Estagio Plano 8a

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Estagio Plano 8a as PDF for free.

More details

  • Words: 596
  • Pages: 6
FACULDADE UNIESP CURSO: LETRAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: 3° SEMESTRE - NOTURNO PLANO DE AULA: 8ª SÉRIE – ENSINO FUNDAMENTAL II UNIDADE DIDÁTICA: PORTUGUÊS OBJETIVOS / HABILIDADES O aluno será capaz de: Diferenciar e entender as figuras de linguagens nos diversos textos literários e poéticos. Trabalhar exercícios para fixação da matéria.

CONTEÚDOS Língua Portuguesa O que é?

PROFESSORA: SIMONE GOH 4 HORAS/AULA

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO ESTRATÉGIAS RECURSOS Sondagem

Quais são?

Aplicar 12 questões contendo as figuras de linguagem trabalhadas.

Como e quando aplicálas.

Realização Recursos audiovisuais como TV e Vídeo/DVD para fixação e compreensão da matéria.

Livro: Português idéias & linguagens 8ª série Autor: Dileta Delmanto Maria da Conceição Castro Editora: Saraiva Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/figuraslinguagem001.asp

Apresentação de slides em data-show com a teoria. Vídeo com comerciais de um minuto de exibição cada, contendo figuras de linguagem.

AVALIAÇÃO O aluno deverá trazer para sala de aula, revistas e/ou jornais para recortar e colar em folha separada para ser entregue, frases ou textos que contenham as figuras de linguagens trabalhadas. A avaliação será em dupla.

Matéria explicada : FIGURAS DE LINGUAGEM

A importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos. As figuras de linguagem são estratégias literárias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas...

Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.

METÁFORA É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.

Exemplo: Minha boca é um tumulo. Essa rua é um verdadeiro deserto.

COMPARAÇÃO Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. Exemplo: O meu coração está igual a um céu cinzento. O carro dele é rápido como um avião.

PROSOPOPÉIA É uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados. Também podemos chamá-la de PERSONIFICAÇÃO. Exemplo: O céu está mostrando sua face mais bela.

O cão mostrou grande sisudez.

METONÍMIA É a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Ocorre metonímia quando empregamos: - O autor pela obra. Exemplo: Li Jô Soares dezenas de vezes. (a obra de Jô Soares) - o continente pelo conteúdo. Exemplo: O ginásio aplaudiu a seleção. (ginásio está substituindo os torcedores) - a parte pelo todo. Exemplo: Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa) - o efeito pela causa.

Exemplo: Suou muito para conseguir a casa própria. (suor substitui o trabalho) ANTÍTESE Consiste no uso de palavras de sentidos opostos. Exemplo: Nada com Deus é tudo. Tudo sem Deus é nada.

EUFEMISMO Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer) Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos)

HIPÉRBOLE

É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a idéia. Exemplo: Ela chorou rios de lágrimas. Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda.

IRONIA Consiste na inversão dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrário do que pensamos. Exemplo: Que alunos inteligentes, não sabem nem somar. Se você gritar mais alto, eu agradeço.

Related Documents

Estagio Plano 8a
June 2020 7
Plano Anual 8a
November 2019 11
Estagio
April 2020 11
Estagio
August 2019 17
Estagio
June 2020 13
Estagio
May 2020 17