Legislador e Juiz
Tiago 4:12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julga o próximo? Alusão No nosso pequeno estudo, irei narrar Deus como Legislador e Juiz. O apostolo Tiago escrevendo a sua Epístola Universal, fez citação daqueles que no entendimento carnal querem julgar o seu semelhante, e ao mesmo tempo exorta para que tenhamos humildade reconhecendo que Deus é verdadeiro Juiz e Legislador que rege com equidade todas as causas. No Antigo Testamento encontramos o seguinte: Gênesis 18:25 Longe de ti que faça tal coisa, que mate o justo com o ímpio, que o justo seja como o ímpio, longe de ti, não faria justiça na terra? Temos um versículo que elucida o pecado de Sodoma e Gomorra, que entrou em um estado espiritual de putrefação, e Deus resolveu destruir aquele local. Como o Senhor amava Abraão, o avisou para que o mesmo intercedesse em favor do seu sobrinho Ló. O Soberano no universo jamais aceitaria injustiça diante a sua presença. Salmo 97:1-2 01 – Reina o Senhor, regozije-se a terra. Alegram-se as muitas ilhas. 02 – Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são à base do seu trono. O Senhor Deus, jamais deixaria alguém ser condenado sem a sua devida defesa. De forma que Ele enviou os seus anjos para que o povo recebesse a mensagem e se arrependesse das suas ações pecaminosas; mas os sodomitas não deram credito ao que estava sendo anunciado e como conseqüência foram sentenciados pelo Juiz celestial. Encontramos o “Salmista Asafe” vaticinando que ninguém deve zombar da Justiça Divina. Salmo 50:6-7 06 - Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga. 07 – Escuta, povo meu, e Eu falarei; ó Israel, e Eu testemunharei contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus.
Asafe, que era um dos músicos do rei Davi, e escritor de 12 (doze), Salmos; mostrou nos versículos acima que o Senhor tem prazer na obediência e não nos sacrifícios humanos. No entanto, Deus disse: Ouve; pois Ele mesmo é Juiz e nada se oculta aos seus olhos, isso porque possui os atributos de onisciência, onipotência, onipresença, transcendência e imanência. Tudo parte Dele e sem Ele nada pode existir. Deus é o salvador através de Jesus Cristo, mas acima de tudo Ele é juiz. Não é com sacrifício humano que conseguimos chegar ao céu, mas com o Sangue precioso de Cristo, que fez libação por todos os homens. O rei Davi escreveu um versículo que fortalece a fé daqueles quem se sentem desamparados precisando de um Juiz. Salmo 68:5 Pai dos órfãos e juiz de viúvas é Deus em sua santa morada. O Salmo para cantor mó escrito por Davi é uma ação de graça e livramento que o Senhor entrega aos que são fieis a sua Palavra. E no versículo referido acima o escritor expõe que o Senhor Deus dos Exércitos é juiz de viúvas e órfãos: a) Materialmente – Deus cuida até das aves do campo, dos lírios e etc.; b) Espiritualmente – Ele vela por todas as almas no universo, cuidando para que ninguém seja condenado; e quando alguém entra nas trevas exteriores do inferno, segue por vontade própria e nunca porque o Senhor deixou de cuidar. Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Os que seguem a verdade absoluta de Jesus Cristo encontram uma saída para
tudo que possa servir de obstáculo em na peregrinação até a eternidade de gozo e paz. Todavia, aos que andam em desobediência a Bíblia Sagrada, automaticamente é abatido no tempo presente. Salmo 75:7 Deus é o juiz; a um Ele abate, a outro exalta. Salmo de Asafe, para cantor mó Al-tarchete, mostrando que Deus entrega a vitória a todos os obediente aos seus juízos. Salmo 94:2 Exalta-te, Tu que és Juiz da terra, da pago aos soberbos. Não é fácil apresentar-se a um juiz na terra, todos temem; pois nunca se sabe o que acontecerá, especialmente quando somo culpados. Contudo, da justiça humana existe a possibilidade de ocultar alguma coisa sem que o magistrado tenha conhecimento. Mas diante de Deus é impossível alguém burlar alguma informação quanto aos nossos delitos. O Senhor abate os culpados e exalta aos inocentes.
No Novo Testamento está escrito no Livro de Atos dos Apóstolos, Pedro estando em Cesareia, recebeu uma ordem do céu para pregar o Evangelho para Cornélio o centurião,
e assim a Palavra do Deus que é Juiz dos vivos e dos mortos, deveria torna-se conhecida pelos gentios. Atos dos Apóstolos 10:42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. Em toda Bíblia encontramos o Senhor trabalhando em favor da humanidade, porque Ele nunca desistiu do homem; contudo, a sua santidade não pode ser maculada, tendo em vista a razão da justiça e juízo serem à base do seu Trono, conforme versículo citado acima.
Nenhum evento fica despercebido aos olhos do Soberano sobre todas as coisas, bem como toda a ação praticada por cada ser humano. Eclesiastes 3:15 O que é já foi, o que há de ser também já foi; Deus pede conta do que passou. Somente Jesus Cristo é quem pode advogar a nossa causa diante de Deus. Existe somente uma particularidade, é que esse evento acontece durante a nossa vida terrena. E quando partimos para a eternidade não existe como intervir diante do Juiz Supremo, isso porque depois da morte segue-se a juízo. I Epistola de João 2:1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois o juízo.
Epilogo Apocalipse 20:12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. E ainda outro Livro, o Livro da Vida, foi aberto. Então os mortos foram julgados, segundo suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. O próprio Jesus Cristo fez menção dos livros João 14:48 Disse Jesus: Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
Jesus te ama.
Presbítero – Robson Colaço de Lucena Webmaster – Alice Alves de Lucena Webmaster – Alisson Alves de Lucena