Convertendo arquivos de anime para formato DVD, usando o WinAvi Vídeo Converter 8 Esta é a tela inicial do programa:
Clique em no botão DVD (que está em destaque na figura). Ao fazer isso você será direcionado a escolher os vídeos que deseja converter. Selecione os vídeos e clique em Abrir.
ATENÇÃO: desconheço o motivo, mas as configurações de overscan não funcionam em lote (conversão de mais de um vídeo), sendo assim, sugiro que ao converter em dvd com este programa, o faça vídeo por vídeo. Após selecionar o vídeo, será aberta a tela abaixo:
Clique no botão Browse e selecione o local onde deseja que o vídeo convertido seja armazenado. Depois clique em Advanced.
Na tela aberta, certifique-se que os dados estão como na figura acima. Atenção: este tuto está sendo feito para vídeos fullscreen, por este motivo o target format ficara em 4:3 mesmo para vídeos que estejam em widescreen. Um diferencial a se notar a caixa que determina a qualidade do filme (veja figura abaixo).
Nessa parte, fica a critério do utilizador. A opção Highest quality deixa o vídeo convertido com a melhor qualidade, porém o vídeo terá muito MBs. Para colocar de 8 a 10 episódios no dvd, eu escolho a opção Higher qualit. Porém isso é uma escolha pessoal. As outras opções não devem ser modificadas, com exeção do “Adjustment”.
Nesta tela, faremos o imprescindível overscan, que seriam a colocação de barras laterais, para que ao assistir o vídeo na tv, não aja corte nas laterais. Para isso vamos altera o campo Zoom (em destaque na figura acima).
Como meu padrão pessoal, eu deixo em 92 x 92 para vídeos fullscren (como Naruto), e 92 x 68 ou 92 x 67 para vídeos fullscreen (como Devil May Cry ou Gantz). O que significam estes números? São o percentual de zoom. O 100 x 100 significa 100% na horizontal e 100% na vertical, ou seja, o vídeo ocupara 100% da tela (lembrando que as tv’s convencionais não mostram 100% dos vídeos). Caso deixemos, por exemplo, 92 x 68, isso significa que o vídeo ficara com uma tarja preta de 8% na vertical (100% - 92% = 8%) e uma tarja preta de 32% na horizontal (100% - 68% = 32 %). Ainda no fullscreen, algo a se comentar como experiência pessoal, é que os vídeos fullscreen muitas vezes variam de tamanho. Ou seja, as vezes uma tarja de 32% na horizontal é demais, ou é demenos. Ao converter, fica difícil de perceber, pois o programa achata ou estica o vídeo (sendo um percentual pequeno de diferença, quase não se nota). No meu caso eu faço o seguinte (não sei se há uma maneira mais fácil, mas é deste jeito que faço): deixo em 92x68 o zoom, e converto o vídeo. Antes que o mesmo termine, eu clico em cancelar. Com isso o vídeo não será totalmente convertido, mas o inicio sim, o que já vai ser suficiente. Então eu abro este vídeo convertido (com um player de dvd, eu uso o Power DVD), e então durante a reprodução do pequeno trecho convertido, eu clico em pausa. Ai eu abro o vídeo original com outro player qualquer, e também pauso. Com os dois pausados, eu faço uma comparação (no olho) para ver se os vídeos estão do mesmo tamanho (ver se não houve achatamento , ou esticamento na horizontal). Caso haja, eu mudo a configuração para 67 % ou 69 %, e repito a operação até encontrar o percentual de oversan correto. Depois de ajustar o overscan, clique em ok, e então vc voltará para esta tela:
Clique em OK, e então aguarde a conversão. Caso apareça esta mensagem:
Significa que o computador não tem os codecs necessários (eu recomendo o CCCP). Espero que este tutorial tenha sido de ajuda. Falou.