Ficha
Informativa - Narrativa
Autor — Pessoa que inventa a história. Narrador — Ser imaginário, existente no texto e criado pelo autor, encarregado de contar (narrar) a história. Se o narrador, além de contar a história, é também personagem principal ou secundária, o narrador é participante. Neste caso, a narração é feita na 1ª pessoa. Se o narrador só se limita a contar a história, o narrador é não participante. Neste caso, a narração é na 3ª pessoa. História — Acontecimentos inventados pelo autor e contados pelo narrador. Estes acontecimentos são principais ou secundários conforme o seu grau de importância Personagem — Ser que participa na história e imaginado pelo autor. É personagem principal ou protagonista se desempenha o papel de maior importância Secundária se tem um papel menos evidente no desenrolar da história. Figurante não desempenha qualquer papel específico, embora a sua existência seja importante para a compreensão da história. Espaço — Os acontecimentos passam-se sempre em qualquer sítio, espaço (casa, rua, floresta,...). Tempo — Os acontecimentos decorrem em qualquer altura (manhã, tarde, noite,...) e podem ter duração variada (minutos, dias, meses,...). Retrato — Conjunto de características que o leitor encontra no texto e que ajudam a imaginar como seria a personagem se ela existisse na realidade.
As características podem ser fornecidas ao leitor, pela fala do narrador ou das personagens. O retrato pode ser físico e psicológico ou moral e social. História completa — Geralmente a história começa por preparar o leitor para o que se vai passar em algumas linhas iniciais (introdução ou princípio). Só então se narram os acontecimentos (desenvolvimento ou meio) e, finalmente, também em poucas linhas, o leitor sente, através de uma conclusão, opinião ou parecer, que termina a história (conclusão ou final). Narrativa
fechada
—
A
este
tipo
de
narrativa
com
introdução,
desenvolvimento e conclusão, damos o nome de narrativa fechada porque sabemos a sorte final das personagens. Pode acontecer não se conhecer o final, sendo assim uma narrativa aberta.