Emprego Como socialistas que somos as políticas de emprego emergem como grande prioridade nossa. Também esta deve ser uma área de actuação da autarquia num concelho que convive com as maiores taxas de desemprego do distrito. Acreditámos na criação de bolsas de emprego, lançando um gabinete de inserção profissional que auxilie a realização de currículos e ensine a procurar emprego. Esta é uma medida importante para muitos Trofenses que sentem dificuldade na execução destes passos determinantes na busca de oportunidades de trabalho. A câmara pode também lançar mais programas de estágios de curta duração nas suas próprias estruturas. Entendemos, fundamentalmente, que a problemática do emprego é também resolvida com uma forte determinação em renovar a imagem da Trofa, constituindo um concelho economicamente atractivo. Nesta área temos também algumas propostas. Dar apoio a jovens empresários. É necessário criar condições para que os jovens sejam empreendedores e produzam investimentos em áreas chave, sendo mais-valias criadoras de emprego.
Incubadora de Empresas A promoção de uma incubadora de empresas, permitindo que as jovens empresas usufruam de um conjunto de incentivos e meios comuns, como o apoio contabilístico e fiscal, apoio de recursos humanos, logístico e informático. Esta será uma forma de introduzir inovação no tecido económico Trofense e dos catapultar para uma nova dimensão de empreendedorismo.
18
Projecto Jovem Empresário Lançar um concurso aberto a novos projectos empresariais, sendo as melhores ideias apoiadas a nível financeiro e logístico, sendo a parte financeira correspondente a uma percentagem do capital necessário para iniciar o projecto. Criar um Centro Municipal de Apoio ao Jovem Empresário. Um centro bem divulgado, dinâmico de jovens Trofenses para Jovens Trofenses, tendo em vista a facilitação e desburocratização do processo de criação de novas empresas, bem como o aconselhamento e apoio necessários para o desenvolvimento e consolidação da mesma. Atribuir estímulos e benefícios fiscais às empresas que empreguem jovens Trofenses com menos de 30 anos.
Competitividade É necessária haver uma colaboração estreita entre as autarquias, os estabelecimentos de ensino e as empresas, sendo todos uma base comum para o desenvolvimento do concelho. Apostamos na criação de um Portal do Emprego da Trofa, onde esteja disponível uma lista de oferta e procura de emprego actualizada constantemente. A competitividade está também relacionada com a capacidade da Trofa se relacionar com os concelhos vizinhos e com a região. Assim, a criação de parques empresariais inter-municipais de forma a atingir empresas tecnologicamente desenvolvidas é um passo certo para aumentar a nossa competitividade.
19