I CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE CONSUMO RESPONSÁVEL
ENTRADA LIVRE
Comissão de Organização: Hernâni Veloso Neto (IS-FLUP / FEG-UCP) Sandra Lima Coelho (IS-FLUP / Ass. Reviravolta / RNCR)
© Centro Loyola
Organização: Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa
Parceiros Institucionais: Associação Reviravolta Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU) Rede Nacional de Consumo Responsável (RNCR) Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) Informações: Instituto de Sociologia Tel: +351 226077190; E-mail:
[email protected] Url:http://www.letras.up.pt/isociologia
ENTRADA LIVRE
I CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE CONSUMO RESPONSÁVEL A problemática do consumo é central na compreensão e estruturação das sociedades contemporâneas. O consumo reverte de um entrecruzar de influências múltiplas, que convergem em diversas dimensões, daí resultando um conjunto de práticas sociais. A relação entre produção e consumo, mediada pela publicidade favorecida pelas tecnologias de informação e comunicação e, mais concretamente, pelos meios de comunicação social, alterou-se substancialmente nas últimas décadas. As transformações ocorridas suscitaram e advieram de alterações significativas ao nível dos significados do consumo e da consciencialização das consequências sociais das práticas de consumo. Em plena sociedade de consumo, as formas alternativas de consumo, como o Consumo Responsável, reflectem atitudes e comportamentos de um padrão de consumidor informado e consciente da sua acção e papel na sociedade, e reacções de cariz interventivo na sociedade de massas, em que o consumo surge como um processo predominantemente cultural, que combina procedimentos materiais e representações simbólicas, sendo uma actividade geradora de sentidos. A globalização personifica a noção instituída que se vive num único mundo. Deste modo, o acto de consumir não é meramente individual, mas social, na medida em que face à interdependência criada pelo processo globalizante, as acções individuais têm consequências à escala global, e são a base da própria sustentabilidade do planeta. A necessidade de um consumo pautado por uma dimensão ética e responsável, vocacionado para um desenvolvimento global sustentável, que potencialize recursos, transforme comportamentos, e que envolva a sociedade civil na construção de um mundo mais sustentável e igualitário é o mote para o ciclo de conferências sobre Consumo Responsável proposto pelo Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. O referido ciclo terá um cariz anual, sendo que o ano de 2009 marca a realização da sua primeira edição. Simbolicamente, as sessões decorrerão no período que medeia as comemorações do Dia Mundial do Comércio Justo (segundo sábado do mês de Maio, dia 9) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho). A presente edição contará com a realização de duas sessões temáticas distintas, uma dedicada à modalidade alternativa comercial preconizada pelo Comércio Justo, e outra orientada para a problemática do eco-consumo.
Apoios Institucionais:
ENTRADA LIVRE
I CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE CONSUMO RESPONSÁVEL SESSÕES 1ª Sessão – 13 de Maio de 2009 [ 17h30 ] O Comércio Justo como veículo de promoção de uma Educação para o Desenvolvimento Local: Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Moderação: Sandra Lima Coelho (IS-FLUP / Associação Reviravolta / RNCR) Conferencistas: » Miguel Pinto – Comércio Justo: rumo a um desenvolvimento sustentável (Director-executivo da Equação, Cooperativa de Comércio Justo) » Ana Luísa Coelho – Consumo em Rede (Associação Reviravolta / Rede Nacional para o Consumo Responsável)
2ª Sessão – 25 de Maio de 2009 [ 17h30 ] Eco-consumo e mobilidade sustentável: o papel das práticas de consumo energético rodoviário partilhado Local: Sala 3 do Edifício EGE do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (Pólo da Foz) Moderação: Ana Moreira (Quercus / Campo Aberto) Conferencistas: » Nelson Barros – Mobilidade e Qualidade do Ar: o caso da Cidade do Porto (Centro de Investigação em Alterações Globais, Energia, Ambiente e Bioengenharia da Universidade Fernando Pessoa) » Célia Félix – Programa Galpshare: a partilha de viaturas individuais para uma maior eficiência energética (Galp Energia)
Apoios Institucionais: