Fundação Ford
Brasil
ÍNDICE
História e Missão da Fundação Ford
5
O Escritório da Fundação Ford no Brasil: 40 Anos de Apoio
7
Áreas de Atuação
9
Desenvolvimento Sustentável
11
Direitos Humanos
15
Governo e Sociedade Civil
19
PROJETO GRÁFICO
Sexualidade e Saúde Reprodutiva
23
Maria Clara Rodrigues de Moraes Christiane Mello
Outros
27
Para Solicitar uma Doação
30
FOTOLITO E IMPRESSÃO
Grafitto Gráfica & Editora
Rio Tapajós, Pará
História e Missão da Fundação Ford A Fundação Ford é uma organização independente com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza e da injustiça, para o fortalecimento dos valores democráticos e da cooperação internacional e a promoção do desenvolvimento humano. O trabalho da Fundação consiste em fazer doações para pesquisa, encontros, capacitação e treinamento, e outros programas que correspondam a seus princípios.
Criada em l936, nos Estados Unidos, a Fundação operou como organização filantrópica no estado de Michigan até expandir-se, em l950, para se tornar uma fundação de alcance nacional e internacional. Seus recursos iniciais advêm Rodrigo Azevedo
de investimentos e, originalmente, de ações da Companhia Automobilística Ford doadas por Henry e Edsel Ford. A Fundação não mais possui ações da
Maquete criada com sucata pelos meninos do Projeto TV Morrinho da comunidade Pereira da Silva, Rio de Janeiro
Companhia Ford ou qualquer ligação direta com a empresa ou com a família Ford. Atualmente opera através de um Conselho Diretor, que estabelece a política geral da Fundação, uma Presidente e uma equipe internacional que administra programas e operações, avalia e recomenda doações. Desde sua criação, a Fundação já desembolsou mais de U$10 bilhões em doações, e seu orçamento global em 2003 foi da ordem de U$500 milhões. Assessores em doze escritórios na África, Ásia, América Latina, Oriente Médio e Rússia utilizaram 40% deste valor para programas nos países em desenvolvimento.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
5
A Fundação acredita que o desafio fundamental de toda sociedade é a criação de sistemas políticos, econômicos e sociais que promovam a paz, desenvolvimento humano e o uso sustentável do meio ambiente do qual a vida depende. Também acredita que a melhor forma de enfrentar esse desafio é encorajar iniciativas daqueles que vivem e trabalham em contato com problemas reais, promover a colaboração entre governos, sociedade civil e empresas e assegurar a participação de homens e mulheres em todos os níveis da sociedade. A experiência demonstra que tais ações contribuem para o diálogo, reforçam compromissos sociais e possibilitam mudanças Rodrigo Azevedo
concretas nas condições de vida e existência para todas as pessoas.
O Escritório da Fundação Ford no Brasil: A Fundação Ford é apenas uma das fontes de
40 Anos de Apoio
apoio para essas iniciativas, e seus recursos financeiros são modestos se comparados às necessidades de cada sociedade. Por esta razão,
Estabelecido em l962, o Escritório do Brasil é um dos mais antigos entre os doze
a Fundação concentra-se em três áreas pro-
escritórios que a Fundação Ford mantém em diversas regiões do planeta. Estes
gramáticas prioritárias: Paz e Justiça Social,
escritórios permitem parcerias de trabalho mais próximas com os indivíduos e
Recursos Locais e Desenvolvimento Comunitário,
as instituições locais. O Escritório do Brasil é dirigido por um Representante que
e Conhecimento, Criatividade e Liberdade,
trabalha com três assessores, dois assistentes de programas e doze funcionários
subdivididas por unidades temáticas especí-
administrativos, que desembolsam anualmente cerca de US$10 milhões em
ficas em cada país ou região, de acordo com os
doações para centros de pesquisa e instituições da sociedade civil que atuam
contextos locais.
em áreas consideradas de extrema relevância.
F U N DA ÇÃO F O R D B R A S I L
7
Como nas demais regiões, o Escritório do Brasil tem sido fonte de apoio financeiro a pessoas e organizações inovadoras comprometidas com
ÁREAS DE ATUAÇÃO
o desenvolvimento humano, a consolidação da democracia e a redução da pobreza e da in-
Desenvolvimento Sustentável
justiça. Estes objetivos são reforçados através de doações em quatro áreas principais:
Direitos Humanos
Governo e Sociedade Civil, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Sexualidade e
Governo e Sociedade Civil
Saúde Reprodutiva.
Sexualidade e Saúde Reprodutiva O
Escritório
do
Brasil
tem
colaborado
ativamente na criação de várias instituições de pesquisa e associações acadêmicas de prestígio internacional. O compromisso da Fundação com seus objetivos institucionais pode ser verificado através do apoio permanente à pesquisa aplicada, estudos de políticas públicas, fortalecimento de instituições e projetos pilotos que constroem respostas inovadoras para as questões sociais e ambientais que mais afligem o Brasil. Em cooperação com especialistas brasileiros, os assessores de programas formulam suas estratégias em torno de temas prioritários identificados como principal fonte de preocupação nacional. Dentre estes, os projetos são escolhidos segundo seu potencial de impulsionar determinados campos de pesquisa e análise e de contribuir positivamente para o planejamento e implementação de políticas públicas democráticas. Bamidelê — Grupo de Mulheres Negras da Paraíba
8
FU N D A Ç Ã O F OR D BRASIL
Desenvolvimento Sustentável O Programa de Desenvolvimento Sustentável visa apoiar a construção de um modelo de desenvolvimento que assegure o controle dos recursos naturais, sociais e humanos aos grupos de baixa renda, visando à melhoria de seu bemestar. O Programa é parte da missão da Fundação Ford de contribuir para a redução da pobreza, da injustiça e de fortalecer os valores democráticos.
Uma meta central do Programa é apoiar iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida de comunidades de baixa renda, por meio de uma abordagem sistêmica, tendo como horizonte um desenvolvimento eqüitativo e sustentável.
A carteira de projetos apoiados foi construída a partir da agenda do movimento pelo desenvolvimento sustentável, que emergiu no Brasil com a convicção de que o crescimento econômico tem que estar ligado à conservação ambiental, a uma maior eqüidade social e à consolidação das instituições democráticas. O desenvolvimento sustentável também requer respeito pela diversidade cultural dos agentes sociais.
Para atingir esses objetivos, a Fundação apóia iniciativas estratégicas em pesquisa aplicada, capacitação, controle social, desenvolvimento institucional e projetos de desenvolvimento local sustentável, em temas como produção agroflorestal, agroecologia e desenvolvimento sustentável em áreas urbanas.
DOAÇÕES RECENTES INCLUEM:
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) Apoio ao Projeto Brasil Sustentável e Democrático, com vistas a colaborar para promoção do debate público sobre sustentabilidade na perspectiva da consolidação democrática, além de iniciativas de controle social sobre o poder público e de justiça ambiental no Brasil.
Instituto Sócioambiental (ISA) Para pesquisa aplicada, iniciativas de controle social sobre o poder público, ações legais em direitos humanos e desenvolvimento sustentável na Amazônia e na Mata Atlântica.
Rodrigo Azevedo
Claudia Ferreira Claudia Ferreira
Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA) Apoio a programas de pesquisa, iniciativas de controle social sobre o poder público, assistência técnica e agroecologia, voltadas para o desenvolvimento local sustentável.
Fundação Vitória Amazônica (FVA) Apoio a iniciativas de desenvolvimento comunitário baseado na conservação e na defesa dos direitos das populações tradicionais dentro e próximas do Parque Nacional do Jaú.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
13
Direitos Humanos O Programa de Direitos Humanos tem como seu maior desafio identificar e apoiar ações que visam à consolidação do estado democrático de direito para assegurar tanto as liberdades civis quanto os direitos econômicos e sociais. A Constituição Federal de 1988, as leis ordinárias e os instrumentos internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil constituem um marco legal suficiente para as mudanças necessárias. No entanto, a democracia brasileira depende ainda de uma sociedade civil autônoma que combata as desigualdades e ajude a construir mecanismos de implementação de direitos e não discriminatórios.
Especificamente, o Programa de Direitos Humanos contribui para a construção de uma consciência sobre a discriminação racial no Brasil e sobre as melhores formas de combatê-la, através da pesquisa em ciências sociais, do fortalecimento de organizações não-governamentais, de cursos para operadores do direito, da defesa legal em casos exemplares, do apoio institucional para organizações sociais e publicações. Apóia também o desenvolvimento de uma infra-estrutura de direitos humanos através de cursos e seminários, programas universitários que ampliem o acesso à educação, promoção e defesa dos direitos humanos, fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil nas cinco regiões do país, além Rodrigo Azevedo
de redes de intercâmbio nacionais e internacionais, principalmente do hemisfério sul.
Comunidade do Vidigal, Rio de Janeiro
A Fundação Ford também incentiva as ações de promoção e defesa dos direitos das mulheres através de programas de acesso à justiça, especialmente em casos de violência doméstica e sexual. E tem como uma de suas prioridades o uso do direito no interesse público, através de pesquisas sobre o Poder Judiciário, assim como experiências de acesso à justiça, promovidas por organizações da sociedade civil e universidades.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
15
DOAÇÕES RECENTES INCLUEM:
Asma Jahandir, Relatora Especial da ONU sobre Execuções Sumárias
Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) Realização de um concurso nacional para selecionar e financiar 30 projetos de implementação da plataforma de ação aprovada na Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas da Intolerância, ocorrida em Durban, 2001.
Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) Para um programa internacional de direitos humanos que facilita o acesso de brasileiros aos órgãos internacionais de proteção dos direitos humanos das Nações Unidas e ao Sistema Inter-Americano de Direitos Humanos.
Fundo Angela Borba – Um Recurso para Mulheres Para pequenas doações a grupos de base que promovem e protegem os direitos das mulheres.
Terra de Direitos Para fortalecer a capacidade institucional da organização e desenvolver programas de defesa de direitos referentes ao acesso à terra urbana e rural no Brasil.
Universidade Federal da Bahia Para o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) desenvolver um programa de capacitação em relações étnicas e raciais para alunos afro-brasileiros de graduação e pós-graduação. Quilombo Caiana dos Crioulos, Paraíba FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
17
Afroreggae — Vigário Geral, Rio de Janeiro
Governo e Sociedade Civil Governos e sociedades democráticos, eficazes e inclusivos são fatores centrais para a conquista da paz e justiça social em todos os níveis do sistema mundial, do local ao global. Na Fundação Ford, a área de Governo é voltada para o exercício da autoridade democrática nas questões de interesse público – eqüidade, segurança, paz e justiça social. A área de Sociedade Civil trabalha com os movimentos e instituições da sociedade através dos quais as pessoas possam assegurar seus direitos e cumprir suas responsabilidades como cidadãos e cidadãs ativos. Governo e sociedade civil constituem como meios essenciais para garantir paz e justiça social, mesmo que seus mecanismos institucionais possam variar dependendo do contexto. Governo e sociedade são dois campos interligados: grupos de cidadãos fortalecidos e independentes promovem a transparência e permitem que vozes sub-representadas sejam ouvidas. Por outro lado, um governo democrático assegura um ambiente jurídico e regulatório que permite que a sociedade civil prospere. Onde não existe democracia, a imaginação cívica se enfraquece, e onde a energia cívica é mínima, a democracia não pode prosperar. No entanto, eles continuam sendo campos separados, pois a sociedade civil é muito mais do que um braço da governança, e a governança é muito mais do que um comando dos cidadãos.
Ierê Ferreira
Claudia Ferreira
Polícia Interativa — Perpétuo Socorro, Macapá
Claudia Ferreira
Alguns dos temas de interesse prioritário da Fundação são as áreas de
DOAÇÕES RECENTES INCLUEM:
participação da sociedade civil no monitoramento de políticas públicas, transformação do estado, comércio internacional, sistemas de segurança e
Centro de Criminologia e Segurança Pública (CRISP) da Universidade
reforma da polícia, globalização, media, sistemas políticos, filantropia e
Federal de Minas Gerais
movimentos sociais.
Para a criação de um centro de pesquisa e treinamento em segurança pública.
A independência da Fundação Ford e sua longa história de financiamento têm cumprido um papel importante na convocação de diversos atores do governo,
Associação Brasileira de ONGs (ABONG)
sociedade civil, movimentos e comunidade de pesquisa para o enfrentamento
Apoio institucional para aumentar a comunicação entre os membros da rede e
dos desafios de desenvolvimento institucional em longo prazo.
fortalecer a presença da associação em nível nacional através da sua participação na elaboração, implementação e monitoramento de políticas governamentais.
Claudia Ferreira
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) Apoio para capacitação e debate na sociedade civil sobre políticas públicas de serviços essenciais para consumidores no Brasil.
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) Para a Rede Brasileira de Integração dos Povos (REBRIP) capacitar a sociedade civil e promover discussões qualitativas sobre comércio regional e internacional no Brasil e na América Latina.
Fórum Social Mundial, Porto Alegre FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
21
Projeto Saúde e Alegria, Pará
Sexualidade e Saúde Reprodutiva O Programa de Sexualidade e Saúde Reprodutiva visa promover a igualdade de gênero e os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e homens, através da melhoria das políticas de saúde. Apesar da mobilização da sociedade civil e dos resultados positivos de políticas de saúde desde o início dos anos 80, especialmente na área de combate ao HIV/AIDS, há ainda muito a ser feito para que populações historicamente excluídas tenham acesso aos recursos de saúde reprodutiva. Mila Petrillo
Para alcançar estes objetivos, o Programa se organiza em torno de duas prioridades. A primeira está direcionada para as necessidades de organi-
Peça "Escola falta mais o que?", C.R.I.A. – Centro de Referência Integral de Adolescentes, Bahia
zações das regiões mais pobres do Brasil, particularmente do Norte e do Nordeste do Brasil. As estratégias incluem: apoio a organizações que visam à saúde reprodutiva de afro-brasileiros e populações indígenas; a implementação de modelos locais de assistência em saúde reprodutiva, o reforço à participação nas comissões municipais de saúde e nas políticas e serviços de saúde pública que incluam homens e jovens.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
23
DOAÇÕES RECENTES INCLUEM:
A segunda prioridade é o fortalecimento da pesquisa em ciências sociais sobre sexualidade e saúde reprodutiva – com ênfase especial na descentralização do conhecimento existente e de recursos da pesquisa – para fortalecer as ciências
Projeto Saúde e Alegria - Centro de Estudos Superiores
sociais aplicadas e aumentar a capacidade de organizações governamentais e
de Promoção Social e Meio Ambiente
não-governamentais no uso de estatísticas e indicadores de saúde. Apoio para o Centro fortalecer seus programas de base comunitária integrando saúde e desenvolvimento sustentável
Um terceiro componente do Programa é a construção da cooperação Sul-Sul,
na Amazônia oriental.
como a atual cooperação entre Brasil e Moçambique no campo de prevenção e tratamento de HIV-AIDS. Com apoio do escritório da Fundação Ford na África do Sul, esta iniciativa tem contribuído para o debate sobre direito de acesso ao
Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN)
tratamento e acordos internacionais sobre propriedade intelectual, visando
Para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos em
promover mudanças nas políticas públicas internacionais voltadas para o
centros religiosos afro-brasileiros.
combate ao HIV-AIDS.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Um dos principais objetivos do Programa é promover um diálogo sobre direitos Pesquisa aplicada, extensão comunitária e educação pública
humanos, sexualidade e saúde reprodutiva, que ajudem a formular princípios
sobre sexualidade e direitos reprodutivos.
éticos norteadores para as relações de gênero, combatendo todas as formas de discriminação, com foco especial no apoio às populações socialmente
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade
vulneráveis.
Federal de Rondônia (UFRO) Pesquisa aplicada sobre saúde reprodutiva de populações indígenas no estado de Rondônia e treinamento de agentes locais de saúde.
Projeto Saúde e Alegria, Pará
Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) Para a criação do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) com o objetivo de contribuir para o debate sobre políticas públicas, produzir e disseminar pesquisa e reforçar estratégias referentes ao debate sobre sexualidade e direitos sexuais como direitos humanos na América Latina.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
25
Outros A Fundação Ford no Brasil também desenvolve algumas iniciativas específicas voltadas para combater as desigualdades étnicas e raciais no sistema educacional e melhorar o acesso à educação superior de populações historicamente excluídas.
Programa Internacional de Bolsas (IFP) A Fundação Ford, em novembro de 2000, iniciou um programa de bolsas de estudo para possibilitar a milhares de pessoas historicamente excluídas por conseqüência da sua situação socioeconômica e/ou de cor, raça e etnia a realização de estudos em nível de pós-graduação, em 22 países do mundo. O programa se constitui em apoio financeiro por até três anos para estudos de nível de pós-graduação – mestrado ou doutorado - em qualquer área do conhecimento relacionado às prioridades de ação da Fundação Ford. No Brasil, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, através da sua dimensão de ação afirmativa, o programa reafirma o compromisso da Fundação Ford com o aprimoramento intelectual, o desenvolvimento de lideranças e a busca de eqüidade e justiça social.
Comitê da Boa Vizinhança A Fundação Ford, no mundo todo, busca estimular a integração e a participação de funcionários nas atividades programáticas e reforçar sua missão institucional com o financiamento de iniciativas que contribuem para um ambiente positivo, inovador e fomentador, da comunidade vizinha ao escritório, através de um Comitê de Boa Vizinhança. Este Comitê é formado por um grupo voluntário de funcionários do escritório e, atualmente, apóia projetos nas áreas temáticas de artes, educação e assistência social, tendo como público alvo crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas da terceira idade desprivilegiadas e pessoas com necessidades especiais. Suas doações mais recentes incluem a organização Se Essa Rua Fosse Minha, no apoio para a realização de uma pesquisa aplicada voltada para a introdução de um sistema de informação sobre serviços públicos para meninos e meninas de rua, e o Centro de Reabilitação e Reintegração do Instituto Anna
Rodrigo Azevedo
Freud (CREARTE), para apoiar a criação de um laboratório de informática para o uso das crianças e adolescentes com necessidades especiais do centro.
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
27
Mídia O Escritório do Brasil criou recentemente um Fundo Especial de Mídia que visa enfrentar os problemas estruturais dos meios de comunicação no Brasil e fortalecer as estruturas legais e políticas que podem garantir independência e autonomia à mídia brasileira. O objetivo deste fundo é fortalecer a capacidade institucional de grupos que já trabalham pela democratização da comunicação e da mídia no Brasil, assim como centros de pesquisa que possam contribuir para esta discussão e estimular mudanças nas políticas públicas orientadas para a democratização dos meios de comunicação. Entre suas doações mais recentes está a Rede do Terceiro Setor (RITS), para estimular, potencializar e capacitar a atuação da sociedade civil brasileira na construção de políticas governamentais democráticas para os meios de comunicação.
Projeto Pathways to Higher Education
Pathways - Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira Em 2001, a Fundação apoiou o Concurso Nacional Políticas da Cor no Ensino Superior, em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O concurso destinou-se à seleção e financiamento de projetos orientados a promover ações, programas e iniciativas que visem ampliar as condições de acesso e/ou permanência de membros dos grupos historicamente excluídos das instituições de ensino superior brasileiro, especialmente a população negra. Mediante o concurso, foram selecionados e financiados 27 projetos. O objetivo desse projeto é estimular experiências existentes, bem como fomentar a criação de novas iniciativas destinadas a promover ações democratizadoras que estimulem políticas institucionais e/ou governamentais dirigidas ao combate das desigualdades étnico-raciais e sociais no ensino superior.
Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas Fórum Mundial da Sociedade de Informação em Genebra, Suíça FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
29
Para Solicitar uma Doação QUALIFICAÇÃO. Qualquer instituição legalmente constituída pode solicitar uma doação da Fundação Ford. As doações destinam-se exclusivamente a atividades educacionais, científicas, literárias ou beneficentes, segundo as leis fiscais norte-americanas que regulamentam as instituições filantrópicas privadas.
4. Descrição das atividades a serem financiadas, incluindo gastos com pessoal e cronograma. 5. Resultados e progressos esperados, inclusive o impacto projetado sobre o público-alvo e como seria avaliado esse impacto. 6. Orçamento detalhado, incluindo os recursos solicitados à Fundação e, eventualmente, fundos de outras fontes.
TIPOS
DE
DOAÇÃO. As doações do Escritório da Fundação no Brasil são, na grande maioria,
destinadas a organizações públicas e privadas, que proponham atividades criativas e
7. Uma declaração informando de que modo o projeto promoverá a diversidade e a igualdade de oportunidades.
inovadoras relacionadas com questões importantes e situadas nas áreas temáticas já descritas. Não há programa organizado de bolsas ou de doações individuais, já que a
DIVERSIDADE
E I GUALDADE DE
OPORTUNIDADES. Em seu trabalho em todo o mundo, a
Fundação prefere encaminhar estas doações através de instituições donatárias.
Fundação Ford procura promover o pluralismo e a igualdade de oportunidades e eliminar a discriminação baseada em raça, etnia ou gênero. Este esforço é fortalecido pela convicção
As normas da Fundação não permitem que seus recursos sirvam para fins puramente pessoais, para cobrir gastos de rotina das instituições, nem para construção, reforma ou conservação de prédios. Como forma de obter o maior rendimento possível de seus limitados
de que todos os segmentos da sociedade beneficiam-se do pluralismo e da igualdade de oportunidades e de que a diversidade não só é compatível com a competência como, na verdade, a promove.
recursos, o Escritório do Brasil não apoia programas de assistência social, ações do governo executivo ou fornecimento de serviços básicos.
A Fundação busca alcançar esses objetivos de três maneiras interligadas. Primeiro, inúmeras doações e empréstimos visam contribuir para a promoção de sociedades justas e pluralistas
A seleção dos beneficiários é feita com base no mérito das propostas e de uma avaliação sobre o potencial de sua contribuição para o avanço dos objetivos dos programas da Fundação.
ENCAMINHAMENTO
em todo o mundo e ampliar as oportunidades disponíveis para grupos historicamente menos favorecidos. Em segundo lugar, a Fundação empenha-se em obter ampla representatividade em seu próprio Conselho e em seus quadros, reconhecendo que sem tal diversidade sua
DOS
PEDIDOS. A Fundação não utiliza formulários padronizados para
capacidade de alcançar excelência em seu programa de doações estaria limitada.
pedidos de apoio financeiro. Aconselhamos o envio de uma carta para averiguar se as
Finalmente, a Fundação adotou uma política de incentivo à diversidade nos conselhos,
prioridades programáticas e os recursos disponíveis permitem a consideração da proposta.
diretorias e quadros das organizações que recebem suas doações. Ao examinar os
Se a reação inicial for favorável, uma segunda proposta, mais detalhada, poderá ser
pedidos de doações, é prática padrão da Fundação considerar, entre outros fatores, até
encaminhada. A mesma deverá conter:
que ponto indivíduos com formação e perspectivas diversas estão engajados nas
1. Informações gerais sobre a instituição ou organização (nome, endereço, histórico, situação jurídica, nomes dos principais dirigentes, principais fontes de financiamento e atividades atuais). 2. Breve descrição dos antecedentes e o contexto dos problemas abordados pela proposta. 3. Objetivo geral e objetivos específicos do projeto.
propostas candidatas à doação.
QUANDO E COMO CANDIDATAR-SE. Os pedidos podem ser apresentados em qualquer época do ano. Normalmente, as propostas candidatas receberão, no espaço de dois meses, uma indicação inicial sobre o enquadramento, ou não, nos interesses prioritários do programa da Fundação e sua adequação aos limites orçamentários. Os pedidos de doações podem ser endereçados a um dos assessores ou ao Representante, no seguinte endereço: Fundação Ford Praia do Flamengo 154, 8º andar cep: 22210-030 Rio de Janeiro, RJ
FU N D A Ç Ã O FO R D B R A S I L
31