Gravidez

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Gravidez as PDF for free.

More details

  • Words: 528
  • Pages: 2
atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais cedo, pois as jovens estão se relacionando precocemente e com isso acabam engravidando, por este ou por aquele motivo, mas tendo em vista que faltaram cuidados na ora da prevenção.

Normalmente na hora H, os adolescentes esquecem que tem que se cuidar, na euforia do momento acabam deixando de usar algum método contraceptivo, sem pensar nas conseqüências que este ato pode lhes causar.

A gravidez na adolescência tem sérias implicações familiares, emocionais, econômicas, pois como as jovens estão engravidando cada vez mais cedo, sendo assim estão tendo de amadurecer antes do previsto, ao em vez de brincarem, estudarem vão ter que enfrentar a dura rotina de gente grande.

Muitas vezes quem fica de responsável pela criança são os avós, por que esses jovens não têm preparação e nem condições para cuida de uma criança, com isso interrompem o ciclo natural da vida.

Nos dias de hoje com a tecnologia que temos disposição, só fica grávida quem quer, maneiras de se precaver têm aos montes e não é só o fato da gravidez que preocupa, existe o fator muito real das doenças que são sexualmente transmissíveis que aumenta consideravelmente a cada dia. Os desafios de uma gravidez precoce A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação. Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento. Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem

um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis. O prazer momentâneo que os jovens sentem durante a relação sexual transforma-se em uma situação desconfortável quando descobrem a gravidez. É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranqüila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.

Related Documents

Gravidez
November 2019 17
Gravidez
June 2020 10
Gravidez
October 2019 17
Gravidez
November 2019 13
Gravidez
November 2019 20
Gravidez
October 2019 15