"Encontramos o Cristo!"
Ligue o som!
Iniciamos hoje a Liturgia do tempo Comum. Cada domingo é uma oportunidade para nos encontrar com Deus, escutar a sua voz e descobrir o que ele espera de cada um de nós.
Onde o encontramos? Onde ele mora?
Na 1ª Leitura, temos o encontro de Deus com Samuel: Deus intervém na sua vida para lhe confiar uma missão importante:
Iniciar o profetismo e ser ao mesmo tempo, Sacerdote, Profeta e Juiz. A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós. nós - "Samuel ainda não conhecia o Senhor", apesar de trabalhar no templo... * Participamos de tantas manifestações religiosas e permanecemos insensíveis durante anos à voz do Senhor.
A Voz se fez ouvir no silêncio da noite... = Sem momentos de silêncio e reflexão, não conseguiremos interiorizar a palavra de Deus.
- Deus chama pelo "nome".
=Ninguém é desconhecido de Deus. =Todos temos uma missão a cumprir…
- Quem é chamado não reconhece logo a voz de Deus...
* Deus chama quatro vezes, não desanima diante de nossa surdez...
-Samuel identifica a voz do Senhor, com a ajuda do Sacerdote Eli e dá a sua resposta ao chamado de Deus:
"Eis-me aqui. Fala que teu servo escuta". * Não deixa cair no vazio a palavra de Deus.
Deus continua chamando pessoas para se colocarem a serviço da comunidade. Quantos leigos e leigas são chamados por Deus para prestar algum serviço ou ministério na comunidade. A igreja de hoje quer ser ministerial, isto é formada por ministros leigos que levam em frente os vários serviços da comunidade. Não podemos mais pensar uma igreja formada só por padres e bispos. Cada pessoa chamada a servir à comunidade deveria responder como Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".
- Será esta a nossa resposta?
No Evangelho, temos o encontro de Jesus com os primeiros 3 apóstolos: Esses versículos fazem parte da semana inaugural no evangelho de João... O trecho desse Domingo resume o que acontece no 3o dia dessa "semana". A Vocação dos primeiros discípulos nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente:
-João Batista reconhece o Cristo e aponta a dois discípulos: André e Filipe.
"Eis o Cordeiro de Deus…" - Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente. - Cristo vai ao encontro deles e começa o diálogo: "O que estais procurando? - "Onde moras ?" "Vinde e vede"… - Foram e ficaram com ele todo o dia… - No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo: "Encontramos o Messias… e o conduziu até Jesus". - Felipe chama Natanael:
Encontramos o Cristo".
"
+ EXIGÊNCIAS DA VOCAÇÃO: “O que estais procurando?” Primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à procura de algo e de alguém... Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus...
- “Mestre, onde moras?” A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão: "Onde moras?" Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem, ao contrário, criar laços de intimidade com ele.
-“Vinde e Vede” Para criar intimidade com Jesus é preciso partir, fazer experiência "venham ver". E o resultado da experiência já aparece: "Então eles foram e viram onde Jesus morava. E permaneceram com ele naquele dia".
- Samuel reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente...
- João Batista: reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e o indicou como Salvador.
- Os Discípulos: também reconheceram a presença de Cristo e com alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente…
E NÓS? -Já acordamos para sentir o chamado de Deus? - Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta". - Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram?
Cristo conta com a generosidade de nossa acolhida e o entusiasmo de nosso testemunho... para ser conhecido e amado... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa 15.01.2006