Medo de falar em público
Coração acelerado, tremor nas mãos, nas pernas, na boca, angústia, medo de ser julgado, avaliado, ridicularizado, rejeitado. O que vão pensar de mim? O que vão falar? Será que vou conseguir falar ou vai me dar um “branco”? Vou ficar vermelho, não vou conseguir, todo mundo vai perceber que estou nervoso, vão rir de mim...
Esses são sintomas e pensamentos comuns do medo de falar em público. Por trás dele, geralmente encontramos uma educação muito rígida nesta ou em outras vidas, punições severas por pequenos erros cometidos e medo de errar ou desagradar os outros. Também são comuns experiências traumáticas de maus tratos e vidas em que o espírito se sentiu profundamente rejeitado devido à pobreza, feiúra, defeitos físicos ou intelectuais e preconceitos diversos.
As marcas dessas vivências ficam profundamente registradas no inconsciente do espírito e fazem com que a pessoa sinta que não tem valor e que é incapaz. Podem ser encontradas situação vividas de injustiças diversas como, por exemplo, ter sido punido por um erro que não cometeu ou ter sido castigado sem sequer saber por quê. Vivências em que o personagem foi mal interpretado, era surdo, mudo ou tinha algum retardo físico ou mental podem aparecer, assim como julgamentos públicos por erros cometidos ou não, além de difamações diversas.
As presenças espirituais, inimigos do passado, também podem atuar de diversas formas, sugerindo que vai dar tudo errado, que a pessoa não vai conseguir se expressar, que todo mundo vai rir dela, entre muitas outras possibilidades; ou seja, atacando os pontos fracos da pessoa e provocando seu fracasso público.
A solução é voltar às origens do medo de falar em público, entender as situações associadas a esse medo para desfazê-lo e transformá-lo em coragem, sucesso e realizações. As presenças espirituais que atacam os pontos fracos também precisam ser vistas e compreendidas na dor delas. A ligação entre o espírito encarnado e os obsessores desencarnados precisa ser entendida e desfeita para que todos possam continuar seu processo evolutivo em paz.
Amor, perdão e paz é o caminho da luz e da evolução para todos.
Valéria Centeville - psicóloga e terapeuta. http://www.terapiadevidaspassadas.com Fones: (11) 3875-4772 e (11) 8444-9975
[email protected]
A reprodução deste texto é permitida desde que citada a autoria.