Histologia Vegetal

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Histologia Vegetal as PDF for free.

More details

  • Words: 734
  • Pages: 3
Histologia vegetal -Histologia Vegetal- é o estudo específico de tecidos vegetais. Tecidos Vegetais são grupos de células que geralmente realizam as mesmas funções. São divididos em meristemas (tecidos meristemáticos ou embrionários) e tecidos adultos (tecidos permanentes da planta).

Meristemas Formados por células pequenas e justapostas, com grande capacidade de multiplicação. Os meristemas podem ser primários ou secundários: Primários: proporcionam o crescimento em extensão do vegetal (crescimento longitudinal). Ex.: gema apical (caule) e subapical (raiz). Os Meristemas Primários são divididos em: -

Dermatogênio (origina Periblema (origina Pleroma (origina os - Caliptrógeno (origina a coifa ou caliptra)

os os tecidos

tecidos tecidos do

de

revestimento) da casca) cilindro central)

Secundários: relacionam-se com o crescimeto em espessura do vegetal. Ex.: felogênio e câmbio (feloderme) Os Meristemas Felogênio (origina - Câmbio (xilema e floema).

Secundários o

são suber

e

divididos o

em: feloderme)

Adultos ou Permanentes São classificados segundo a função:

Proteção a) EPIDERME: É a camada externa da planta que faz o revestimento de folhas e caules jovens. A Epiderme apresenta anexos para melhor desempenho de suas funções. Cutícula: película lipídica e impermeável que recobre as folhas das plantas terrestres. Impede o ressecamento, diminuindo a transpiração; Cera: lipídeo impermeável. Mesma função da cutícula; Pêlos/tricomas: muitos com substâncias urticantes (urtigas) e enzimas proteolíticas (plantas insetivadoras); tem função urticante e absorvente, muitas vezes secretam substâncias oleósas, o que impede a perda de água. Acúleos: estruturas pontiagudas originadas da epiderme com a função de proteção ou defesa.

Papílas: Função: armazena óleos essencias. Estômatos (células guardas): local onde realizam-se as trocas gasosas. Lenticelas: tecido que sofre pequenas rachaduras chamadas de lenticelas, as quais permitem a entrada de oxigênio e a saída do gás carbônico, durante a respiração das células. b) SÚBER: camada de células mortas pela deposição de suberina (substância lipídica, impede a passagem de água e gases) que substitui a epiderme. Proteção mecânica e térmica (cortiça). Deriva-se do crescimento para fora do felogênio. Reveste o caule e a raiz de plantas adultas.

Sustentação Existem dois tecidos de sustentação: a) Colênquima: tecido formado por células vivas, clorofiladas, possuem parede de celulose. Função: Sustentação e flexibilidade. É encontrado nas partes herbáceas do vegetal, logo abaixo da epiderme. b) Esclerênquima: tecido formado por células mortas com reforço de lignina (dá rigidez e é impermeabilizante). Esse tecido é comparado aos ossos dos animais. É encontrado nas partes lenhosas do vegetal, logo abaixo do colênquima e ao redor de feixes condutores.

Preenchimento Conhecidos com o nome de parênquimas (tipo de tecido mais comum, pode ser clorofilado ou não, é formado por células vivas). Podem ser: a) Clorofilianos/Clorênquimas/Assimilador: realiza a fotossíntese, apresenta clorofila e é constituído por células vivas e apresenta coloração verde. Divididos em paliçadico e lacunoso; Paliçadico: células alongadas Lacunoso: células esféricas. b) Reserva: formado por células que armazenam substâncias nutritivas, são aclorofilados e incolores. Aquífero: tem a função de armazenar água, característico dos vegetais de clima seco (permite a sobrevivência do vegetal) •



Aerífico/Aerênquima: ocorre a presença de ar entre as células (auxilia na flutuação).

Característico de plantas aquáticas, reserva o hormônio AIA (auxinas), no ápice dos caules e das raízes. •

Amilífero: reserva de amido, em forma de grãos. Ex: batata.

Condução

a) Lenho/Xilema: (xilema): tecido morto, conduz seiva bruta (água e sais minerais) é formado por células mortas e ocas; b) Líber (floema): tecido vivo, conduz seiva elaborada (água e produtos orgânicos produzidos pela fotossíntese).

Secreção Pêlos secretores: secretam uma substância urticante, e são usados para defesa ou proteção da planta. Nectários: Glândulas que produzem secreção odorífera e doce para atrair insetos e pássaros, facilitando a polinização. Na maioria das plantas encontra-se nas flores, porém no maracujá os nectários estão no pecíolo das flores, e por isso são chamados nectários extraflorais. Hidatódios: Estão localizados nas bordas das folhas e eliminam água e sais minerais na forma de gotículas, processo chamado de Gutação ou Sudação Vasos Lactíferos: Produzem látex. Sua função é de proteção e cicatrização. Ex.: Jaqueira, Mangabeira, Seringueira. Canais resiníferos: Produzem resina. Sua Função é de defesa, como por exemplo o âmbar, que protege a planta contra os insetos e fungos. Muitas vezes a resina em contato com o ar se solidifica. Bolsas Secretoras: Secreção oleosa e cheirosa como no eucalipto, limão etc. Hormônio: O principal hormônio vegetal é o AIA (Ácido Indol Acético). É produzido pelos meristemas na parte apical vegetal, principalmente: caule; raíz; folha e nos embriões da semente. Esse hormônio é responsável pelo crescimento do vegetal.

Related Documents

Histologia Vegetal
June 2020 14
Histologia Vegetal
November 2019 22
Histologia Vegetal
May 2020 10
Histologia
November 2019 28
Reino Vegetal
June 2020 12