DEZ "SANTOS" BRASILEIROS
EntreMentes blogdopg.blogspot.com
ESCLARECIMENTO Este slideshow foi preparado a partir de uma reportagem intitulada "Os santos do imaginário popular na arte de Tarcísio Garcia", publicada no Diário do Nordeste, em data não disponível. A matéria saiu a propósito de uma exposição, anunciada para o Pirata Bar, em Fortaleza, com os desenhos feitos por Tarcísio de dez "santos" do folclore brasileiro. As imagens de seus desenhos, que ilustraram a referida reportagem, foram fotografadas por Sheyla Fontes. Escaneadas e depuradas por mim, elas agora ilustram este slideshow .
SANTO DO PAU OCO Surgiu na época do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, quando uma imagem de madeira oca escondia ouro para contrabando e comércio ilícito.
SÃO NUNCA O santo que canaliza todas as desesperanças e as promessas infundadas.
SANTA PACIÊNCIA É a Padroeira da Perfeição.
SANTA IGNORÂNCIA É a Padroeira da Cultura.
SANTO DE CASA Não obra milagres. É o Padroeiro do Brasil.
OUTROS CINCO "SANTOS" Por não dispor de cópias das imagens dos outros cinco "santos" que constaram da exposição de Tarcísio Garcia, eles serão aqui apenas citados: SANTO REMÉDIO, o Padroeiro da Saúde SANTO DIA, o Padroeiro da Rotina SANTO DE BARRO, o Padroeiro da Prudência TODO SANTO, o Padroeiro da Decadência (porque ajuda o que vai pra baixo) SANTA BRIGUILINA DAS PERNAS FINAS, a Padroeira da Estética
Preparado por Paulo Gurgel para o EntreMentes AMÉM