2 CONTEÚDO
PROFº: THOMAS JEFFERSON
22
DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO
FATORES QUE DESLOCAM UM EQUILÍBRIO O deslocamento de um sistema em equilíbrio é explicado pelo Princípio de Le Chatelier: "Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando diminuir a ação do fator aplicado, até o sistema atingir um novo estado de equilíbrio". Os fatores que alteram o estado de equilíbrio são: 1- CONCENTRAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS: Nas reações químicas em equilíbrio, adicionando qualquer participante, o equilíbrio desloca-se no sentido de consumi-lo e retirando qualquer participante o equilíbrio desloca-se no sentido de recolocá-lo. • A adição de reagentes ou a retirada de produtos deslocará o equilíbrio para a direita. • A adição de produto ou a retirada de reagentes deslocará o equilíbrio para a esquerda. Considere a reação: H2 + I2 ' 2HI Se adicionarmos I2, a reação deslocará para a direita, aumentando a concentração de HI.
CT150108
Aumentando a pressão desses dois gases, o equilíbrio deslocará para o lado de menor volume gasoso, ou seja, para o lado esquerdo, onde o coeficiente é 1. Diminuindo a pressão, o equilíbrio será deslocado para o lado de maior volume gasoso, ou seja, para o lado direito, onde o coeficiente é 2.
CONCLUSÃO Alteração equilíbrio
no Resultado
Adição reagente
de No sentido dos produtos
Adição produto
de No sentido dos reagentes
Retirada reagente
de
Aumento pressão
da No sentido da contração do volume
No sentido dos reagentes
Diminuição da No sentido da expansão pressão do volume
No entanto, se adicionarmos HI, a reação deslocará para a esquerda.
2- TEMPERATURA: Para observarmos o efeito da temperatura nos equilíbrios, devemos verificar se a reação é exotérmica ou endotérmica. Por exemplo, a reação de síntese do NH3 é exotérmica: Exemplo: N2 + 3 H2 ' 2 NH3 ∆H = - 26,2 kcal •O aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido endotérmico (esquerda). •A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido exotérmico (direita). 3- PRESSÃO: A pressão pode agir quando há, no mínimo, um componente gasoso em equilíbrio. •O aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido da contração do sistema. (menor volume gasoso) •A diminuição da pressão desloca o equilíbrio no sentido da expansão do sistema. (maior volume gasoso) Exemplo:
Aumento da No sentido temperatura endotérmica
da
reação
Diminuição da No sentido temperatura exotérmica
da
reação
EXERCÍCIOS PARA OS VENCEDORES 01- A reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, representada pela equação a seguir, é muito importante para alguns processos metalúrgicos. C(s) + CO2(g) ' 2CO(g) ∆H=+174kJ/mol de carbono Qual é o efeito sobre este equilíbrio quando: a) adiciona-se carbono sólido? b) aumenta-se a temperatura? c) introduz-se um catalisador? 02- Na alta atmosfera ou em laboratório, sob a ação de radiações eletromagnéticas (ultravioleta, ondas de rádio, etc), o ozônio é formado através da reação endotérmica: 3O2 ' 2O3 a) O aumento da temperatura favorece ou dificulta a formação do ozônio? b) E o aumento da pressão?
N2O4 ' 2NO2 FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!
VESTIBULAR – 2009
Fale conosco www.portalimpacto.com.br
A Certeza de Vencer
CO(g) + 2H2(g) ' CH3OH(g)
∆H < 0
O rendimento na produção de álcool é favorecido: a) a baixas pressões b) a altas temperaturas c) pelo aumento da concentração de H2 d) pela adição de catalisador e) pela diminuição da concentração de CO
08- Na química ambiental, particularmente no controle da ocorrência da chuva ácida, têm particular importância as reações entre os gases dióxido de enxofre e oxigênio para originar o trióxido de enxofre, o qual, combinando-se com água, forma o ácido sulfúrico, segundo as reações assim equacionadas: A) 2SO2(g) + O2(g) ' 2SO3(g) + 46 kcal B) SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(aq) Observe com atenção os fatores a seguir. I. injeção de O‚ II. elevação da temperatura III. redução da temperatura IV. redução da pressão V. elevação da pressão
04- Para a reação em equilíbrio: PCl3(g) + Cl2(g) ' PCl5(g) Diga qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: a) adição de PCl3; b) remoção de Cl2; c) adição de catalisador; 05- Considere o equilíbrio que ocorre em fase gasosa a uma certa temperatura:
Ao se processarem as reações representadas em um recipiente fechado, assinale a opção cujos fatores, atuando sobre a reação A, tendem a aumentar a produção de ácido sulfúrico na reação B: a) I e II apenas b) I e III apenas c) II e IV apenas d) I, III e V e) II, IV e V
SO3 + NO ' SO2 + NO2 Explique: a) o efeito no equilíbrio provocado pela remoção de NO2. b) por que um aumento de pressão sobre o sistema não influi no equilíbrio. 06- Dado o equilíbrio: 2NO(g) + O2(g) ' 2NO2(g) ∆H = -114 kj Indique o deslocamento provocado pelas seguintes alterações: a) Aumento da concentração de O2; b) Retirada de NO2; c) Aumento da temperatura; d) Aumento da pressão; 07- Uma das condições que desloca o equilíbrio químico 2SO3(g) ' 2SO2(g) + O2(g) ∆H > O para a direita é: a) aumento da temperatura ou adição de catalisador. b) aumento da temperatura ou remoção de SO3(g). c) adição de O2(g) ou aumento da pressão. d) adição de catalisador ou adição de SO2(g). e) remoção de SO2(g) ou diminuição da pressão.
FAÇO IMPACTO – A CERTEZA DE VENCER!!!
VESTIBULAR – 2009
Fale conosco www.portalimpacto.com.br
03- O metanol, apesar de tóxico, é muito importante em laboratórios, indústrias e também como combustível. Pode ser sintetizado a partir de monóxido de carbono e gás hidrogênio através da reação de equação: