Lê o seguinte texto:
- Olha o meu jardim. Aquela roseira vermelha deu-ma o meu irmão; as outras amarelas vieram com certeza de algum horto. Estes craveiros que têm cinco cravos são sempre as primeiras plantas a dar flor. Tinhas-me pedido alguns rebentos. Que flores queres? A Alice arranja-te uma caixa com três ou quatro vasos de todas as plantas que escolheres.
1. Identifica os determinantes do texto que leste e distribui-os pelo quadro seguinte, conforme a subclasse a que pertencem.
Determinantes Artigos
Possessi-
Demons-
Indefini-
Interroga-
Definidos Indefinidos
vos
trativos
dos
tivos
Numerais Cardinais
Ordinais
2. Preenche os espaços das frases seguintes com os artigos definidos e indefinidos que achares convenientes. Comprei...............planta no horto. Arranjei..............vaso maior e..........minha irmã trouxeme...........saco de terra preta para a mudar.
3. Completa as frases seguintes com os determinantes demonstrativos que achares convenientes. ................casa aqui ao lado é da Filipa; ..............jardim lá ao fundo pertence à câmara e ...............andar ao lado do teu é dos teus pais.
4. Sublinha os determinantes indefinidos que encontrares nas frases seguintes. Qualquer dia vou a tua casa para tirarmos algumas fotografias. Há certas aves que todos os Invernos procuram países mais quentes.
5. Sublinha os numerais que encontrares nas frases e depois indica indicando as subclasses a que pertencem os numerais que sublinhaste.
Numerais Frases Cardinais Tenho quatro livros. O meu irmão está na segunda fila. Esta roseira tem seis rosas. O Filipe ficou em quarto lugar. Aquele prédio tem oito andares.
Ordinais
6. Sublinha os determinantes que encontrares nas frases da coluna A. Preenche a coluna B, indicando as subclasses a que pertencem os determinantes que identificaste.
A Dá-me aquele livro. Comi três maçãs. Comprei uma saia azul. O teu gato fugiu. Quantos rebuçados queres? Este é o meu quinto filho. Ele tem muitos irmãos. Qualquer coisa serve. Que livros trouxeste? Os meninos estão em casa.
B
1. Sublinha os pronomes que encontrares nas frases seguintes. 1.1. Completa o quadro, distribuindo os pronomes pelas respectivas subclasses.
Frases
Posses-
Demons-
sivos
trativos
Pessoais
Indefi-
Interro-
nidos
gativos
Vê esses discos; qual preferes? Elas disseram-me que tinhas um casaco igual ao meu. Hoje, todos estiveram cá. Ele deu-te o chocolate? Uns alunos vão ao teatro, outros não. Compra um livro e empresta-mo. Nós recomendámos-lhe que não viesse tarde. A minha casa e a tua são parecidas. Pega a tua luva; que fizeste à outra? Esta sala e aquela têm muita luz. Que estás a fazer?
2. Completa as frases que se seguem com os pronomes que achares convenientes: a. Foram muitos os cães a concorrer, mas só............................ganharam. b. Geralmente, os programas são bons, mas.............................não prestam. c. A minha máquina e a ........................são semelhantes. d. Tenho alguns vestidos, visto mais.....................do que............................ . e. Vê estas chávenas; ...........................queres? f. O meu exercício está acabado; e o .........................?
2.1. Diz a que subclasses pertencem o pronome que utilizaste.
3. Escreve, de novo, as frases seguintes, substituindo as expressões destacadas por pronomes pessoais. a. A mulher a dias partiu o espelho sem querer. b. 2- Ela prometeu à mãe que não fazia nada. c. 3- A Joana emprestou o livro à amiga. d. 4- O António e o João saíram. e. 5- Dá esse recado à Maria. f. É agradável oferecer flores à mãe. g. As meninas compraram maçãs. h. Vós fizestes o exercício. i. Podes regar a relva. j. O Inácio contou tudo ao enfermeiro e a mim. k. Vou mandar consertar as persianas. l. Se pudesse, compraria esta máquina. m. Amanhã, os alunos visitarão o museu. n. Traz o candeeiro para a sala. o. Se pudesse, compraria um livro à Joana. p. Nos teus anos, farei um bolo a ti e ao teu irmão. q. Nunca encontramos a Maria.
3.1. Partindo dos exercícios anteriores completa as regras seguintes: a. Quando a forma verbal termina em –r, -s ou –z, o pronome pessoal o (a, os, as) b. Se a forma verbal termina em –m, o pronome pessoal o (a, os, as) c. No futuro e no condicional, o pronome pessoal d. Nas frases negativas, o pronome pessoal
4. Completa as frases seguintes com o pronome indefinido que achares conveniente. a. Tu tens muitos livros; infelizmente eu não tenho............................... . b. Sabes de......................que possa auxiliar-nos neste trabalho? c. Tocava violino com tanta mestria que............................ficaram encantados. d. Tens tantos vestidos! Veste um........................... .
5. Sublinha os pronomes que encontrares nas frases seguintes: a. Gostei muito do menino que encontrei no jardim. b. Comprei o disco para o qual andava a juntar dinheiro há muito tempo. c. Ouvi tudo quanto disseste. d. Vai ver quem bateu à porta.
5.1. Identifica a subclasse a que pertencem os pronomes que sublinhaste.
6. Completa as frases seguintes com pronomes relativos. a. Não tenho.........................me ajude. b. O livro...................me deste é interessante. c. Recebemos informações, segundo as......................o avião vai chegar atrasado. d. Não imaginas................................o alfaiate está a pedir por um fato. e. Afinal foste tu......................resolveu a questão.