Grupo De Permacultura

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Grupo De Permacultura as PDF for free.

More details

  • Words: 593
  • Pages: 2
Grupo de permacultura PROJETO GALPÃO PERMACULTURAL NA RURAL Introdução A Permacultura é uma ciência que conduz ao aproveitamento e canalização da energia fluente e dos recursos disponíveis, bem como, proceder a reciclagem dos materiais produzidos nas nossas atividades diárias, atuando em favor da natureza e respeitando os seus ciclos. Desenvolve pequenos sistemas produtivos que fazem a integração harmônica entre plantas, animais, edificações e infraestrutura através da união do conhecimento tradicional e observação da natureza à tecnologia da ciência moderna. Apresentação do Grupo O Grupo de Permacultura é um grupo aberto de estudos, pesquisas e práticas, criado em outubro de 2000 com o objetivo de estudar e praticar os conceitos e técnicas da Permacultura, baseando-se na ética e na sustentabilidade, trabalhando coletivamente os sentimentos, a ansiedade, escolhas e decisões. Desde então vem promovendo palestras abordando o tema como: o bambu e suas utilizações; vivências com a apresentação do tema e suas atividades em nossa área experimental de sistema agroflorestal; construção de forno de barro cm estrutura de bambu; criação de espaço para coleta de materiais a serem utilizados em oficinas de reciclagem; apresentação da técnica de compostagem. Promoveu a ida do grupo do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), no curso de Bioconstruções, trazendo como contrapartida, oficina de reciclagem de papel junto ao CAIC. Objetivos : 1- Local pra realização de atividades coletivas, tais como : • Reunião de grupos organizados da rural; • Sala aberta de estudos e local para a realização de oficinas; • Promover apresentações culturais (cenários, saraus, roda de viola; etc); • Promover a interação dentro do Campos; 2- Estudo, teste e utilização de materiais recicláveis e alternativos, presentes no Campos para construções em geral. 3- Ser novo ambiente para troca de informações culturais, técnicas e científicas, tais como: • Espaço para palestras e cursos diversos (artesanatos, construções, etc); • Local para receber escolas e grupos da comunidade interessados em bioconstruções; • Ser um exemplo modelo de bioconstrução. Justificativa O grupo pretende por meio desta construção melhorar as perspectivas ecológicas e ambientais no meio acadêmico fomentando práticas que complementarão o curso teórico/prático a ser realizado nesta ocasião. Não existe (ainda) espaço semelhante na rural: público, próximos aos alojamentos e pertencente à comunidade universitária, constituído de materiais locais recicláveis, biodegradáveis pelos próprios estudantes. Servirá de incremento à pesquisa de materiais de construção ocupando o bosque de maneira mais eficiente e coletiva.

Como não se observa o uso destes materiais com freqüência na comunidade próxima, o presente projeto pretende difundir esta tecnologia. Metodologia Do Projeto: Foram realizados estudos individuais e coletivos, discussões a respeito dos materiais a serem utilizados, da forma, número de colunas e tamanho do galpão, além da escolha do local apropriado levando em consideração as condições ambientais como: incidência solar, eólica e hidrologia; e do terreno em local mais elevado onde não alaga, etc. Da Execução: A construção será realizada na forma de um curso de Introdução à Permacultura com uma fase de bioconstrução e em outro momento a de design de sistemas permaculturais envolvendo palestras e práticas sendo estas dirigidas pelos facilitadores. Serão testados diferentes materiais na construção das paredes e telhados. Para as paredes pensamos em utilizar tijolos de solo cimento, pau-a-pique, treliça de bambu, garrafa pet com areia, treliça viva, garrafas de vinho e cob; Para o telhado pensamos em caixas de leite, garrafas pet e sapê; para as estruturas colunas vigas e ripas de bambu e eucalipto. Aceitamos indicações de materiais não mencionados anteriormente.

Obs. Gerais: O coordenador do curso de arquitetura disponibiliza a maquina de confecção de tijolo de ferro cimento

Related Documents