Coquetel
O que é Coquetel Histórias não comprovadas dizem que a palavra cocktail nasceu quando alguém misturou algumas bebidas mexendo-as com uma pena do rabo (tail) de um galo (cock). Adaptada ao nosso idioma, a palavra já consagrada em dicionários é "coquetel". Esta é uma modalidade de evento versátil, que cabe em diversas situações, festiva ou de negócios. Caracteriza-se principalmente pelo serviço volante de média duração (nunca mais de três horas), com convidados sendo atendidos, na maioria das vezes, de pé. Ou seja, sem estar acomodados em mesas.
Procedimentos para sua realização - Objetivo claro: Existir um motivo para realização do evento. - Patrocínio: Deve ser oferecido por quem está convidando e não por adesão. - Convidados: A critério de quem convida. Grupos menores, mais homogêneos. Grupos maiores podem ser mais heterogêneos. - Local: Espaço onde as pessoas fiquem próximas, na mesma sala, contendo mesas de apoio e poucos assentos para que elas fiquem em pé e se movimentem entre os grupos. - Duração: De duas a três horas. -O que servir: A bebida coquetel, que deu nome a este tipo de evento, raramente é servida de forma individualizada, pois idealmente precisaria de um barman especialista, preparando com cuidado cada copo artesanalmente, o que é difícil em reuniões de grande porte. Portanto servem-se vinho, champanhe, uísque e coquetéis preparados em quantidade maior. E também bebidas sem álcool, como coquetéis de frutas, sucos, refrigerantes e água mineral.
As comidas devem ser pequenas para serem colocadas inteiras na boca, de uma só vez, como canapés quentes e frios (queijo, rosbife) e iguarias (caviar, queijo brie com damasco). - Como servir: O serviço deve ser volante, isto é, garçons e/ou copeiros circulando entre as pessoas para servi-las. - Música: Sempre em volume mais baixo que as vozes, seja gravação ou ao vivo, quando estiver apenas como fundo musical. Se ela for o motivo principal do evento, pede-se atenção durante sua apresentação, que não deve ser muito longa.
Classificação O coquetel é um evento fechado, ou seja, ocorre dentro de determinadas situações específicas e com público definido, convidado a participar. Geralmente, este evento é utilizado para demonstração ou exposição, onde a principal motivação é a apresentação de um produto ou serviço.
Exemplos Lançamento de livro ou disco, abertura de exposição, confraternização, boas vindas, despedida, homenagem, etc.
Camila da Silva Wanderley – RA 907190528