Jm

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Jm as PDF for free.

More details

  • Words: 402
  • Pages: 23
Centro Português Design, 2002

DESIGN DE AMBIENTES EXTERIORES DESIGN URBANO DESIGN DO ESPAÇO PUBLICO 2º COLÓQUIO CONTRIBUTOS PARA O DIÁLOGO 09.05.09 João Martins, Designer

Protagonizar o desenho de produtos a partir da caracterização do público-alvo (segmento de mercado)

Protagonizar o desenho da cidade a partir da concepção do domínio público.

Protagonizar o desenho de produtos a partir da caracterização do público-alvo (segmento de mercado) 1. pertencente ou relativo ao povo 2. que é de todos 3. que se faz diante de todos 4. aberto ou acessível a todos …

Protagonizar o desenho da cidade a partir da concepção do domínio público.

Colaboração interdisciplinar

Ambiente

Comunicação

Tecnologia

Centro

Periferia

Centrali- Acessibilidade dade

Cidade como conjunto de relações Intensidade

Densidade

Identidade

Diversidade

Resolução de Problemas Urbanos

Acção sistémica e integrada

ção de mas mporâneos

Acção sistémica e integrada

Cultural

Comunicação

Acção sistémica e integrada Estética

Ética

1 “Actualmente as cidades necessitam promover a sua identidade e as suas qualidades para se afirmarem e diferenciarem numa rede urbana cada vez mais competitiva.”

2 “A imagem dos espaços públicos assume uma importância crescente no marketing das cidades.”

3 “O efeito positivo de um Bom Desenho do Espaço Publico, manifesta-se não só no plano estrito das funcionalidades urbanas (segurança, conforto e acessibilidade) mas também na autoestima e na identidade local.”

4 “Parece ser unânime, a ideia de que espaços públicos de qualidade podem ajudar as cidades a criar e manter locais: de forte centralidade, de qualidade ambiental, de competitividade económica de sentido de cidadania.

5 “A qualidade do desenho é importante em qualquer projecto e deve ser objectivo de todos os agentes envolvidos no seu processo de desenvolvimento.”

O produto final deve: Integrar-se plenamente na realidade local; Estar bem adaptado à finalidade para que foi concebido; Ser atractivo para os utilizadores; Visualmente estimulante; De fácil utilização e manutenção.

Harry Beck (1903-1974) Designer gráfico, mais conhecido por ter revolucionado o design de informação criando o mapa do metro de Londres em 1931. Antes, várias linhas de metro eram representadas geograficamente, muitas vezes sobrepondo- se ao mapa das ruas. Beck percebeu que a localização geográfica era informação supérflua para os utilizadores de metro, eles apenas queriam saber a ordem e relação das estações entre si, para decidir onde mudar de estação. Inspirado na simplicidade de diagramas de engenharia elétrica, Beck projectou o mapa que seria o paradigma para todos os mapas de transporte público que vieram em seguida.

Obrigado.

Related Documents

Jm
November 2019 38
Jm
May 2020 21
Jm
October 2019 32
Jm Brochure
October 2019 31
Force Jm
November 2019 44
Jm Sb
May 2020 12