Gl 5: A Pesquisa Booleana Na Internet

  • Uploaded by: Biblioteca da Escola Secundária/3 José Cardoso Pires
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Gl 5: A Pesquisa Booleana Na Internet as PDF for free.

More details

  • Words: 772
  • Pages: 2


Também se pode optar por páginas numa determinada língua, com um formato de ficheiro específico: • por exemplo, só páginas com ficheiros .doc (Word), .xls (Excel) .ppt (Powerpoint), .pdf, .swf (Flash), etc. • em que o termo procurado apareça num local específico da página, por exemplo no título • ou até localizar endereços semelhantes a outros — o que pode ser útil quando não nos lembramos do endereço exacto de uma página que visitámos e de que nos esquecemos ou de que não temos a certeza.

Aprende a utilizar Todos os recursos Quando fazes uma Pesquisa na internet. Os motores de busca Possuem pesquisas avançadas Que nos permitem um maior rigor nos resultados que vamos obter, eliminando sugestões que não nos interessam e poupando tempo.

A ter em conta: •









A maior parte das páginas da internet tem conteúdos em língua inglesa.

Fonte:

Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares Ministério da Educação URL: http://www.rbe.min-edu.pt/

A pesquisa booleana é mais eficiente se utilizarmos termos em inglês. A maior parte dos motores de busca possui pesquisa avançada, com operadores booleanos já incluídos, não sendo necessário, por isso, utilizarmos operadores booleanos na pesquisa normal. Poupa tempo e esforço nos resultados das tuas pesquisas utilizando os recursos que os motores de busca disponibilizam. Antes de fazeres uma pesquisa pensa bem no que vais procurar e nas palavras que vais utilizar, de maneira a maximizar os resultados.

BE/CRE ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOSÉ CARDOSO PIRES

GUIÕES SOBRE LITERACIA DA INFORMAÇÃO

5

A PESQUISA BOOLEANA NA INTERNET Sabes o que é a PESQUISA BOOLEANA? Aprende aqui algumas técnicas de PESQUISA BOOLEANA

BE/CRE ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOSÉ CARDOSO PIRES

Página da BE/CRE na Internet: http://bibesjcp.no.sapo.pt Blogue da BE/CRE na Internet: http://becreesjcp.blogspot.com Página da escola na Internet http://www.esjcp.pt Rua Vergílio Ferreira — Torres da Bela Vista 2660-350 Stº António dos Cavaleiros Tel.: 21 989 77 40 Fax: 21 989 77 43 Correio electrónico: [email protected]

http://bibesjcp.no.sapo.pt Realizado por João Carlos Costa professor bibliotecário

Pesquisa booleana? O que é isso? Como se faz? 

 De onde vem esta palavra booleana?  E o que é a pesquisa booleana?  A palavra booleana vem do matemático e filósofo George Boole (1815-1864), que criou a álgebra booleana, que é onde se fundamenta a aritmética dos computadores (ou computacional), baseada em números binários. Esta aritmética permite operações lógicas com os operadores E, OU e ÃO (em inglês: AD, OR, OT), podendo haver algumas combinações destes operadores, como E ÃO (AD OT).  A pesquisa booleana faz a ligação das palavras que procuramos, de maneira a estabelecer uma equação de pesquisa.

Lisboa

Loures + Lisboa

No Google, se quisermos fazer uma pesquisa booleana, podemos recorrer à PESQUISA AVAÇADA, que se encontra logo à direita da caixa de pesquisa:



Depois de clicarmos na PESQUISA AVAÇADA, vamos para uma página do Google que nos permite fazer uma pesquisa booleana com diversas opções de operadores: Incluir um conjunto de palavras Procurar uma frase exacta (a frase tal e qual a escrevemos) Páginas que tenham pelo menos uma das palavras que escrevemos Páginas que não tenham uma palavra específica que referimos Podemos ainda fazer uma combinação das opções anteriores.

Se a nossa pesquisa utilizar o operador E (AD), vamos reduzir o campo de pesquisa, tornando-a mais selectiva, e isso significa uma intersecção (em, ao mesmo tempo que). Por exemplo, se usarmos Loures E Lisboa na pesquisa (ou Loures AD Lisboa), iremos apenas obter resultados que usam os dois termos em conjunto:

 

Já o operador E ÃO (AD OT) significa EXCLUSÃO, entre os termos utilizados na nossa pesquisa. Como exemplo, vamos escrever Loures E ÃO Lisboa (Loures AD OT Lisboa). Isso terá como resultado sugestões que incluem o termo Loures mas não o termo Lisboa.

 Se quisermos ampliar as possibilidades

1. 2. 3.

Loures

da nossa pesquisa, utilizamos OU (OR), que vai estabelecer uma UNIÃO entre os termos utilizados.  Por exemplo, se utilizarmos Loures OU Lisboa num catálogo ou num motor de busca de páginas da Internet, iremos obter resultados: • que referem o termo Loures • que referem o termo Lisboa • que referem os termos Loures e Lisboa em simultâneo.



Loures + Lisboa



OU significa UIÃO E significa ITERSECÇÃO E ÃO significa EXCLUSÃO

Loures



O que significa a pesquisa booleana?

4. 5.

ota: A parte a amarelo indica o que resulta da pesquisa.



Fazer uma pesquisa booleana no Google  Como é que posso fazer uma pesquisa booleana no Google?  A maior parte dos motores de busca de páginas da Internet e de bases de dados (por exemplo, de bibliotecas) possui um modelo de PESQUISA AVAÇADA.

Related Documents


More Documents from ""

Freindship
October 2019 124
October 2019 155
Industria Iso099.docx
November 2019 83
S2.pdf
December 2019 90
Humn1.docx
December 2019 93