Marcelia_paniago - Riiscos Para Bordado Em Pedraria A8 - Borboletas

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Marcelia_paniago - Riiscos Para Bordado Em Pedraria A8 - Borboletas as PDF for free.

More details

  • Words: 523
  • Pages: 29
DICAS:

Como escolher as cores das pedras:

Tipos de pedrarias:

A escolha das cores está relacionada aos itens: - estilo e cor da roupa; do risco; em qual ocasião será usada; do efeito que se pretende obter e do gosto pessoal de cada um. Para facilitar na decisão: pegue a roupa que deseja bordar e transfira o risco; em seguida coloque várias cores de pedras sobre a roupa e dentro do risco. Observe o efeito que causam e faça então, a sua escolha. Obs.: a colocação das pedras dentro do risco é importante, pois proporciona uma noção do resultado final do bordado.

Existem dois tipos de pedras: as comuns e as regulares (JABLONEX). As pedras comuns são bem irregulares e nem todas passam pela agulha. As pedras Jablonex são bastante regulares; facilitam e deixam o trabalho mais bonito. Geralmente são encontradas em lojas especializadas em acessórios para bijuteria. Como ampliar e reduzir desenhos:

Como inverter os desenhos (espelhar):

Antes de imprimir: clique sobre o desenho para aparecer suas margens, posicione o cursor em cima desta margem e arraste-o redimensionando o desenho. Quando o risco já está impresso a forma mais fácil é recorrer às máquinas copiadoras que ampliam e reduzem desenhos em várias proporções: 10%, 30%, 50%, etc.

Copie o desenho em papel de seda, em seguida, reforce o risco pelo lado do avesso. O lado avesso será o desenho espelhado.

Como escolher os pontos dos riscos:

Como transferir os riscos para as roupas:

A escolha dos pontos também está relacionada aos itens citados na “escolha das cores das pedras”, e também, ao tipo de tecido escolhido: • Para um efeito mais delicado, pode optar pelo ponto alinhavo, utilizando vidrilhos; • Para bordados mais carregados, pode optar pelo contorno do desenho com ponto reto, preenchendo-o com os pontos salpicado ou escama de peixe (a mistura de pontos enriquece o bordado). A escolha dos pontos causa diferentes efeitos: utilizando o mesmo risco em várias roupas, mas bordando-as com pontos diferentes, o resultado será tão diversificado que não parecerá ser o mesmo risco. Experimente!

• Copie o risco para um papel; coloque dentro da roupa uma placa de eucatex ou semelhante (para facilitar). Coloque o carbono para costura sobre a roupa e depois o risco. Prenda com alfinete e reforce o risco com caneta de ponta grossa. Faça um teste antes de usar o carbono, pois algumas marcas/cores não estão apagando depois da lavagem; • Copie o risco para um papel de seda e coloque-o sobre a roupa; prenda com alguns alfinetes e alinhave todo o risco na roupa, sobre o papel. Rasgue o papel de seda com cuidado e borde sobre o alinhavo; • Copie o risco para um papel de seda e prenda-o sobre a roupa com alfinetes. Com um Lápis Giz (para costura) ou preto 6B pontilhe todo o desenho perfurando o papel. Retire o papel e reforce o risco que aparecerá todo pontilhado. • Se a roupa for de cor clara, reforce o risco com uma canetinha preta e coloque-o debaixo da roupa. Será possível enxergar o desenho, então risque sobre a roupa com o lápis giz ou preto 6B.

ÍNDICE:

Related Documents

Borboletas
November 2019 9
Borboletas
November 2019 12
Borboletas
November 2019 9
Borboletas
October 2019 15