[http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal data (25/07/07) as 22:00
editar] Demografia Florianópolis possuía uma população de 406.564 habitantes em 2006, segundo estimativas do IBGE. Em 2000, dos doze distritos que compõem o município, o de maior população era o distrito sede (213.574 habitantes). Das 94 comunidades de Florianópolis, as mais populosas eram o Centro, na ilha, com 41.827 habitantes, e no continente, Capoeiras (17.905 habitantes). A população de Florianópolis é bastante diversa, embora a maioria seja de ascendência européia. A população da cidade é majoritariamente de origem portuguesa, com destaque para os colonos açorianos que colonizaram a região em meados do século XVIII. Também são importantes numericamente os descendentes de alemães e italianos que começaram a chegar à cidade no início do século passado, vindos das diversas colônias do interior de Santa Catarina.
[editar] Economia Florianópolis tem sua economia alicerçada basicamente nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. Ultimamente, a indústria do vestuário e a informática vêm-se tornando também setores de excepcional desenvolvimento. A construção civil também é outra importante atividade econômica da cidade, com destaque para as praias da região norte da ilha (Jurerê, Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses).
Forças Ecológicas: •
Clima e estações do ano
A ilha de Santa Catarina possui secundo Köppen um clima definido como mesotermico úmido, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Já NIMER (1979) define como sendo clima do tipo tropical temperado subsequente, super úmido, apresentando verão quente e inverno ameno, sub-seco. O caráter temperado do clima confere a esta ilha, ao longo do ano, uma oscilação térmica amena. A presença de um litoral e duas lagoas, com a existência de superfícies líquidas extensas, é causa de ativo processo de evaporação. Por sua vez, a formação de nuvens e chuva. As chuvas de verão costumam ser diárias e de curta duração. Já as chuvas do inverno são provocadas pela ação direta das frentes polares, costumam ser intermitentes durante dois ou mais dias. Estas frentes polares invadem o território em qualquer época do ano, sendo responsável por mudanças bruscas do tempo.