O Design Revolucionário Russo Construtivismo El Lissitzty Alexei Brodovitch
Construtivismo
O termo Construtivismo refere-se a um movimento de arte, design e arquitetura iniciado na Rússia. Antes da Primeira Guerra Mundial, a vanguarda russa, assim como os seus correspondentes europeus, inspirava-se pelo cubismo e pelo Futurismo. Depois da Revolução de 1917, no entanto, a vanguarda na Rússia procurava novas formas de expressão.
Objetivos e Artistas
Suplantar o sistema capitalista e desenvolver esquemas mais democráticos de produção e distribuição de bens. Com este objetivo, artistas como Vladimir Tatlin, Kasimir Malevitch, Alexander Rodchenko, Wassily Kandinsky, Naum Gabo, Antoine Pevsner e El Lissitzky começaram a promover uma abordagem estética do design aliada à produção industrial.
Manifestos
A publicação de dois manifestos em 1920: O Programa do Grupo Construtivistas, por Alexei Van, Varvara Stepanova e Rodchenko, e o Manifesto Realista, de Pevsner e Gabo, anunciavam o aparecimento do Cosntrutivismo.
Defendiam
Que as artes aplicadas podiam fazer surgir uma nova ordem social e começaram a criar arquitetura e “arte de produção” utilitária. A instabilidade política e econômica que se seguiu à revolução, no entanto, implicou que poucos projetos de grande escala fossem realizados e o rendimentos dos Construtivistas ficou confinado aos campos do design gráfico e da cerâmica.
Wassily Kandinsky Xícara de café e pires Fábrica de porcelana de Petrogrado, 1921 Freqüentemente decorada com motivos geométricos dispostos em fundo branco liso, que produziam um forte dinamismo e modernidade.
Design Gráfico: Características Combinar palavras e imagens. A exploração intensiva das possibilidades da fotografia. O uso de fotomontagens, superposição. Tipografia em grandes corpos e como elementos pictóricos, (palavraimagem). A organicidade entre texto e layout. A veemente recusa à harmonia clássica
Design Gráfico: Características “O conceito de uma lógica interna e de uma dinâmica imprescindível entre os elementos da composição. O estabelecimento da necessidade de um ponto de atração. Recorrência a angulações de imagens que surpreendam o observador. Uma linguagem visual essencialmente sintética.”
Objetivo:
“O uso destes elementos não nasce de um impulso decorativo ou meramente estilístico, mas fundamentalmente do objetivo de alcançar uma população majoritariamente analfabeta ou semianalfabeta, com o fim de ideologizá-la e identificá-la com o novo mundo prometido pela sociedade da qual seria varrida a exploração do homem pelo homem.”
El Lissitzky (1890-1941)
Capa para o livro de Alexander Tairoff, Das entfesselte Theater 1923
Alexander Rodchenko
Poster para o Inga: Teatro da Revolução 1929
El Lissitzky
Poster criado em 1929 para a exposição Russa em Zurique.
Alexander Rodchenko
Fotomontagem criada no começo dos anos 20
Rodckenko Ilustração do livro “Isto” 1923
Ilustração do livro “Isto” 1923
Ilustração do Livro “Isto” 1923
Cartaz em litografia de autor desconhecido: Moscou vermelha: coração da revolução proletária mundial 71 x 53cm - 1920
Capa da Revista “Estudante Proletário” G. Klutsis 27,3 x 19 cm 1923
Rodchenko publicidade, colagem com texto de Mayakovsky 36x54cm -1923
El Lissitzky
Famoso poster criado em 1924 para as tintas Pelikan, da Alemanha, foi um dos primeiros a usar o fotograma no design gráfico. As letras estampadas refletem a influência do Cubismo