Do Objectos Desiguais - Grau Comparativo

  • Uploaded by: Helena Maria
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Do Objectos Desiguais - Grau Comparativo as PDF for free.

More details

  • Words: 330
  • Pages: 1
Comparando objectos desiguais O comparativo é daqueles tópicos gramaticais que sempre aparece, mais cedo ou mais tarde, em qualquer livro/texto. E os livros textos quase sempre abordam o tópico a partir de perguntas de conhecimentos gerais: o rio mais longo é o Amazonas ou o Nilo? A montanha mais alta é o Pico da Neblina ou o Mount Everest? Pois o objectivo desta natividade é sair do lugar-comum; praticar o Comparativo (e o Superlativo, se também for o caso) de uma maneira mais inusitada e criativa.

1. Seleccione, em casa, vários objectos e coloque num saco: um par de óculos, um bichinho de pelúcia, um livro, um lápis, um vidro de perfume, um disquete, uma borracha...o que estiver disponível. Coloque os objectos (cerca de 20, mas necessariamente um número par) num saco e leve para a aula. Leve, também, algumas etiquetas adesivas (se possível). 2. Se a turma tiver até 15 participantes, peça que os alunos sentem no chão formando um círculo e espalhe os objectos no centro. Se a turma for maior, divida-a em grupos de até 10 participantes e espalhe os objectos sobre a mesa do professor. 3. Em primeiro lugar, trabalhe vocabulário: com a ajuda dos alunos, escreva os nomes dos objectos nas etiquetas adesivas e cole-as nos objectos correspondentes. Se não for possível levar etiquetas, corte pequenos pedaços de papel e coloque-os junto aos objectos. 4. Depois, os alunos terão de tentar comparar os objectos desiguais: "um livro é mais pesado que um disquete", por exemplo. "Mais pesado" seria escrito no quadro e não poderia mais ser usado por grupo nenhum. A actividade continua até que todos os objectos tenham sido comparados, muitas vezes de forma bem criativa, usando adjectivos variados: mais útil, mais caro, mais colorido, mais macio... 5. Se quiser partir para um trabalho em duplas, cada aluno disponibiliza cerca de 5 objectos que traz na mochila e, com um colega, faz as comparações.

Bibliografia: Cem Aulas sem tédio, Vivian Magalhães e Vanessa Amorim

Related Documents


More Documents from ""

June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0