de Armênios. A energia de ativação e o fator pré-exponencial podem ser calculados plotando-se o gráfico lnk versus 1/T.

A partir de dados da literatura (D.Darnoko and Munir Cheryan), para uma concentração de catalisador (KOH) de 1%, obteve-se os seguintes parâmetros (Energia de ativação e fator pré-exponencial): • 171 •

Os resultados obtidos foram utilizados na previsão da reação de formação do Biodiesel e os resultados comparados com dados simulados e experimentais disponíveis na literatura, havendo boa concordância entre os previstos neste trabalho e os disponíveis na literatura (D. DARNOKO AND MUNIR CHERYAN, 2000). A Figura 1 mostra a comparação dos resultados obtidos neste trabalho e os da literatura. Podemos verificar uma boa concordância para a conversão do triglicerídeo, concentração de biodiesel, formação monoglicerídeo e glicerol entre o previsto e os dados experimentais.

Figura 1. Reação de transesterificação em função do tempo de reação à temperatura de 50ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1% . Esquerda: literatura (D.Darnoko and Munir Cheryan); direita: previstos neste trabalho.

A Figura 2 mostra o efeito da temperatura na reação de formação do Biodiesel (D.Darnoko and Munir Cheryan) encontrado na literatura. As Figuras 3 a 6 mostram a reação para diferentes temperaturas. A principio, observa-se o efeito da temperatura na reação. Qual temperatura otimiza o processo é objeto da continuação do trabalho.

• 172 •

Modelagem e Simulação da Produção do Biodiesel em Processo de Batelada

Figura 2. Reação de transesterificação em função do tempo de reação às temperaturas de 50, 55, 60 e 65ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1%. Dados obtidos na literatura (D.Darnoko and Munir Cheryan).

Figura 3. Reação de transesterificação a 37ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1%.

Figura 4. Reação de transesterificação pelo tempo de reação à temperatura de 60ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1%.

• 173 •

Figura 5. Reação de transesterificação pelo tempo de reação à temperatura de 65ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1%.

Figura 6. Reação de transesterificação pelo tempo de reação à temperatura de 77ºc e uma concentração de catalisador (KOH) de 1%.

5 Conclusão Um modelo matemático para previsão da formação de Biodiesel a partir de óleos vegetais foi implementado no software comercial Mathcad e o código desenvolvido foi capaz de prever, com boa precisão, as reações que ocorrem no processo reacional para a produção do biodiesel. Na continuação deste trabalho será feito um estudo de otimização do processo com o objetivo de encontrarmos a temperatura que maximiza a formação de Biodiesel.

• 174 •

Related Documents

Modelagem 15
June 2020 9
Modelagem
November 2019 25
Modelagem - Folclore
October 2019 18
Modelagem - Access
May 2020 8
Quest Modelagem
August 2019 22
Aip - Modelagem Da Polia
December 2019 23