A CURA DO JOVEM ENDEMONINHADO Texto: Mateus 17:14-21 -Tomamos conhecimento através deste texto de outro grande milagre realizado pelo Senhor Jesus: A cura de um jovem lunático, que vivia possuído por um demônio. -A primeira coisa que descobrimos neste texto é O NÍTIDO QUADRO DA HORRENDA INFLUENCIA QUE ALGUMAS VEZES OS DEMONIOS EXERCE SOBRE OS JOVENS. -O texto nos informa a respeito do filho de um homem que, além de “lunático” (maníaco, visionário), também sofria muito. Um espírito maligno o estava pressionando, tentando destruir seu corpo e sua alma, tanto é que ele muitas vezes caia no fogo, e em muitas outras na água. -O que vemos aqui é um daqueles casos de possessão demoníaca que, embora comum nos dias de Jesus, hoje em dia são encontrados com certa raridade. E da mesma maneira, quando esses ataques acontecem, deixam as suas vítimas extremamente aflitas e agoniadas. -Você já imaginou ver o corpo e a mente de alguém que amamos, totalmente debaixo da influencia de satanás? Um renomado teólogo disse que: “Fora o inferno, não pode haver desgraça pior”. -Entretanto irmãos, há milhares de pessoas que parecem ter-se entregado completamente às sugestões de Satanás e vão ficando cativos à sua vontade. - Pessoas que se desfazem do temor a Deus e se atiram loucamente à vontade e influencia de Satanás. Embora Satanás raramente tome posse dos corpos dessas pessoas, nos dias de hoje, mas ele continua exercendo um maléfico domínio sobre suas almas. -Entretanto, por pior que fosse o caso do jovem sobre o qual lemos neste texto, ele foi “curado e libertado” a partir do momento em que se encontrou com Jesus! - Porisso, por mais endurecido que pareçam os corações das pessoas, nunca devemos desistir de orar e interceder para que a graça de Deus alcance pessoas nessa situação. Por mais desesperadora que seja a iniqüidade daqueles que conhecemos, ainda assim poderão ser curados e libertos!
-Em segundo lugar, EXTRAORDINÁRIO INCREDULIDADE.
nestes versículos, encontramos EFEITO DEBILITADOR
UM DA
-Os discípulos indagaram ansiosamente de Jesus, ao notarem que o demônio cedera diante do poder DELE: “Porque nós não pudemos expulsar aquele demônio?” - E eles receberam uma resposta plena da mais rica e proveitosa lição: “Por causa da fé pequenina de vocês”. -Vamos ponderar sobre esse incidente: A fé é a chave do sucesso na guerra espiritual do crente! A incredulidade é o caminho da derrota! .... se permitirmos que nossa fé se enfraqueça e caia em decadência, todas as bênçãos vão se debilitar com ela. - Porque a fé é a raiz da qual dependem todas as outras virtudes, tais como: coragem, paciência, longanimidade e esperança. -Não podemos nos esquecer que os mesmos Israelitas, que em certa ocasião, atravessaram triunfalmente o mar Vermelho, em outra oportunidade se encolheram como covardes, diante de pequenos contratempos ao chegarem na Terra Prometida. -O Deus deles continuava o mesmo que os tirara da escravidão na terra do Egito. O líder deles era o mesmo Moisés, que operara tantas maravilhas diante dos seus olhos. .... no entanto a fé já não era a mesma! Eles tinham dado margem a vergonhosas dúvidas acerca do amor e do poder de Deus. E Hebreus 3:19 diz que eles não puderam entrar na Terra Prometida por causa da incredulidade. -O texto, finalmente, nos ensina que O REINO DE SATANÁS NÃO PODE SER DERRUBADO SEM MUITA LUTA E DILIGENCIA. -Parece ser essa a lição com que o texto se encerra. No v. 21 Jesus declara: “Porém esta espécie de demônio não sairá enquanto vocês não tiverem orado e feito jejum”. Os discípulos recebem aqui uma indicação perfeitamente clara, por parte de JESUS, de que a guerra contra Satanás jamais deve ser travada de modo superficial.
-E assim sendo, os discípulos foram instruídos quanto ao fato que nenhuma vitória sobre o príncipe deste mundo pode se ganha de modo fácil. Sem oração fervorosa e sem uma automortificação de nossos desejos, com freqüência haveremos de amargar o fracasso e a derrota! -E a lição aqui se reveste de uma grande importância. Porque as vezes nos inclinamos em cumprir os nossos atos devocionais de maneira impensada e apenas formal.... e a exemplo do povo de Israel, que estava envaidecido diante da queda das muralhas de Jericó, estamos sempre dispostos a pensar que são poucos os inimigos. -E desse modo imaginamos que não precisamos exercitar toda a nossa força espiritual. E por muitas vezes somos obrigados a experimentar, com amargor de espírito, que as batalhas espirituais não são vencidas sem uma luta árdua de oração e intercessão. Conclusão: -Portanto irmãos, que nunca nos esqueçamos das palavras de JESUS aos seus discípulos: nunca subestime o seu adversário! Evidente que maior é aquele que esta em nós do aquele que é contra nós, mas, a despeito disso, aquele que nos é contrário, nunca deve ser subestimado quanto a sua periculosidade. -A Bíblia diz que ele é o príncipe deste mundo e que não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra principados e potestades do mal. -Portanto, precisamos nos revestir de toda armadura de Deus. E podemos ter a mais absoluta certeza de que aqueles que obtém o maior número de vitórias sobre o mundo, a carne e o diabo, são justamente aqueles que mais oram, intercedem e jejum. HINO 162/CC. = Orar de manhã, ao meio-dia, no fim da tarde e sem cessar, vigiar a cada instante.