16 de Outubro
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
RODA DOS ALIMENTOS
A roda dos alimentos foi criada em Portugal, em 1977, para a Campanha de Educação Alimentar «Saber comer é saber viver». Sofreu, em 2003, uma reestruturação motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses. A forma circular foi escolhida por fazer lembrar um prato.
Nova pirâmide alimentar. Na sua base encontra-se representado o exercício físico e a água, essenciais a uma vida saudável.
DIETA MEDITERRÂNICA ∗ Consumo diário de cereais (sobretudo pão) e de leguminosas secas. ∗ Consumo abundante de alimentos de origem vegetal. ∗ Consumo de alimentos frescos e da época, ∗ Consumo diário de fruta fresca e moderação no consumo de alimentos ricos em açúcar ∗ Baixo consumo de gordura e utilização do azeite como gordura principal.
Nós somos aquilo que comemos! Dr Emílio Peres
∗ Consumo diário baixo a moderado de peixe ou carne magra e muito baixo de carnes vermelhas. ∗ Culinária simples e alimentos pouco cozinhados. ∗ Realização de refeições fraccionadas (4 a 5 refeições por dia) e um pequeno-almoço abundante.
Escola EB 2,3 de Celeirós 16 Outubro DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO Ciências Naturais 9ºano Projecto CRIE Professoras Celeste Pereira e Helena Mc Evoy
16 de Outubro de 2008
O que é comer mal?
O que é comer bem? A Dieta Mediterrânica
× Comer mais do que o necessário
Possivelmente o modelo alimentar mais saudável do mundo!
☺ Comer 4 a 5 vezes por dia
× Comer por comer
☺ Tomar sempre pequeno-almoço
× Comer fora de horas
☺ Respeitar os horários das refeições
× Comer compulsivamente
☺ Comer devagar
× Escolher mal os alimentos
☺ Mastigar bem os alimentos
× “Saltar” refeições ☺ Saborear os alimentos
× Comer depressa, sem mastigar bem
☺ Respeitar a quantidade e a qualidade
× Comer distraidamente, sem saborear
de alimentos a ingerir
× Não variar os alimentos
☺ Evitar a monotonia variando a ementa
× Comer fast-food (fritos, refrigeran-
☺ Comer muita fruta e vegetais
tes) × Abusar do sal
A dieta mediterrânica pode vir a tornar-se património cultural imaterial da UNESCO. A iniciativa para a candidatura partiu de Espanha e conta com o apoio expresso de Portugal, França, Grécia e Itália. O objectivo é dar a conhecer ao resto do mundo a alimentação e tradição nos países mediterrânicos e fomentar uma alimentação saudável.
☺ Beber 1,5 a 2 litros de água por dia