Laboratorio-cinetica

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Laboratorio-cinetica as PDF for free.

More details

  • Words: 1,633
  • Pages: 6
Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório 1 - OBJETIVO ♦

Determinação da Velocidade de uma Reação Química (Ordem e Constante de Velocidade).



Determinação da Energia de Ativação da Reação.



Análise da Influência da Temperatura na Velocidade da Reação.

2 - REAÇÃO ESCOLHIDA: CH3 – COO - C2H5 Acetato de Etila

Saponificação do Acetato de Etila pelo NaOH em fase líquida. +

NaOH → Hidróxido de sódio

CH3 - COONa acetato de sódio

+

CH3CH2OH álcool etílico

3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL A reação química será realizada em duas temperaturas diferentes. T1 = Tambiente

e

T2 = Tambiente - (cerca de 10 a 15ºC)

A técnica experimental a ser utilizada consiste em: 3.1 - Reação Química a T1 = Tambiente. Preparação Inicial ♦

Colocar 250 mL de NaOH 0,1N em um becker e 250 mL de acetato de etila 0,1N em outro. (verificar a temperatura e aguardar que ambos os reagentes estejam à mesma temperatura).



Colocar em uma bureta: NaOH 0,025N.



Colocar em 12 erlenmeyers de 100 mL: 5 mL de H2SO4 0,05N, 3 gotas de fenolftaleína e 20 mL de água destilada em cada um deles.

Reação Química ♦

Verter as duas soluções simultaneamente em um becker de 600 mL, mantendo daí em diante vigorosa agitação (com cuidado para não perder solução). Este é o tempo ZERO da reação química. Iniciar a contagem do tempo.



Retirar com uma pipeta uma alíquota de 5 mL do meio reacional, em tempos em diferentes, vertendo-a rapidamente em cada um dos erlenmeyers preparados, agitando por alguns segundos. No total, retirar 12 alíquotas do meio reacional. Observação: Nesta temperatura T1 o tempo total do experimento deve ser de cerca de 2025 minutos, e os tempos de coleta de cada uma das alíquotas deve ir aumentando ao longo da reação. Sugere-se que as alíquotas sejam retiradas após 1 min (t1), 2 min (t2), 3 min (t3), 4min (t4), 6 min (t5), 8 min (t6) e que o espaçamento de tempo vá aumentado para intervalos de 3 min, depois de 4 min até completar o tempo tortal de cerca de 20-25 minutos.

Titulação do erlenmeyer ♦

Titular a solução de cada erlenmeyer com NaOH 0,025N da bureta, até que se apresente a cor (rosa pálido, mas consistente) da fenolftaleína em meio alcalino. Anotar o volume gasto para cada titulação.

1

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório 3.2 - Reação Química a T2 = Tambiente – (cerca de 10 a 15oC) ♦

Repetir a experiência anterior em uma temperatura mais baixa, obtida com a colocação dos beckers contendo os reagentes em uma cuba contendo água e gelo.



Manter rigoroso controle da temperatura.

Observação:

Nesta

temperatura

T2

o

tempo

total

do

experimento deve ser de cerca de 40-50 minutos, e os tempos de coleta de cada uma das alíquotas deve ir aumentando ao longo da reação. Sugere-se que as alíquotas sejam retiradas após 1 min (t1), 2 min (t2), 4 min (t3), 6 min (t4), 9 min (t5), 12 min (t6) e que o espaçamento de tempo vá aumentado para intervalos de 4 min, depois de 5 min até completar o tempo tortal de cerca de 40-50 minutos.

____________________________________________________________________________ ROTEIRO DE CÁLCULO A retirada de alíquotas do meio reacional e sua colocação em cada um dos erlenmeyers conduz a reação de neutralização do hidróxido de sódio que não reagiu com o acetato de etila até aquele momento. Esta quantidade de hidróxido de sódio é o que será determinada. Após a coleta de doze amostras em tempos diferentes, realiza-se então a titulação do ácido sulfúrico restante no erlenmeyer. (que indicará o número de equivalentes-grama de ácido sulfúrico que não foram utilizados na neutralização do NaOH da reação). A) Determinação do número de equivalentes de H2SO4 neutralizado pelo NaOH 0,025N da bureta. VaNafa = VbNbfb onde VaNa = ne (H2SO4) neutralizado pelo NaOH 0,025N da bureta. Vb = v - volume de NaOH 0,025N da bureta. Nb = 0,025N. fa e fb - fatores de correção do ácido e da base utilizados.

neH2SO4 =

0,025 v fb fa

B) Determinação do número de equivalentes de H2SO4 consumidos pela neutralização com o NaOH da reação. O número de equivalentes de H2SO4 consumidos pela neutralização com o NaOH da reação é a diferença entre o número de equivalentes-gramas de H2SO4 colocado no erlenmeyer e o número de equivalentesgrama de H2SO4 neutralizado pelo NaOH 0,025N da bureta.. O número de equivalentes-grama de H2SO4 no erlenmeyer é de 0,00025 equivalentes (o volume do ácido multiplicado pela normalidade do ácido).

neH2SO4consumidos = 0,00025 −

0,025v fb fa

onde v é dado em litros

2

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório C) Determinação do número de equivalentes-grama de NaOH existente em cada tempo. O número de equivalentes-grama de NaOH existente no meio reacional em cada tempo é exatamente igual ao número de equivalentes-grama de H2SO4 utilizado em sua neutralização, ou seja:

neNaOH = 0,00025 −

0,025v fb fa

D) Determinação do número de equivalentes-grama de NaOH no meio reacional. O meio reacional possui 500 ml e o número de equivalentes determinado acima corresponde somente a uma alíquota de 5 ml. Portanto, o número de equivalentes-gramas de NaOH no meio reacional será calculado da seguinte maneira :

0,00025 −

0,025vFb Fa

______________ V

ne _______________ 500 ml ne =

0,025vFb ⎞ 500 ⎛ ⎜ 0,00025 − ⎟ V ⎝ Fa ⎠ 0,0125 vFb ⎞ ⎛ ⎟ ⎜ 0,125 − Fa ⎠ ⎝ ne = V

onde....V é o - volume de cada uma das alíquotas (ml) e v é o - volume de NaOH utilizado na titulação (ml)

E) Determinação da concentração de NaOH no meio reacional. (CA)

0,1 v Fb ⎞ ⎛ 0,125⎜ 1 − ⎟ ⎝ Fa ⎠ N= 0,5 V

ou

N=

0,25 ⎛ Fb ⎞ ⎜ 1 − 0,1 v ⎟ V ⎝ Fa ⎠

F) Testar os modelos matemáticos de reação irreversível de primeira e segunda ordem.

3

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO 1 – Introdução: No Laboratório foi determinado o volume de hidróxido de sódio utilizado na titulação do ácido clorídrico residual de cada erlenmeyer, conforme descrito na técnica. As equações matemáticas lá apresentadas permitem o cálculo da concentração do hidróxido de sódio que reagiu com o acetato de etila na reação. O primeiro passo portanto consiste na construção da tabela e do gráfico CA versus tempo para cada uma das temperaturas utilizadas. A primeira folha do relatório deve ser um resumo dos resultados. O modelo se encontra como anexo a seguir.

2 – Análise e Conclusão a T ambiente (Temperatura Maior) 2.1 - Construir o gráfico de CA versus tempo. 2.2 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método diferencial. 2.3 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método do tempo de meia-vida. 2.4 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método do tempo de vidas parciais. 2.5 - Conclua a partir dos três métodos acima qual a mais provável ordem e constante de velocidade desta reação. 2.6 - A partir da conclusão acima, teste este valor de ordem mais provável no método integral.

3 - Análise e Conclusão a T menor que T ambiente (Temperatura Menor) 3.1 - Construir o gráfico de CA versus tempo. 3.2 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método diferencial. 3.3 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método do tempo de meia-vida. 3.4 - Calcule a ordem e a constante de velocidade pelo método do tempo de vidas parciais. 3.5 - Conclua a partir dos três métodos acima qual a mais provável ordem e constante de velocidade desta reação. 3.6 - A partir da conclusão acima, teste este valor de ordem mais provável no método integral.

4 – Cálculo de Energia de Ativação

5 – Cálculo de equação de velocidade em função de T

6 – Conclusões Gerais

Observação: É recomendável, mas não obrigatório, a construção dos gráficos dos itens 2.1 e 2.2, 3.1 e 3.2 no Origin. Isto permitirá uma maior precisão nos resultados.

4

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório LABORATÓRIO DE CINÉTICA QUÍMICA Nome : _____________________________________________ Nº________ Sala__________ Nome : _____________________________________________ Nº________ Sala__________ Nome : _____________________________________________ Nº________ Sala__________ Nome : _____________________________________________ Nº________ Sala__________

T < T ambiente: T2=_______

T. ambiente: T1=_______

ANEXO

ORDEM

ANEXO

k

3 ou 4

10 ou 11

5

12

6

13

7

14

ORDEM

k

CONCLUSÕES

A) ordem da reação- __________ B) constante de velocidade a -T1 = __________ ⇒ k1 = __________ C) constante de velocidade a -T2 = __________ ⇒ k2 = __________ D) energia de ativação - Ea = __________ E) fator de frequência - ko=__________ F) equação da velocidade em função da temperatura (-rA) =

COMENTÁRIOS GERAIS:

5

Escola de Engenharia de Lorena - USP Cinética Química – Aula de Laboratório Componentes do Grupo

Laboratório de Cinética Resultados Obtidos o

T1 = Alíquota

C

t (seg)

o

T2 = VNaOH (ml)

Alíquota

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

8

8

9

9

10

10

11

11

12

12

C

t (seg)

VNaOH (ml)

Componentes do Grupo

Laboratório de Cinética Resultados Obtidos o

T1 = Alíquota

C

t (seg)

o

T2 = VNaOH (ml)

Alíquota

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

8

8

9

9

10

10

11

11

12

12

C

t (seg)

VNaOH (ml)

Observação: A parte superior da folha com os resultados obtidos deve ser entregu ao profesor ao final do experimento, enquanro a parte inferior deve ser levada pelos alunos para a emissão do relatório. 6