Para colocar o Linux em Dual Boot com o Windows, é necessário seguir 3 etapas: PRIMEIRA ETAPA: CONFIGURAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DISCOS SEGUNDA ETAPA: INSTALAÇÃO DO NOVO SISTEMA OPERACIONAL TERCEIRA ETAPA: CONFIGURAÇÃO DO GRUB (GERENCIADOR DE BOOT DO LINUX) Então vamos lá: PRIMEIRA ETAPA: CONFIGURAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DISCOS 1) Dê um boot pelo live-cd do Satux. 2) Após o sistema iniciado em live-cd , vá em Iniciar -> Centro de controle -> Outros -> Gerenciamento de Discos.
3) No Gerenciador de discos , você irá notar que aparecerá 3 partições , sendo: partição 1 = sistema de arquivos ( / ) partição 2 = swap partição 3 = home ( onde iremos redimensionar )
sistema de arquivos (/)
swap
home (que será redimensiada)
4) Clique com o botão direito do mouse na partição numero 3 e selecione a opção
redimensionar.
5) Nesta etapa iremos definir o novo tamanho da partição home, note que a partição do nosso exemplo tem aproximadamente 37 GB. Vamos redimensionar a mesma para 7GB e deixar livre 30 para a nova partição , após definir o tamanho clique em Redimensionar .
6) Nesta etapa iremos criar a nova partição, note que agora há uma área livre no disco com a descrição [não alocada], como destacado na figura abaixo. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção Novo.
7) A janela abaixo deverá aparecer. Selecione na opção Sistema de Arquivos, o item NTFS. O sistema de arquivos NTFS é reconhecido pela instalação do Windows. Feito isso, clique em Adicionar.
8) Clique com o botão direito sobre a Nova Partição e escolha a opção Formatar para -> NTFS (figura 8).
9) Após todas as etapas, o seu gerenciador de discos ficará com uma estrutura similar à apresentada na imagem abaixo:
10)Para finalizar o processo de configuração das suas partições, entre no Menu Editar
-> Aplicar. Somente nesse momento o gerenciador de partições irá realmente executar as etapas de redimensionamento e formatação do seu disco.
11) Ao finalizar a configuração do seu disco, clique em Fechar e depois feche o Gerenciador de Discos.
Clique em [Fechar]. A primeira etapa está finalizada. Agora, desligue o computador, retire o CD do Satux do drive e insira o CD do Windows para proceder com a instalação do mesmo.
SEGUNDA ETAPA: INSTALANDO O NOVO SISTEMA OPERACIONAL. Reinicie o computador, dê o boot com o CD do sistema operacional de sua preferência e proceda com os passos da sua nova instalação. TERCEIRA ETAPA: CONFIGURANDO O GRUB (GERENCIADOR DE BOOT DO LINUX) Após finalizar a instalação do Windows, o seu computador só irá reconhecê-lo no momento do boot. Para que o seu computador volte a iniciar no Linux, você terá que fazer o seguinte procedimento: Reinicie o seu computador pelo LIVE-CD do Satux. Depois que o Satux estiver funcionando, pressione ALT+F2. Aparecerá uma janela igual a da figura abaixo. Nela, digite: gnome-terminal e pressione o botão [Executar]:
Esse comando abrirá o prompt de comandos do Linux. No prompt de comandos, faça o seguinte: Se o hd do seu computador for Sata, dê o seguinte comando: sudo grub-install /dev/sda e pressione a tecla [ENTER] Se o HD for IDE, dê o comando sudo grub-install /dev/hda e pressione a tecla [ENTER] Este comando instalará em seu computador o gerenciador de boot. Feito esse procedimento, reinicie o computador sem nenhum CD no Drive. Se o procedimento acima estiver certo, o computador deverá inicializar o Satux.
Novamente, deveremos pressionar pressione ALT+F2: Aparecerá uma janela igual a da figura abaixo. Nela, digite: gnome-terminal e pressione [ENTER]
No prompt de comandos, dê o seguinte comando: sudo gedit /boot/grub/grub.conf e pressione [ENTER] Será aberto o arquivo de configuração do gerenciador de Boot do Linux. Por padrão, o arquivo vem com essa estrutura (figura abaixo):
Você terá que alterar as linhas 6 e 7, que são responsáveis, respectivamente, pelo tempo em que o gerenciador de boot aparecerá na tela no momento em que você ligar o computador, e se o menu ficará visível ou não. O numero da linha onde você está fica no rodapé do seu editor de texto, conforme destacado na imagem acima. Sendo assim, você irá colocar um numero em segundos na linha 6 e comentar (#) a linha 7, conforme exemplificado abaixo: default 0 timeout 15 #hiddenmenu ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR # ANTES DA PALAVRA hiddenmenu
Agora, você adicionará as seguintes linhas no final do seu arquivo: title Windows (ou qualquer outro nome que você queira) root (hd0,3) makeactive chainloader +1 Ao final dessa etapa, o seu arquivo deverá estar igual ao arquivo abaixo:
ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE ALTERAR AS LINHAS 6 E 7, DEIXANDO-AS IGUAIS ÀS LINHAS QUE ESTÃO NA IMAGEM ACIMA, SENÃO O GERENCIADOR DE BOOT NÃO SERÁ CARREGADO. Salve o arquivo (Menu Arquivo -> Salvar). Depois, reinicie o computador sem nenhum CD no drive e pode brincar à vontade. O Dual Boot está pronto.