EPI – Equipamento de Proteção Individual & EPC – Equipamento de Proteção Coletiva
O que são EPI’s Equipamentos de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto , de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a
Quem se ama, usa EPI!
Tipos de EPI’s
Proteção da cabeça
Capacete : Proteção do crânio contra impactos,choques elétricos e no combate a incêndios.
Proteção da cabeça
Capuz/Touca : Proteção do crânio contra riscos de origem térmica , respingos de produtos químicos e contato com partes móveis de máquinas, hospitais e centro cirúrgico.
Proteção dos olhos e face Óculos: Proteção contra partículas , luz intensa , radiação , respingos de produtos químicos; Protetor facial: Proteção do rosto.
Proteção Auditiva Protetor auricular: Para nível de ruído é prejudicial (acima de 85 dB) e em situações de longa exposição ao ruído. Abafador: É altamente eficaz para reduzir o ruído excessivo e seus efeitos em ambientes abertos ou fechados.
Proteção da pele Proteção da pele contra a ação de produtos químicos em geral; Grupo 1 - creme água resistente Grupo 2 - creme óleo resistente Grupo 3 - cremes especiais
Proteção dos membros superiores Luvas de proteção Mangas Mangotes Jalecos Proteção de mãos , dedos e braços de riscos mecânicos , térmicos,químicos, hospitalares e riscos biológicos.
Proteção Respiratória Proteção do sistema respiratório contra gases , vapores , névoas , poeiras, infecções e riscos biológicos. Máscaras de proteção respiratória
Proteção dos membros inferiores Calçados de segurança Botas e botinas Proteção de pés , dedos dos pés e pernas contra riscos de origem térmica , umidade , produtos químicos , quedas e para utilização em centros cirúrgicos.
EPI São equipamentos, de uso estritamente pessoal, utilizados para proteger a integridade física do trabalhador nos casos de exposição direta a riscos não Controlados. Lembre-se: Os EPI’s não reduzem o “risco e/ou perigo”, apenas auxilia o indivíduo ao meio ambiente e ao grau de exposição.
EPI Equipamento de Proteção Individual
Quando usar? Durante a realização de atividades rotineiras ou emergenciais, de acordo com o grau de exposição.
Como escolher? De acordo com as necessidades, riscos intrínsecos das atividades e parte do corpo a ser protegida.
OBSERVAÇÃO:
Em caso de dúvidas ou desconhecimento do grau de exposição e/ou contaminação a que o abalhador estará exposto, deverão sempre se utilizados os EPIs de proteção máxima.
O que são EPC’s São equipamentos instalados no local de trabalho, que servem para proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo e são utilizados para prevenir e/ou minimizar acidentes.
Tipos de EPC’s Extintores de Incêndio:
Lembre-se: Eles devem estar instalados em lugares de fácil acesso e visibilidade Caso ocorra algum acidente.
Outros tipos de EPC’s. Biombos Exaustores Ventiladores Paredes acústicas e térmicas Iluminação de emergência Alarmes Pias Etc.
Exigência legal para empresa e empregado A
Lei nº. 6514, de 22/12/1977, que alterou o capitulo o capítulo V Título II, da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança do trabalho, em seus artigos 166 e 167 informa que:
Art. 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos
Artigo 167 O equipamento de proteção só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.
Legislação A
empresa é obrigada a fornecer aos empregados , de forma gratuita , EPI’s e EPC’s adequado ao risco , em perfeito estado de conservação e funcionamento , nas seguintes circunstâncias: a) Sempre que medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. c) Para atender situações de emergência.
Obrigações do empregador Cabe ao empregador: adquirir o adequado ao risco da atividade; exigir seu uso fornecer somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente; orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso , guarda e conservação; substituir imediatamente quando extraviado ou danificado; responsabilizar-se por sua manutenção e higienização. Comunicar ao M T E qualquer irregularidade observada.
Obrigações do empregado Cabe ao empregado: Usar , utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se por sua guarda e conservação; comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso; cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado.
O trabalhador recusa-se a usar os EPI somente quando não foi conscientizado do risco e da importância de proteger sua saúde. O aplicador profissional exige os EPI’s e EPC’s para trabalhar. Na década de 80, quase ninguém usava cinto de segurança nos automóveis. Hoje, a maioria dos motoristas usam e reconhecem a importância.
A falta de EPI’s e EPC’s, ou o uso inadequado podem acarretar vários problemas e acidentes de trabalho.
Os próximos slides veremos alguns acidentes de trabalho. As imagens são fortes, então para as pessoas sensíveis não recomendamos.
pessoa estava trabalhando com aliança no de