Micro Control Adores Pic

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Micro Control Adores Pic as PDF for free.

More details

  • Words: 805
  • Pages: 3
Thiago e Victor, Nº 30 e 31, 6BELT 2006-2 Microcontroladores PIC: O PIC16F84 é uma versão melhorada do PIC16C84, e quase totalmente compatível, este controlador de 14 bits possui memória flash de 1.75kbytes para armazenar seu programa e um programa de segurança melhor. Possui também 68 bytes de RAM, 64 bytes de data EEPROM e caracteriza-se por uma larga faixa de tensão, baixo consumo, timer interno e controles PIC de I/º O PIC16F84, é perfeitamente adequado para muitas variedades de aplicações, como a indústria automóvel, sensores remotos, fechaduras elétricas e dispositivos de segurança. É também um dispositivo ideal para cartões inteligentes, bem como para dispositivos alimentados por baterias, por causa do seu baixo consumo. A memória EEPROM, faz com que se torne mais fácil usar microcontroladores em dispositivos onde o armazenamento permanente de vários parâmetros, seja necessário (códigos para transmissores, velocidade de um motor, freqüências de recepção, etc.). O baixo custo, baixo consumo, facilidade de manuseamento e flexibilidade fazem com que o PIC16F84 se possa utilizar em áreas em que os microcontroladores não eram anteriormente empregues (exemplo: funções de temporização, substituição de interfaces em sistemas de grande porte, aplicações de co-processamento, etc.). A possibilidade deste chip de ser programável no sistema (usando somente dois pinos para a transferência de dados), dão flexibilidade do produto, mesmo depois de a sua montagem e teste estarem completos. Esta capacidade pode ser usada para criar linhas de produção e montagem, para armazenar dados de calibragem disponíveis apenas quando se proceder ao teste final ou, ainda, para aperfeiçoar os programas presentes em produtos acabados. O PIC16F84 tem um total de 18 pinos. É mais frequentemente encontrado num tipo de encapsulamento DIP18, mas, também pode ser encontrado numa cápsula SMD de menores dimensões que a DIP. DIP é uma abreviatura para Dual In Package (Empacotamento em duas linhas). SMD é uma abreviatura para Surface Mount Devices (Dispositivos de Montagem em Superfície), o que sugere que os pinos não precisam de passar pelos orifícios da placa em que são inseridos, quando se solda este tipo de componente.

Os pinos no microcontrolador PIC16F84, têm o seguinte significado: Pino nº 1, RA2 Segundo pino do porto A. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 2, RA3 Terceiro pino do porto A. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 3, RA4 Quarto pino do porto A. O TOCK1 que funciona como entrada do temporizador, também utiliza este pino. Pino nº 4, MCLR Entrada de reset e entrada da tensão de programação Vpp do microcontrolador . Pino nº 5, Vss massa da alimentação. Pino nº 6, RB0, bit 0 do porto B. Tem uma função adicional que é a de entrada de interrupção. Pino nº 7, RB1 bit 1do porto B. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 8, RB2 bit 2 do porto B. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 9, RB3 bit 3 do porto B. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 10, RB4 bit 4 do porto B. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 11, RB5 bit 5 do porto B. Não tem nenhuma função adicional. Pino nº 12, RB6 bit 6 do porto B. No modo de programa é a linha de clock Pino nº 13, RB7 bit 7 do porto B. Linha de dados no modo de programa Pino nº 14, Vdd Pólo positivo da tensão de alimentação. Pino nº 15, OSC2 para ser ligado a um oscilador. Pino nº 16, OSC1 para ser ligado a um oscilador. Pino nº 17, RA0 bit 0 do porto A. Sem função adicional. Pino nº 18, RA1 bit 1 do porto A. Sem função adicional.

Arquitetura de um microcontrolador PIC16F84.

O PIC16F627 possui memória flash de 1.8 kbytes disponível para o software, possui 1024 palavras de 14 bits, ambos possuem 224 bytes de Memória RAM e 128 bytes de memória EEPROM. Estes microcontroladores vem ao longo do tempo substituindo o tão famoso PIC16F84 devido à sua flexibilidade de integração em aplicações baseadas em microcontroladores. Para além do fato de que os programas escritos para o PIC16F84 serem facilmente convertidos para os PIC16F627. estes dispõem de outras potencialidades como a sua memória EEPROM que lhes permite guardar informação mesmo após lhes ter sido removida a tensão de alimentação ou a sua interface USART (Universal Synchronous / Assynchronous Receiver / Transmitter) que lhe permite comunicar directamente com outros dispositivos que utilizem este tipo de interface tais como computadores PC através da sua porta RS-232. Para além das vantagens referidas estes microcontroladores possuem oscilador interno o que faz com que não seja necessário utilizar um cristal de quartzo em muitas aplicações, reduzindo assim a complexidade das mesmas. Possuem, ainda, mais estes periféricos: contadores de 8 e 16 bits, módulo CCP (Capture, Compare e PWM), comparadores analógicos, Watchdog Timer. Seu encapsulamento DIP é de 18 pinos e pode ser programado com 35 instruções assembly disponíveis.

Related Documents