Trabalho realizado em cumprimento às exigências da disciplina Desenvolvimento de Turismo Receptivo, do curso de Turismo da Universidade Estácio de Sá, sob orientação do Prof. Carlos Eduardo Guimarães
Localização
Santa Teresa é composta de várias ladeiras tortuosas que a ligam aos bairros vizinhos da Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Lapa, Bairro de Fátima, Catumbi e Rio Comprido. O bairro vem se firmando como uma das atrações do Rio de Janeiro, já sendo conhecido como a “Montmartre” carioca.
O convento deu nome ao bairro, no século XVIII. Na época foi habitada pela classe alta, que construiu diversos casarões em estilo francês, muitos deles ainda de pé. O bonde surgiu em 1872, e acabou por tornar-se símbolo do bairro, já que é a única linha de bondes em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro. No alto há uma impressionante vista da cidade, além do acesso ao Parque Nacional da Tijuca e ao Corcovado.
PASSEIO DE BONDE E MUSEU DO BONDE. O bonde sobe pela rua Almirante Alexandrino, liga o bairro ao centro pelos Arcos da Lapa. É a única linha de bondes circulando pela cidade. O Museu do Bonde possui mais de 300 peças que ilustram a “passagem” dos bondes pela cidade do Rio de Janeiro. Aberto de 9:00 às 16:00h. Aos sábados acontece o “Percurso Cultural”, saindo da estação Carioca do Bonde.
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU É a instituição pública que reúne o maior conjunto de obras de Candido Portinari, além de diversos artistas brasileiros como Guignard, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Di Cavalcanti. O Museu da Chácara do Céu tem como proposta articular arte e cidade, mantendo exposições de longa duração sobre arte brasileira, iconografia do Rio de Janeiro, arte européia, e arte oriental.
PÓLO GASTRONÔMICO O Pólo Gastronômico de Santa Teresa assume maiores proporções a cada ano, devido a sua qualidade e diversidade. São bares e restaurantes de culinária diversa. No Largo dos Guimarães se concentram os mais badalados restaurantes e bares, que oferecem cerveja gelada e ótimos aperitivos. Entre eles, Bar do Mineiro, Bar do Arnaudo (comida nordestina), Sobrenatural (frutos do mar) e Adega do Pimenta (alemão). Quando anoitece, o agito toma conta do lugar.
PARQUE DAS RUÍNAS O Centro Cultural Parque das Ruínas foi inaugurado em 1997 pela Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro onde antes sitiava-se a residência de Laurinda Santos Lobo. O público tem à disposição obras inspiradas no experimentalismo das artes plásticas de artistas como Aluísio Carvão, Haroldo Barros, Lygia Clark e Paulo Roberto Leal.
Castelo Valentim Convento de Santa Teresa Ateliês Igreja de Nossa Senhora das Neves Hotel Santa Teresa
Mais de 40 residências hospedam com conforto e de modo diferenciado no charmoso bairro carioca de Santa Teresa. Tipo de estadia comum na Europa, o sistema de bed and breakfast foi adaptado pela Rede Cama e Café, que adicionou o toque do que o povo brasileiro sabe e gosta de fazer: se relacionar e acolher bem as pessoas. Além de preparar um gostoso café da manhã, os anfitriões, como são denominados os proprietários das casas, dão aos hóspedes todas as dicas sobre os melhores programas para se fazer no Rio. Indicado pelo respeitado guia Lonely Planet como um dos cinco melhores lugares para se hospedar no Rio, o Cama e Café oferece uma experiência única, altamente personalizada, promovendo o intercâmbio cultural e o verdadeiro contato com o cotidiano brasileiro. Em três anos de funcionamento, recebeu mais de 4.000 hóspedes, com 100% de ocupação no carnaval e Réveillon de 2007. O grande diferencial da Rede Cama e Café é a possibilidade de convívio diário com os habitantes locais, seus hábitos e sua cultura.
O Hotel Santa Teresa, casarão histórico restaurado no centro histórico e cultural da cidade de Rio de Janeiro. Escolhido um dos 70 melhores hotéis pela Condé Nast Traveller em 2009.
O mais novo boutique hotel design de luxo do Rio de Janeiro oferece ao viajante uma decoração refinada, inspirada nas raízes africanas e índigenas do norte e oeste do Brasil, das grandes épocas do "Brasil do Café", da cana-de-açúcar, do cacau, dos mistérios e mitos do Rio barroco e macumba.
Os jardins tropicais, piscinas naturais, a fauna local com micos, papagaios e tucanos, criam uma atmosfera bucólica extraordinaria no centro do Rio de Janeiro.
O Lounge, Bar dos Descasados, aberto sob os arcos da antiga senzala, é um local ideal para drinks entre amigos. Para os mais românticos e para todos aqueles que brindam a vida, o momento inesquecível é o pôr-do-sol visto desse local, que pode ser acompanhado das melhores cachaças, ou de um bom vinho, selecionado em nossa adega. Aberto todos os dias das 11h. às 23h 30min., o Lounge Bar dos Descasados tem a opção de almoço light, drinks, degustação de cachaças, aperitivos e snacks. Incentivando sempre a cumplicidade, o culto da amizade e do romance por seu ambiente aconchegante!
Le SPA do hotel Santa Teresa, requinte tropical luxuoso e sofisticado único no Rio de Janeiro, oferece os melhores tratamento da marca eco amazônica Natura, assim como uma grande variedade de massagens corporais e faciais.
O Térèze, restaurante gastronômico do Hotel Santa Teresa, do Chef francês Damien Montecer, já virou ponto da gastronomia no Rio de Janeiro, e um dos mais bem cotados com sua “Cuisine du Monde”, inspirada com o melhor dos produtos das terras do Brasil.
Ambientes acolhedores, exclusivos e sofisticados, com uma proposta de decoração única, utilizando-se de produtos que expressam a natureza e trazendo o mais novo conceito de hospedagem: DESIGN TROPICAL. Os espaços intimistas são decorados com peças de artistas e designer brasileiros já mencionados como: Sérgio Rodrigues, Studio Vitty, Rock Lane. Todo esse conforto, luxo e tranqüilidade estão presentes nos 44 apartamentos e suítes, não esquecendo a alta tecnologia como televisões de LCD, internet wireless, arcondicionado central e os demais confortos que a vida moderna nos traz.
Superior: Com vista sobre o jardim tropical e a Serra de Petrópolis. Tem em média 30 m² e oferece o melhor para o seu conforto comodidade. Com enxoval de algodão egípcio, cama de casal king size, ar-condicionado, mini-bar, televisão LCD e internet rápida wireless. DeLuxe: Amplos e espaçosos, com vista espetacular sobre as Colinas de Santa Teresa, da Serra de Petrópolis, da Baía da Guanabara e dos jardins tropicais do hotel, os quartos Luxo são muito especiais! Com 35 m², em média, esse quarto oferece enxoval de algodão egípcio, cama de casal king size ou duas camas de solteiro, ar-condicionado, mini-bar, televisão LCD e internet rápida wireless e quartos conectantes .
Junior: Uma área de estar ampla e agradável com vista para a Serra de Santa Teresa e de Petrópolis, a Junior Suite é perfeita pra quem deseja um ambiente mais espaçoso e confortável. Com espaço médio de 40 m², possui enxoval de algodão egípcio, cama de casal king size ou duas camas de solteiro, ar-condicionado, mini-bar, televisão LCD, DVD player e internet rápida wireless e quartos conectantes Master: Um ambiente harmonioso, com cortinas leves e uma área de estar decorada com móveis de Sérgio Rodrigues e Rock Lane, a Master Suite possui, em média, 60 m² de luxo e conforto. Uma linda vista das montanhas e da Serra de Petrópolis é apresentada numa ampla área de estar. Além da cama de casal king size, ar-condicionado, mini-bar, televisão LCD, DVD player e internet rápida wireless, ainda foi decorada com uma banheira desenhada pela Studio Vitty.
Deluxe Panoramic: Esta exclusiva suíte, com uma deslumbrante vista de 180º, tem aproximadamente 120m² de luxo, prazer e conforto. A Deluxe Suite Panoramic tem uma ampla sala de estar, uma varanda panorâmica com vista para a Serra de Petrópolis e de Teresópolis, um espaçoso quarto com vista para a Baía da Guanabara e a Central do Brasil, além de um amplo banheiro com duas áreas de relaxamento e uma banheira desenhada pela Studio Vitty, que apresenta uma bela vista da Serra de Santa Teresa e do Cristo Redentor. Essa suíte possui cama super king size, televisão LCD, DVD player, internet rápida wireless e enxoval de algodão egípcio.