Corrigindo a Instabilidade do PC - Introdução: Muitas vezes, navegando por fóruns especializados ou de suporte técnico pelo mundo afora, nos deparamos com mensagens de usuários que têm problemas em manter o computador estável, mesmo sem nenhum tipo de overclock ou modificação de seus componentes. Embora muitos pensem o contrário, este tipo de problema é muito mais comum do que se imagina, podendo levar usuários a perder dias esquentando a cabeça ou chamando um técnico para resolver algo que muitas vezes pode ser algo consideravelmente simples. Trataremos a seguir, os problemas mais comuns e frequentes que se pode enfrentar nos PCs, e as maneiras de se corrigir ou identificar a solução sem precisar ser nenhum expert no assunto. - Como Identificar Um PC Instável? O que sempre se espera ao ligar o computador, é que o sistema operacional inicialize normalmente e comece a funcionar sem qualquer surpresa, mas, ocasionalmente, ou o PC pode começar a reinicia instantaneamente, ou “congelar” (travar). Nesse último, o mouse e o teclado não respondem mais, tornando a reinicialização através do botão Reset a única solução possível. O mais intrigante é que esses problemas acontecem sem seguir nenhum padrão, ou seja, não há como reproduzir exatamente o problema de modo a isolar as causas, que podem ser várias. Em um PC que é usado primariamente para games, a probabilidade de acontecer o travamento aumenta bastante quando um jogo está sendo executado, pois nessa situação, o principal subsistema de hardware do PC (Placa de vídeo, Processador e Memória RAM) geralmente está sendo utilizado em sua capacidade máxima, logo qualquer erro ou defeito físico em algum componente ficará exposto na forma do congelamento ou da reinicialização, embora esses não sejam os únicos causadores do problema.
No ambiente Windows, a tela azul de morte (BSOD) é um indicativo de que há algo errado no seu PC. No Windows XP, o travamento é, na maioria das vezes, causado pelo erro de loop (infinite loop error). O erro de loop tem suas origens no canal de comunicação entre a placa de vídeo e o processador. Quando um dos dois fica inacessível, por qualquer motivo que seja, a informação que deveria ser transmitida e interpretada acaba indo e voltando sem ser processada, daí o nome “infinite loop” (laço infinito). Embora esse erro esteja relacionado com a placa de vídeo e o processador, a causa do problema não está limitada a esses dois componentes. Quando o erro de loop é detectado, o sistema trava e então reinicia automaticamente. A reinicialização, nesse caso, é um recurso do XP e não parte do problema. Ela ocorre apenas para que o usuário não tenha que apertar o botão RESET. No Win 98/ME, o sistema trava e não reinicia automaticamente, sendo que, em alguns casos, o alto-falante do PC emite um som agudo ao se apertar qualquer tecla no teclado. O famoso Ctrl-Alt-Del também não vai funcionar, indicando que o computador travou de verdade...
Esse é o aviso que aparece no Windows XP após um erro de loop. Dependendo da causa, o travamento não ocorre apenas quando o sistema operacional já foi carregado e está funcionando. O PC pode travar até no simples ato da inicialização ou até dentro do utilitário de configuração do BIOS, que é acessado com o botão Del. Dessa forma não adianta culpar o Windows, o problema é no hardware mesmo. - Causas Mais Comuns: Não há fator ou causa únicos que podem ocasionar o travamento ou a reinicialização aleatória. A experiência mostra que uma fonte de baixa potência ou de potência insuficiente é a responsável por 90% dos casos de reinicialização aleatória (mais detalhes adiante), mas, para o caso do travamento aleatório, o leque de possibilidades se abre de tal forma que o problema pode estar tanto em um driver de vídeo mal escrito quanto num pino de contato oxidado no pente de memória RAM. A seguir, apresentamos algumas sugestões que devem ajudá-lo se você for uma vítima desse tipo de problema (a ordem dos itens não indica a importância da causa):
1. Antes de qualquer coisa, procure manter todos os drivers de dispositivo atualizados, especialmente o da placa de vídeo e o do chipset da sua placa-mãe, como o VIA Hyperion (antigo VIA 4-in-1) para os usuários que possuem uma motherboard equipada com o chipset VIA.
2. Faça uma varredura nos discos à procura de vírus. Os vírus são muito bons em causar travamentos e reinicializações aleatórias. Uma forma de eliminar esse problema é manter o seu programa antivírus sempre atualizado.
3. Se o seu sistema tem funcionado normalmente e, sem que você tenha instalado nenhum hardware novo, começou a experimentar travamentos, é possível que o problema esteja ligado com a instalação de algum software (jogo, aplicativo, atualização, etc.). Deve ser fácil identificar o causador do problema se você o instalou isoladamente, caso contrário as coisas ficam mais difíceis podendo chegar ao extremo da formatação do Disco Rígido. Uma alternativa é usar o recurso Restauração do Sistema (System Restore) disponível nos Windows ME ou do XP. Alguns softwares que fazem trabalho semelhante podem ser encontrados na Internet.
4. Tenha a certeza de desabilitar todas as opções de Gerenciamento de Energia (Power Management) no BIOS. Elas podem causar esse tipo de problema especialmente em algumas placas-mãe.
5. Se o problema ocorre quando se utiliza um periférico específico, como um determinado mouse ou modem, existem três possíveis causas para essa situação em particular. Primeiro, pode ser um problema com o periférico que você está tentando utilizar. Segundo, o dispositivo pode estar gerando um conflito de recursos com outro, fazendo com que o sistema trave quando eles tentam acessar os mesmos recursos; o mais comum é o conflito de IRQs entre a placa de vídeo AGP e outro dispositivo PCI. Esse problema pode ser evitado trocando o outro dispositivo de slot, até que ele não entre mais em conflito com a placa de vídeo; o usuário pode ainda ativar a opção APIC (Advanced Programmable Interrupt Controller) no BIOS, se a mesma estiver presente (o sistema operacional deve suportar esse recurso). E, finalmente, pode ser um problema com o driver do periférico, se o mesmo utilizar um, que pode ser facilmente corrigido com uma atualização disponível no site do fabricante ou mesmo pelo Windows Update.
A Ativação do modo APIC pode resolver os problemas de conflito de IRQs.
6. Se o problema ocorre apenas quando o PC está “quente” (funcionando normalmente nos primeiros instantes após o mesmo estar ligado), ou se a sala ou local onde o computador fica situado é quente e não há circulação de ar, pode ser que a placamãe, o processador, a placa de vídeo e/ou outro componente esteja(m) superaquecido(s). Nesse caso, existem várias maneiras de se contornar o problema, por exemplo, através da instalação de ventoinhas extras em lugares estratégicos ou da substituição de algum cooler por outro mais potente. Ou até mesmo abrindo a lateral do gabinete e ligando um ventilador comum, enquanto se procura uma solução mais “refinada”.
7. (Observação: Opção recomendada apenas para usuários de nível médio ou avançado!) O PC deve sempre funcionar com o "Fail-Safe" da BIOS ativada, para evitar o problema no caso de alguma configuração agressiva de timing de memória RAM ou outra opção na BIOS capaz de provocar instabilidade no PC. Se, mesmo depois de carregadas as configurações seguras, a máquina continuar travando, o problema está em algum componente do seu hardware.
Uma configuração agressiva dos “timings” da memória RAM também pode ser a causa da instabilidade do PC.
- Problemas com o Hardware: Apesar de todas as possibilidades anteriores serem causadoras em potencial de travamentos no PC, problemas com o hardware (as peças e componentes do computador, isto é, a parte física responsável por fazer a máquina funcionar) também são conhecidos por causarem a instabilidade do PC. Placa-mãe, placa de vídeo, processador, memória RAM defeituosos ou danificados, fonte de potência inadequada, todos podem causar o travamento do sistema. Abaixo, vamos trazer uma geral sobre cada um dos principais componentes: Placa-Mãe ou Motherboard A eletricidade estática é a principal causadora de problemas com a placa-mãe. Circuitos eletrônicos em geral são muito sensíveis à eletricidade estática, e não se esqueça de que a placa-mãe está cheia deles. Cheque se a mesma não está em contato com a parte metálica do gabinete. Infelizmente, pode ser que isso já tenha acontecido e que seja tarde demais.
Se o problema está na placa-mãe, na maioria das vezes a única solução é a sua substituição.
Placa de vídeo do VGA Se o vídeo que aparece no monitor estiver se comportando de maneira estranha, por exemplo, pontos coloridos aparecem e desaparecem aleatoriamente e tão rapidamente que quase passam despercebidos, e se isso acontece exatamente antes de o seu computador travar, então suspeite de algum defeito na placa de vídeo. Teste-a em outro PC se possível e veja se o problema se repete.
Uma placa de vídeo defeituosa pode causar travamentos mesmo sem dano físico aparente. Outro problema muito comum é o mau encaixe de placas de vídeo AGP no slot correspondente. É preciso muita força para posicioná-los da maneira correta na maioria das situações, e se elas não estiverem bem encaixadas, podem gerar travamentos e problemas na detecção pela placa-mãe (bem conhecido pelo bip longo seguido por três bipes curtos). Processador ou CPU Um superaquecimento excessivo pode ter danificado permanentemente o seu processador de forma que ele seja identificado corretamente pela placa-mãe, mas quando for solicitado a executar uma instrução específica, faça com que o erro de loop apareça e o seu PC trave. Teste outro processador na sua placa-mãe e veja se o problema se repete. Os pinos de contato do processador, que são a ponte de comunicação entre o mesmo e a placa-mãe, são muito suscetíveis a qualquer dano que possa ser causado por um mau manuseio. É muito fácil entortar - e até partir - um pino e fazer com que o seu processador nunca mais funcione como deveria.
O processador é um dos componentes mais delicados do seu computador.
Memória RAM Os dois casos anteriores se aplicam também às memórias RAM, embora aqui o problema mais comum seja de incompatibilidade com a Placa-mãe ou entre pentes diferentes, se mais de um estiver sendo usado. Uma das maneiras de verificar se o problema está na memória RAM é trocar o pente de encaixe, ou, no caso de mais de um pente estar presente, testá-los alternadamente e de todas as maneiras possíveis (apenas um conectado / todos conectados em posições alternadas).
Oxidação nos contatos dos pentes de memória pode ser um causador de instabilidade. Geralmente os problemas com a memória RAM podem ser previstos com uma certa antecedência. O BIOS da placa-mãe tem um recurso que permite que se faça uma varredura geral em toda a extensão da memória enquanto os testes de POST estão sendo executados (os testes de POST são realizados assim que o botão POWER é acionado, e os resultados normalmente são mostrados na tela antes do alto-falante do gabinete emitir o primeiro bipe). Para isso basta desabilitar a função de BOOT rápido, que em algumas versões de BIOS é chamada de Quick Power-On Self Test. Suspeite também quando a sua placa-mãe reconhecer apenas um dos pentes, ou apenas a metade da memória instalada. Em alguns casos, quando se usam dois pentes, a BIOS informa que a memória total instalada é apenas o tamanho de um dos dois (por exemplo, se você tem dois pentes de 128MB, dando um total de 256MB, mas o BIOS informa que apenas 128MB estão instalados), indicando que o outro está com problemas. Só que o sistema operacional ignora essa informação e continua a usar toda a memória, aumentando enormemente o risco de travamentos ou instabilidade. Fonte ou PSU A fonte (também conhecida como PSU – Power Supply Unit) é um dos componentes mais críticos do computador quando o assunto é instabilidade, não na forma de travamentos, congelamentos ou similares, e sim nas reinicializações aleatórias e na perda de
desempenho (a fonte chega a perder mais de 20% da potencia em altas temperaturas). Explicando de forma rápida, a fonte é a responsável por fornecer a potência, ou a energia ao longo do tempo para todos os dispositivos de hardware do seu computador. Antigamente, a maioria das fontes era de boa qualidade. Elas chegavam até a ter uma potência nominal superior à exigida pelo PC. Logo, era um dos últimos componentes a ser investigado quando havia problemas nos computadores. Entretanto, com o passar do tempo, os fabricantes perceberam que poderiam diminuir a capacidade das fontes sem que perdessem em estabilidade, pois os computadores, até então, não eram tão exigentes em termos de energia consumida. O problema é que, hoje em dia, é cada vez mais comum o uso de 2 HDs, 2 drives de CD/DVD/CD-RW/DVD-RW, e com o avanço no consumo de energia das placas de vídeo, o uso de ventiladores adicionais e outros acessórios utilizados pelos aficionado por casemods, como luzes do tipo neon, mesmo uma fonte de 300W pode ser insuficiente, e há casos em que o ideal é ter uma fonte de 450W ou até superior - mas uma potência nominal e real, e não a potência máxima que é a única a ser indicada na maioria das fontes genéricas fáceis de serem encontradas por aí. Quando o investimento nos componentes do PC é alto, não se deve pensar duas vezes ao se adquirir uma fonte de boa qualidade e que dê tranqüilidade em termos de estabilidade. - Considerações Finais: Uma maneira geral de verificar problemas com o hardware e isolar a causa do travamento é desconectar todos os componentes não-essenciais (significando deixar apenas a placa de vídeo, o processador, a memória RAM e o HD principal conectados à placa-mãe) e inicializar o sistema operacional para ver se os travamentos ainda ocorrem. Em seguida, devem-se reconectar os outros dispositivos, um de cada vez, a fim de encontrar aquele que está causando os problemas. Note que esse procedimento não verifica se o defeito está no processador, na placa de vídeo, na memória RAM e nem na placa-mãe. As sugestões expostas nesse artigo devem ser suficientes para encontrar a(s) causa(s), isolá-la(s) e eliminar o problema na grande maioria dos casos, mas seria impossível englobar todos os casos existentes e possíveis. Para finalizar, gostaríamos de ressaltar que são apenas sugestões, e que a GamesBrasil de forma alguma é responsável por qualquer tipo de dano que possa ser causado ao seu PC relacionado aos procedimentos descritos nesse artigo. A utilização das informações aqui contidas é de sua inteira responsabilidade.