Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Alberto Iria de Olhão Como Elaborar um Trabalho Escrito
Para elaborar um trabalho escrito, há regras que têm que ser respeitadas. Um trabalho escrito deve constar de: 1 – Capa 2 – Índice 3 – Introdução 4 – Desenvolvimento 5 – Conclusão 6 – Bibliografia 7 – Anexos (nem todos os trabalhos têm anexos) O primeiro passo é a escolha do tema – por ti, pelo grupo, ou até por sugestão do(a) professor(a). Seguidamente, estabelecerás um plano relativo aos assuntos que irás tratar (por vezes, o plano inicial é reformulado ou alterado). De acordo com esse plano, irás procurar informações em livros, enciclopédias, jornais, revistas, Internet, documentários filmados, visitas aos locais estudados, testemunhos orais (entrevistas a pessoas que viveram ou presenciaram os acontecimentos).
1 – Capa
Pode ser simples, com desenhos, gravuras ou fotografias. No entanto, para uma correcta apresentação, dela farão parte os seguintes elementos: . Nome da Escola; . Disciplina ou área a que se destina; . Identificação do (s) autor (es), (nome do aluno ou alunos que colaboraram no trabalho), número, turma e ano; . Ano Lectivo em que foi elaborado; . Nome do(a) professor(a).
Escola: ………………………………….……… História: A VIDA QUOTIDIANA DOS GREGOS
Margarida …………………………… ……………. Nº 18 / Turma E / 7º Ano Ano lectivo de 2007/2008 Nome do(a) Professor(a): …………………………………….....…
1
2 - Índice
No índice deves escrever o nome das partes que constituem o trabalho. À frente de cada uma escreve o número da página onde se inicia o assunto. Antes da iniciação de cada assunto, poderás colocar um número, se se tratar de um capítulo, ou de um número árabe, se disser respeito a um aspecto desse capítulo, ou então 1; 1.1.; 1.2.; 2; 2.1.; 2.2.; etc. Ex: Índice Introdução……………………………………………………………………………………………. … … … …3 I– 1. 2. II – 1. 2. 3. Conclusão …………………………………………………………………………………………………………… ……………. 17 Bibliografia …………………………….,…………………………………………………………………………… …………… 18
3 – Introdução Na introdução, informarás o leitor sobre o tema que vais tratar e como o irás fazer. Podes ainda referir os motivos que te levaram (ou ao grupo) a escolher esse tema, as dificuldades que encontraste para o estudar, as vantagens da sua realização, etc. Depois de acabares o trabalho, convém releres a introdução, para verificar se está de acordo com o restante, se tens de acrescentar ou alterar alguns aspectos, para ficar de acordo com o desenvolvimento. 4 – Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte central do trabalho. Convém ser redigida e, se possível, ilustrada com cuidado, tendo como base os teus conhecimentos e as informações recolhidas através de vários meios e documentos (a recolha de informações já foi anteriormente focada) Poderás formular questões, a que procurarás responder, e dar a tua opinião fundamentada. Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de autores. É importante os textos transcritos aparecerem e serem curtos. O que transcreveres deve ficar sempre entre aspas “ ……….”. Referirás logo o autor e a obra de onde é retirada a transcrição. Ao fazer a transcrição, poderás ainda colocar um número entre (), ex.: (1) e, ao fundo da página, em rodapé, escreveres o mesmo número e, à frente, o nome do autor, obra e páginas. As notas também poderão ser colocadas no final do trabalho, imediatamente a seguir ao texto e antes dos anexos. Ex.:
2
“A música está constantemente presente na vida grega. E isso desde os poemas Homéricos. (…) Até o guerreiro máximo, Aquiles, entretém os seus ócios a tocar lira” (1) (1) Maria Helena da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1993, p. 643 O texto de desenvolvimento pode ser completado com gráficos, mapas, quadros e gravuras. Devem estar de acordo com o conteúdo do texto e ser explicados através de uma legenda. 5 – Conclusão Deverá ser breve e nela resumirás as respostas às questões formuladas no início do trabalho, ou seja, farás uma síntese do assunto que escreveste. 6 – Bibliografia Para a indicação da bibliografia há também regras. 1º Deve indicar-se primeiro o último nome do autor (isto é, o apelido), em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio, título da obra (em itálico ou sublinhado), volume, editora, local de edição e respectiva data. Tratando-se de 3 ou mais autores, para simplificar, pode indicar-se apenas o primeiro, seguido apenas de et al. (expressão latina que significa e outros). Se não tiver data, escreverás s/d. Ex.: FERREIRA, José Ribeiro, A Democracia na Grécia Antiga, Livraria Minerva, Coimbra, 1990 Ex.: ALDERBERT, Jacques et al. – História da Europa, Minerva, Coimbra, 1993 Ex: Ana Maria e ALÇADA, Isabel Uma visita à corte de D. Diniz Col. “Viagens no tempo”, Edições Caminho, Lisboa, 1998
Na lista bibliográfica, os autores deverão ficar por ordem alfabética de apelidos. 2º Quando se trata de um artigo inserido numa obra, num jornal ou revista indicar o nome do autor, títulos do artigo (entre”…”), título da publicação (em itálico), data, número da publicação e páginas (primeira e última). Se for um artigo da Internet deves indicar o site ( www…) Ex.: TAVARES, Miguel de Sousa, “ A descoberta do Brasil” in REVISTA DE HISTÓRIA, nº 8 (ano, mês e página) 7 – Anexos Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas, inquéritos, gráficos, etc. Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.
3