Contigo - N 2

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Contigo - N 2 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,591
  • Pages: 4
Novembro 2007

No Seminário cresce o futuro! EDITORIAL:

Em cada momento da nossa caminhada, há apelos, propostas e gestos que marcam e que nos fazem despertar para a realidade. “O espaço e o tempo onde se acolhe e trabalha a semente é o Seminário”, (da mensagem para a semana dos Seminários). Por isso aqueles que em tempo de reflexão e caminhada com vista a entrarem para o espaço onde “cresce o futuro”, são convidados a estarem unidos pela oração e pela solidariedade.

Semana dos Seminários 11 a 18 de Novembro de 2007

O Pré-Seminário quer continuar a sensibilizar, a lançar sementes, a despertar nos jovens o desejo de entrarem para este campo da sementeira do Senhor que é o Seminário. É com esperança e confiança que os jovens em Pré-Seminário querem olhar para o futuro. Vem também fazer parte deste grupo!!! Cristo olha-te nos olhos e diz-te: lancei em ti a semente, deixa que ela germine, cresça e dê fruto com a ajuda daqueles que te pus no caminho da tua vida. Vamos pois estar unidos aos Seminários, a quantos seguem, neste espaço e tempo, o Bom Pastor que é também o Semeador que continua hoje a sair para semear. E se Jesus precisar de ti para continuar hoje a lançar a Semente? Pensa nisso … - Vamos rezar Juntos... Pela Equipa do Pré-Seminário: Pe. Carlos Dionísio de Sousa

“Onde tudo começa é nas famílias e nas paróquias. Precisamos, por isso, que as nossas famílias, os pais e mães, os párocos e catequistas, os professores de EMRC e outros responsáveis pelos serviços pastorais sintam cada vez mais a urgência de promover as vocações sacerdotais. “ D. Manuel Felício Mensagem para a Semana dos Seminários

Proposta de Reflexão - Saiu o semeador a semear… Neste número propomos-te um desafio: tira 15 minutos à tua “correria” do dia-a-dia e encontra um espacinho para conheceres uma história interessante. Indicamos-te alguns passos: 1- Vai buscar a tua Bíblia ou o Novo Testamento e encontra o texto de

S. Lucas 8, 4-8; 2- Lê e relê o texto até que entendas o seu verdadeiro sentido; 3- Aplica-o à tua vida (para isso pode ajudar-te a pequena reflexão que se segue):

Em diversas ocasiões na nossa vidas há pessoas, situações e palavras que se repetem vezes sem conta e que por se repetirem tantas vezes parecem perder a força que elas merecem. Acontece isso, por exemplo, quando alguém nos repete tantas vezes: “gosto muito de ti”. Apesar desta ser uma pequena frase que demonstra um grande sentimento, se for repetida muitas vezes ela perde a força e o sabor com que foi dita no primeiro momento. O mesmo acontece quando por exemplo a tua mãe te diz: “Leva o guarda-chuva que hoje vai chover”… Ela, no seu cuidado extremo para com os seus filhos, quando pressente o mau tempo, preocupa-se e insiste neste aviso. Tu, porém, por vezes obedeces-lhe e outras vezes não ligas ao que diz, “porque está sempre a dizer a mesma coisa”. Contudo há três situações que podem surgir com a tua atitude: - os dias em que levas o guarda-chuva e que não chove, e tiveste que carregá-lo todo o dia, pensando constantemente: “mas para que é que eu trouxe isto? ” - os dias em que não ligas ao conselho que te foi dado e saindo de casa sem o teu guarda-chuva apanhas um grande temporal e reclamas: “porque é que eu não dei ouvidos à minha mãe?” - os dias em que realmente chove e tu tinhas levado o guarda-chuva contigo, o que fez com que te abrigasses do temporal e pensasses para ti: “ainda bem que a minha mãe me avisou…” Parece uma história que em nada tem a ver com o texto que estiveste a ler?! Mas não está assim tão longe desta realidade.

Página 2

Há dias em que tu és a terra que está “à beira do caminho”, em que cai a semente e tu não ligas (não levas o guarda-chuva); noutros dias tu és “pedra”, em que nenhum conselho entra na tua cabeça (reclamas por teres levado contigo inutilmente o guarda-chuva); os dias em que és “terra fértil”, aceitas e recebes o conselho (levas contigo o guarda chuva). Tu és terra, basta descobrires qual a “tua qualidade”, o teu A.D.N. Reza esta tua meditação… certamente o Senhor há-de cuidar da semente que hoje deixou em ti!

Número 2 / Novembro 2007

Oração para a Semana dos Seminários

Especial

Jesus Cristo, Sacerdote único e eterno Semana dos Seminários

Sois o Bom Pastor

Mensagem: No Seminário Cresce o Futuro… Por: D. António Francisco - Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Espiscopal Vocações e Ministérios Ideia chave

“Fixemo-nos, por momentos, na parábola do semeador… Se aplicarmos esta parábola à vocação presbiteral, o Seminário é o espaço e o tempo em que se acolhe e trabalha a sementeira, feita no campo imenso e plural da juventude sempre generosa e criativa…” ... “Semear é apostar na esperança.” ... “A Semana dos Seminários insere-se, no início de cada ano lectivo, neste contexto do “semeador que saiu a semear”, recordando-nos que no Seminário cresce o futuro como no campo semeado germina a semente.” ... “O compromisso com os Seminários, que nesta semana e sempre se pede, é um compromisso de oração, de afecto, de estímulo e abertura a uma bem estruturada pastoral vocacional e uma maior comunhão eclesial.” ... “O futuro não intimida nem aflige. Cumpre-nos manter a confiança em Deus que não falta.” ... “Que Nossa Senhora, presença de Mãe na vida de Jesus e no percurso de fidelidade da Igreja, ajude os Seminários, os seus alunos, formadores, funcionários e benfeitores, a cumprir a missão de continuar hoje a Escola de Jesus.”

Número 2 / Novembro 2007

Que dá a vida pelas suas ovelhas. Sois o mesmo ontem, hoje E por toda a eternidade. Só vós dais sentido À vida de cada um de nós, Só em Vós há futuro para a humanidade Porque acreditar no Filho de Deus É ter Vida Eterna. Vós confiaste à Igreja o ministério sacerdotal Sacramento do Vosso Amor incondicional Ao Pai e aos irmãos. Fazei dos nossos Seminários Sementeiras de Amor, De serviço e de entrega radical Pelo Vosso Reino, Sinais de esperança de um futuro De vida em abundância para todos. Confiamo-vos os nossos Seminários Confirmai-nos nos dons do Espírito Os Bispos e demais formadores; Fortalecei e iluminai No discernimento vocacional os alunos; Enchei de generosidade e espírito de serviço Os colaboradores que neles trabalham; Recompensai e abençoai os seus benfeitores Que com a oração e partilha de bens, Zelam pela missão de formação. Por intercessão da Virgem Maria e de S. José Concedei à vossa Igreja e ao mundo Os sacerdotes generosos e santos De que precisam. Ámen.

Página 3

Boletim “CONTIGO” Pré-Seminário Diocese da Guarda [email protected]

Os dois novos Diáconos: Hélder Lopes - Natural do Colmeal da Torre. Nascido a 27/06/1983. Colaborou pastoralmente nas Paróquias do Vale do Mondego e está agora no Sabugal.

Foram ordenados na Sé Catedral da Guarda, no dia 21 de Outubro, dois novos Diáconos; o Hélder Lopes e o Francisco Lambelho.

Fomos conhecê-los melhor: Diácono Hélder Lopes, a nova missão de Diácono é transitória. Quais os maiores desafios que julgas irás enfrentar? Uma experiência pastoral nova a fazer comunidade pastoral com o Pe. Manuel Igreja, fora do recanto do Seminário a que estava habituado, em paróquias com experiências pastorais diferentes (urbana e rurais!) onde há muitas actividades a desenvolver: catequese de infância, adolescência e adultos; conselhos económicos e pastorais, grupo de jovens inter paroquial. Vivência liturgia – sacramental própria dos Diáconos. Conto com a ajuda de Deus porque sem Ele nada posso fazer.

Francisco Lambelho - Natural de Aldeia Nova do Cabo. Nascido a 06/05/1962. É casado desde 1988 e tem duas filhas - uma com ————————————————————————— 17 anos e a outra com 10. ColaDiácono Francisco como entende e que novos desafios lhe coloca esta nova bora pastoralmente com o Pároco missão que lhe foi confiada – Diácono do Fundão. Permanente?

Avisos importantes: Procuramos novas inscrições para o Pré-Seminário. Reverendos srs. padres, pais caríssimos, professores de EMRC, ilustres catequistas, peçam-nos a ficha de inscrição e façam-no-la chegar aos Seminários da nossa diocese! ... Os Pré Seminaristas não se esqueçam que, no dia 1 de Dezembro, encontramo-nos no Seminário do Fundão para termos algum tempo de convívio, oração e formação. ... Não se esqueçam de visitar o nosso blog na Internet em: www.seminariodofundao.blogspot.com

- Quando iniciei a formação teológica para Diácono Permanente, não via muito claro este caminho, sabia-se muito pouco sobre este ministério, não havia qualquer referência na nossa diocese, mesmo assim aceitei caminhar. Entendo que ser Diácono Permanente é e será sempre um constante Desafio. Temos de ganhar grande equilíbrio entre o ser marido e pai, profissional e um pobre obreiro que aceitou livremente colocar-se ao serviço. Apesar de ter um excelente apoio da minha família (a qual sente um carinho muito especial por mim, neste novo ministério)vai ficar mais privada da minha presença, como família temos de redescobrir formas para continuar a manter coesa a união entre nós. Como desafios à nova missão eclesial, para além dos muitos sacrifícios, vejo pela frente uma grande responsabilidade, eu ser capaz de minuto após minuto, ser Anunciador do Evangelho, ser verdadeiro instrumento de Paz, ser sinal dum Deus Vivo abafado em cada lugar que pisamos, um Deus subtilmente ignorado...Um abandono total de mim próprio, para estar disponível para "o serviço da caridade", cujo rosto é assumido pelo abandonado... o pobre... o marginalizado. Que o Espírito Santo me ilumine.

Related Documents

Contigo - N 2
November 2019 7
Contigo - N
November 2019 19
Contigo-aprendi_rgarcia
November 2019 25
Contigo Vlnc.pdf
May 2020 14
Estar Contigo
October 2019 25
Contigo - 1
November 2019 27