Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
Windows I - Breve história dos computadores: 1 - Quando surgiu: O primeiro computador surgiu em 1943 – ENIAC era o seu nome. Pesava 300 toneladas, possuía 19 000 válvulas e custou aos americanos cerca de 500 000 dólares. O seu peso e tamanho eram tais que ThomasWatson, dirigente da IBM, declarou, em 1949, que, no futuro, no mundo, haveria espaço para apenas 5 computadores. Hoje em dia qualquer calculadora de bolso possui as mesmas capacidades do Eniac. Antigamente acreditava-se que os computadores poderiam vir a substituir inteiramente o cérebro humano, mas apesar de todos os esforços e de alguns avanços neste sentido, o máximo que os computadores conseguem fazer é reconhecer algumas figuras, pronunciar algumas frases e fazer algumas escolhas. Mas sempre em âmbitos muito limitados. Na realidade aquilo que os computadores conseguem é fazer cálculos com uma velocidade muito superior à nossa, mas quando se trata de imaginar é-lhes impossível superar o cérebro humano. 2- Como funcionam: Os computadores funcionam com sinais digitais constituídos por dois símbolos apenas: 0 e 1 – chama-se a isto um sistema binário. A vantagem deste sistema é que é facilmente representado pelos impulsos eléctricos que circulam dentro dos computadores. (Ver placa de rede ou placa gráfica). É possível transformar em sequências de 0 e 1 em imagens, sons, textos escritos ou programas de computador. É assim que se torna possível copiar para um computador uma fotografia oriunda de uma máquina fotográfica, ou um filme de VHS ou discos de vinil. A cada 0 ou 1 chamam-se bit, cada sequência de 8 bit cria um byte, que é a unidade de medida de todos os ficheiros informáticos. As dimensões de um programa, de um som, de uma imagem ou de um texto num computador são medidos em milhares ou milhões de bytes – kilobytes (Kb) ou megabytes (Mb). Os bits, sob a forma de impulsos eléctricos atravessam os circuitos do computador que se comportam como interruptores, quando o interruptor está ligado, o impulso eléctrico circula e representa o 1, quando está desligado, representa o 0. Quando um computador está ligado há milhões desses “interruptores” a ligar e desligar milhões de vezes por segundo, criando assim as sequências de 0 e 1 que irão dar origem às fotografias ou às músicas.
3 – Software vs. Hardware: Software é o conjunto de programas que o computador executa, como por exemplo o Windows, o Office (Word, Excel, Power Point), etc. WINDOWS
1
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
Hardware é o conjunto de componentes físicos que compõem a própria máquina – o monitor, a impressora, a disco, o processador, etc. Esta diferença pode ser comparável com a televisão e os programas que ela passa. O aparelho de televisão é o hardware, enquanto o telejornal, por exemplo, será o software. Existem duas grandes categorias de software: os sistemas operativos (Windows, MacOS, Unix, Linux) que são activados quando se liga o computador e os aplicativos ou aplicações que são os que o utilizador usa para realizar acções específicas no computador: escrever um texto, ouvir uma música, navegar na Internet (Word, calculadora, Windows Media Player, etc.).
II - Iniciar e encerrar correctamente o computador 1 - Ligar o botão: Trata-se de um acto mecânico que desencadeia uma série de mecanismos no interior da máquina. O ligar o botão significa que, no sistema binário, deixou de estar um “0” e passou a estar um “1”. Deste acto de ligar o computador, resulta a passagem de energia entre os vários componentes que se vão ligando e desligando conforme as necessidades. O primeiro programa a funcionar, é o sistema operativo (Windows 95, 98, Milenium, 2000,NT, XP ou o Linux, Unix). Como já havia sido referido, o sistema operativo é a base de todo o software que é utilizado nos computadores. Sem ele é impossível conseguir que os programas funcionem correctamente. O primeiro ecrã ou janela (Windows em inglês) a carregar é conhecido como “Ambiente de trabalho”. É aqui que se encontram os acessos ou “atalhos” para alguns dos programas ou pastas mais utilizados.
2 - Desligar Para encerar o computador não podemos ir ao botão e desligá-lo como fazemos com qualquer outro aparelho. O sistema operativo (Windows) que está instalado e os componentes electrónicos do computador não aceitam muito bem esse corte súbito de energia. Temos de fazê-lo de uma forma mais lenta e metódica.
Primeiro devemos ir com o cursor do rato até ao canto inferior esquerdo do monitor – ao botão “Iniciar”. E a seguir clicar com o botão esquerdo do rato em cima desse botão. Aparecerá um novo menu que será diferente de acordo com as versões do “Windows” que se usar (98, Milenium, 2000, XP), mas todos eles terão a opção de “desligar o computador”.
WINDOWS
2
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
A máquina encerrará sozinha e depois desligamos o monitor (Atenção: o monitor deve sempre ser desligado depois do computador e ligado antes).
3- Usar o explorador do Windows: Existe um ícone no ambiente de trabalho que representa o caminho para se abrir um dos programas mais importantes do computador: o “Explorador do windows”.
O meu computador Ícones para acesso a vários programas e/ou pastas – “Atalhos”
Se clicarmos duas vezes nesse ícone teremos acesso a tudo o que está dentro do computador, desde os programas que foram previamente instalados até ao texto, à fotografia ou a música que nós próprios pusemos lá.
WINDOWS
3
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
Botões para maximizar, minimizar e fechar a janela Zona de menus:
Disco rígido:
servem para executar tarefas. São como botões de um comando de televisão. Cada um acciona um “canal” diferente – abrem novas janelas, seleccionam, etc.
É onde toda a informação fica armazenada dentro do computador (não são retirados).
Disco amovível: São os discos que podemos inserir e tirar do computador (exemplos: disquetes, cds, dvds, pen drive, etc)
Dentro de cada disco rígidos estão inseridas várias pastas com informação necessária ao trabalho do computador. Se clicarmos duas vezes com o botão esquerdo do rato em cima de cada um daqueles discos iremos ter acesso a todas a s pastas.
Pastas existentes no disco C de um computador. Atenção que as pastas variam de computador para computador, mas a pasta “Programas”, “Documents and Settings” e “Windows”, mantêm-se em todos os computadores.
Barra de tarefas: Esta barra mostra as janelas que estão abertas. Neste caso o programa “Word” e o explorador do Windows no disco C.
4 - Criar e apagar pastas: Para criar uma pasta temos que escolher primeiro o local: - “Os meus documentos”; WINDOWS
4
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
- “Ambiente de trabalho”; - “O meu computador”; Normalmente, para que tudo funcione bem e fique “arrumado”, utiliza-se uma pasta que já vem com o próprio sistema operativo (Windows, neste caso) – a pasta “Os meus documentos”
Os meus documentos
Podemos aceder a esta pasta no “Ambiente de trabalho” (em cima) ou através do “Explorador do Windows”. Os meus documentos
É dentro desta pasta que devemos criar outra para inserir os dados que queremos gravar no computador. - Passo a passo: 1º - Fazer duplo clique sobre o ícone “Os meus documentos” com o botão esquerdo do rato. WINDOWS
5
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
2º - Depois de aberta a janela onde está a pasta os meus documentos, clicar com o botão direito do rato dentro da janela, mas não em cima de nenhuma pasta que lá esteja. 3º - Quando aparecer o menu, seleccionar “Novo”, e no menu seguinte seleccionar “Pasta”.
Será criada uma nova pasta com o nome “Nova pasta”. 4º - A seguir levar o rato até onde está escrito nova pasta e clicar em cima das letras com o botão esquerdo do rato, as letras ficam com um fundo azul o que significa que podemos escrever. 5 º - Apagar o que lá estava escrito com a tecla “Delete” do teclado. 6 º - Escrever o nome que queremos dar à pasta. (Neste caso “Curso de informática”)
Está criada a nova pasta. Agora é necessário “enchê-la” de documentos!
Nova pasta com o nome de “Curso de informática”
WINDOWS
6
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
O procedimento para apagar uma pasta é muito mais simples do que o de criar uma nova. Basta seleccionar a pasta que queremos apagar e novamente carregar na tecla “delete” do teclado.
A reciclagem é uma pasta que existe no “Ambiente de trabalho” para onde vão todos os ficheiros que apagamos. De vez em quando é conveniente “esvaziar” a reciclagem para que não fiquem documentos armazenados.
Aparecerá uma mensagem a perguntar se temos a certeza que queremos remover a pasta e todo o conteúdo para a reciclagem e devemos responder sim. 4 - Usar a calculadora Para aceder à calculadora é necessário ir novamente ao botão “Iniciar”. No menu aparecerá uma lista onde constam vários botões de acesso a várias pastas, programas ou tarefas do computador e, entre eles, o botão que dá acesso aos “Programas”. Ao passar o rato por cima deste botão aparecerá uma nova lista que irá variar em tamanho de acordo com os programas que possuímos instalados no nosso computador. Dentro desta lista devemos seleccionar, passando o rato por cima, o botão “Acessórios”. Novamente teremos outra lista de programas e, entre eles, aquele que procuramos: a “Calculadora”. Todo o processo pode ser visto representado na figura abaixo.
WINDOWS
7
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
Ao clicar em cima deste botão abre-se um novo programa que não é mais nem menos do que uma calculadora como todas as que estamos habituados a usar no nosso dia a dia.
Para trabalhar com esta calculadora só é necessário clicar com o botão esquerdo do rato, como habitualmente, nas teclas da calculadora ou, então, podemos usar as teclas do lado direito do teclado. As operações são representadas pelas seguintes teclas: Soma : + Subtracção: Multiplicação: * Divisão: / Todas as outras teclas funcionam da mesma forma que uma calculadora normal. WINDOWS
8
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
4 – Windows media player O “Windows media player” é um programa que é instalado no computador juntamente com o sistema operativo. Com o próprio nome indica, é um programa de multimédia. Permite visualizar filmes, ouvir música, aceder à Internet para páginas ou programas específicos. A forma de abrir o programa é a mesma de todos os outros. É preciso ir ao menu iniciar
O aspecto do programa varia de acordo com a versão, mas as funcionalidades são basicamente as mesmas. A versão 9, que é a da figura acima, permite acesso à Internet, sintonizar uma estação de rádio (desde que tenha acesso à Internet), copiar músicas de cds para o computador, organizar todos os ficheiros de multimédia do computador em bibliotecas (músicas por intérprete, ou por genéro, etc). Este programa é mais utilizado para ouvir músicas, mas existem alternativas na Internet com a mesma qualidade e alguns deles são gratuitos. A escolha depende do gosto de cada um. Para quem trabalha com o “Windows”, este programa é uma boa opção, uma vez que ele já vem com o sistema operativo e as actualizações são gratuitas.
WINDOWS
9
Curso de Informática Formadora: Andréa Aranda
Exercícios: 1 - Crie dentro da pasta “Meus documentos” do seu computador uma nova pasta chamada “teste”. 2 - Dentro da pasta “teste” crie uma pasta com o seu nome. 3 - No “Explorador do Windows” procure a pasta “Programas” 4 - Minimize e mova a janela do “Explorador do Windows” 5 - Maximize novamente a janela 6 - Feche o “Explorador do Windows” utilizando os botões da janela 7 - Elimine a pasta que criou com o seu nome. 8 - Inicie a máquina calculadora 9 - Através da máquina calculadora faça as seguintes operações aritméticas: 9.1 2456 x 23 9.2 45678 - 45000 9.3 23 x 56 – 45 7.4 2078 : 5 – 46 7.5 5431 x 2 : 3 10 – Inicie o “Windows Media Player” e escolha a opção de criar biblioteca multimédia
WINDOWS
10