CIÊNCIAS – 6.° ANO
0
CIÊNCIAS – 6.° ANO MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TALMA ROMERO SUANE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS SUBSECRETARIA DE ENSINO KATIA REGINA DAS CHAGAS MOURA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SIMONE CORRÊA DOS SANTOS MEDEIROS ELABORAÇÃO ANDREIA FERREIRA EDUARDO DA COSTA VAGNER LÚCIO DE LIMA REVISÃO AGRADECIMENTOS ESPECIAIS(IMAGENS DA CAPA) MOANA MARTINS E EQUIPE ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA MULTIRIO
CONTATOS E/SUBE
[email protected] [email protected] [email protected] Telefones: 2976-2301 / 2976-2302
EDIGRÁFICA IMPRESSÃO FÁBIO DA SILVA MARCELO ALVES COELHO JÚNIOR DESIGN GRÁFICO
1
CIÊNCIAS – 6.° ANO
2
Olá, Aluno, olá Aluna! Bem-vindo ao 4.º bimestre! Vamos estudar a BIOSFERA. Você ainda se lembra do significado desse nome? Biosfera é o conjunto dos seres vivos que habitam o nosso planeta e o conjunto dos ambientes em que vivem. A Terra é o único planeta do Sistema Solar, conhecido até agora, que apresenta condições de abrigar a vida.
FREEPIK.COM
Vamos começar nosso estudo pelos ambientes de nossa cidade.
www.blogviagem.com.br
A Baía de Guanabara é considerada, por muitos, a mais bela baía do mundo. Ao longo de seu contorno, estendem-se belezas naturais de formações únicas, como o Morro do Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão.
FLORESTA DA TIJUCA - ALTO DA BOA VISTA
A Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo. Ela continua mantendo muitos de seus ecossistemas originais, mesmo tendo sido replantada no século XIX. O primeiro exemplo de reflorestamento com espécies nativas ocorreu na Floresta da Tijuca.
Glossário: nativo - próprio do lugar em que nasce. ecossistema - sistema formado por um meio natural e pela comunidade de organismos animais e vegetais, assim como as inter-relações entre ambos. dicionáriomichaellis/
http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/baia-guanabara-vg.htmlar
BAÍA DE GUANABARA
CIÊNCIAS – 6.° ANO
Foto cedida pela autora Simone Medeiros
PARQUE CHICO MENDES - RECREIO DOS BANDEIRANTES
parquechicomendes.blogspot.com.br/. Foto de Regis Silbar
LAGOINHA DAS TAXAS - HABITAT DOS PEIXES
Foto cedida pelo autor Wagner Medeiros
O Parque Natural Chico Mendes foi criado em 1989. Você sabe quem foi Chico Mendes? Foi um líder sindicalista dos seringueiros. Lutou, bravamente, para defender a Amazônia e os povos dessa floresta.
3
4
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO Conhecendo um pouco mais de nossa cidade a partir das Ciências... As paisagens do Rio de Janeiro não retratam apenas a sua beleza. Elas também apresentam uma cidade rica em diversidade de ambientes e de seres vivos. Muitas dessas paisagens podem ser chamadas de ECOSSISTEMAS: elas incluem os seres vivos, os elementos que não têm vida e as relações entre eles. O grupo de seres vivos é chamado de BIÓTICO. Os elementos sem vida são chamados de ABIÓTICOS: (radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos e, ainda, os nutrientes presentes nas águas e nos solos.). É importante saber que, nos ECOSSISTEMAS, os elementos BIÓTICOS e ABIÓTICOS interagem, isto é, se relacionam entre si. Elementos bióticos, presentes no Parque Chico Mendes, situado no bairro do Recreio dos Bandeirantes. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/jacareamarelo.htm
Além do jacaré-de-papo-amarelo, o Parque Chico Mendes é um local rico em lagartos como teiú, ameiva e calango. A avifauna possui cerca de 120 espécies já observadas: galinhas-d’água, frango-d’água, jaçanã ou cafezinho, sabiás, tiê-sangue, rolinha-da-restinga. Outra infinidade de passarinhos podem ser vistos em uma visita ao Parque.
Glossário: avifauna - conjunto das aves existentes em uma região. dicionáriomichaellis/
Jacaré-de-papo-amarelo, um dos principais moradores do Parque
Foto cedida pelo autor Wagner Medeiros
Foto cedida pelo autor Wagner Medeiros
parquechicomendes.blogspot.com.br/Foto de Regis Silbar
TRILHA EM HOMENAGEM AO LAGARTO TEIÚ
parquechicomendes.blogspot.com.br/Foto de Regis Silbar
Foto cedida pelo autor Wagner Medeiros
passarossilvestres.com/
TEIÚ
CALANGO TRILHA EM HOMENAGEM AO TIÊ-SANGUE
TIÊ-SANGUE
5 CIÊNCIAS – 6.° ANO
Elementos bióticos presentes no Parque Chico Mendes, situado no bairro do Recreio dos Bandeirantes
6
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO
Os seres vivos compõem a BIOSFERA e interagem com os ambientes da Terra, formados por elementos abióticos. Os elementos abióticos constituem o estudo da HIDROSFERA, ATMOSFERA e LITOSFERA. AGORA, É COM VOCÊ
!!!
Consulte seu caderno pedagógico do 1.º bimestre e complete o significado dos seguintes termos: Hidrosfera - ______________________________________________________________________________________ Atmosfera - ______________________________________________________________________________________ Litosfera - _______________________________________________________________________________________
1 - Agora, complete os textos com os seguintes termos: biosfera, litosfera, atmosfera ou hidrosfera:
ICMBio
Em nossa cidade, temos algumas áreas de restingas protegidas. O Parque Chico Mendes, por exemplo, fica em uma área de restinga. Restinga é o termo utilizado para indicar o ecossistema localizado em uma faixa de terra que acompanha o litoral.
PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA - MACAÉ - RJ
a) O Parque Chico Mendes é uma área de restinga protegida, localizada na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Os vegetais da restinga possuem raízes superficiais que se espalham no solo arenoso. A decomposição dos vegetais e de animais ajuda a enriquecer o solo. Assim, ocorre uma troca entre os componentes pertencentes à ________________ e o solo, pertencente à ________________. Glossário: restinga protegida – área de preservação permanente. http://www.buscalegis.ufsc.br
Continua
7
CIÊNCIAS – 6.° ANO
b) Os peixes, junto com os outros seres vivos, formam a ___________. Eles são exemplos de animais que dependem da água para sobreviver. Alimentam-se de plantas e de outros animais que vivem na ____________e respiram o gás oxigênio da ____________, que está dissolvido na água.
2- Leia a imagem do ecossistema manguezal.
3 - Utilize a legenda para numerar os fatores abióticos e os fatores bióticos desse ecossistema:
1
Fatores abióticos
2
Fatores bióticos
www.ebah.com.br
água pássaro peixes sol
solo nuvens árvore
8
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: ELEMENTOS ABIÓTICOS As águas: RIOS do nosso Rio de Janeiro A água é um elemento abiótico (sem vida) de fundamental importância para os elementos bióticos (seres vivos). Os rios abrigam muitos seres vivos e precisam ser preservados. O maior rio carioca é o Cabuçu ou Piraquê, que deságua na Baía de Sepetiba, após um percurso de 22 km. Os rios mais conhecidos são: 1. Rio Carioca, primeiro a ser utilizado no abastecimento, da população. Rio histórico, hoje quase totalmente canalizado. 2. Rio Cachoeira, por ser o formador das mais belas cascatas da Floresta da Tijuca, a Cascatinha Taunay e o Salto Gabriela. 3.O rio Guandu: originário de município vizinho. É o curso d'água de maior importância, porque abastece de água potável a nossa cidade. http://www.riototal.com.br/riolindo/tur023.htm
Adaptado de http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=87129
Veja, em azul, toda a água que está presente em nossa cidade: BAÍA DE GUANABARA
http://www.riototal.com.br/riolindo/tur023.htm
FOZ DO RIO CARIOCA
9
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: ELEMENTOS ABIÓTICOS ALÉM DOS RIOS, AS LAGOAS
As lagoas são poucas, pequenas e costeiras. A maior delas, a de Jacarepaguá, é conhecida também pelos nomes de Camorim e Tijuca. Ainda há a lagoa de Marapendi, a Lagoinha e a Lagoa Rodrigo de Freitas, uma das paisagens mais bonitas do Rio. Ela é constituída por um espelho d'água com, aproximadamente, 2,4 milhões de m2 em forma de coração. Tornou-se famosa e conhecida como o "Coração do Rio". Adaptado de www.portalsaofrancisco.com.br
http://www.riototal.com.br/riolindo/tur023.htm
Nas águas, encontramos outros elementos abióticos que interferem na vida: gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico, sais minerais, entre outros. A temperatura das águas regula a vida de muitos peixes. Pequenas mudanças na temperatura podem causar a morte desses animais.
LAGOA RODRIGO DE FREITAS
É possível perceber que os seres vivos dependem dos elementos abióticos para viver. Os elementos abióticos fornecem: • luz, calor, gases para a respiração e para a realização do processo de fotossíntese; • água para a formação do corpo dos seres vivos.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
10
ECOSSISTEMAS DO RIO: LAGOA RODRIGO DE FREITAS A Lagoa Rodrigo de Freitas é um exemplo de ecossistema aquático. Ela recebe água de vários rios e tem comunicação com o mar. Por essa razão, suas águas são levemente salgadas: são as chamadas águas salobras. É importante saber que o ecossistema de uma lagoa não é composto apenas de água. Existe vida na Lagoa, vida em abundância.
Ciênciaviva.pt
ROBALO
Este é o robalo. É um tipo de peixe que vive no mar, mas que também pode ser encontrado em águas salobras, como as da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ele se alimenta de camarões, siris e peixes menores.
CAPIVARA
SOMOS APENAS CINCO, MAS QUE SUCESSO!
Esta família de capivaras é formada de uma fêmea, de um macho e de seus três filhotes. As capivaras são mamíferos herbívoros, ou seja, se alimentam apenas de plantas.
11
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO: LAGOA RODRIGO DE FREITAS AVES, SEMPRE PRESENTES! É muito difícil fazer um passeio pela Lagoa e não encontrar as belas aves que vivem ou passeiam por lá. A grande maioria dessas aves como, por exemplo, a garça e o biguá, se alimenta de peixes.
GARÇA BIGUÁ http://colunas.revistaepoca.globo.com/viajologia/2012/10/24/aves-do-meu-quintal/
Recapitulando... 1 - Marque com um X a opção adequada: a) A água da Lagoa Rodrigo de Freitas é:
(
b) O tipo de solo característico da restinga é ( c) O peixe robalo se alimenta de
(
) doce. (
) salgada. (
) terra roxa. (
) garças. (
) algas. (
) salobra.
) arenoso. ( ) camarões.
) argiloso.
12
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: LAGOA RODRIGO DE FREITAS SAIU NO JORNAL
Mais de 52 toneladas de peixes mortos são recolhidas da Lagoa, Rio Mais de 52 toneladas de peixes mortos foram recolhidas na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que, a troca muito rápida, entre a água do mar e a água da Lagoa, causou a mortandade dos peixes. A troca da água do mar é feita, regularmente, durante a maré alta. Ela é necessária para o manejo do ecossistema da Lagoa. Com a entrada da água, causada pela ressaca do mar, a água da Lagoa teve uma queda muito abrupta em sua temperatura, segundo os boletins da Secretaria do Meio Ambiente. E isso pode, sim, ter causado a mortandade dos peixes. Adaptado de g1.globo.com 17/abril de 2015.
1 – De acordo com a notícia, responda: a) Qual o fator abiótico que causou as mudanças no ecossistema da Lagoa? _______________________________________ b) Por que esse fator foi alterado? __________________________________________________________________________ c) A mudança no fator abiótico afetou diretamente a população de peixes da Lagoa. Outros seres vivos também foram afetados, como a população de algumas aves. Por que você acha que isso ocorreu? __________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________
Em 1920, foi construído o Canal do Jardim de Alah para ligar a Lagoa Rodrigo de Freitas às águas do mar, mantendo a oxigenação da água e a salinidade. Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/blog-verde/post/a-historia-do-canal-do-jardim-de-alah-186735.html
CANAL DO JARDIM DE ALAH
13
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: LAGOA RODRIGO DE FREITAS http://vejanomapa.net.br/jardim-de-alah-rio-de-janeiro-rj
MAR
LAGOA CANAL DO JARDIM DE ALAH
Lagoa Rodrigo de Freitas
www.google.com.br/maps
2 - Observe o mapa e circule a linha que representa o Jardim de Alah:
14
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO: BAÍA DE GUANABARA http://multirio.rio.rj.gov.br
http://multirio.rio.rj.gov.br
A POLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA
SAIU NO JORNAL
A cidade do Rio de Janeiro em gravura do final do século XVII (Crédito: François Froger/Museu Imperial - Iphan)
A Baía de Guanabara é um dos símbolos mais fortes da cidade do Rio de Janeiro. Desde a chegada dos primeiros europeus, sua paisagem, sua natureza, foram descritas pelo olhar dos escrivães das frotas, dos viajantes, dos cronistas, dos pintores, dos poetas, dos estudiosos – famosos ou anônimos. Fonte: http://multirio.rio.rj.gov.br
Há 44 praias na Baía de Guanabara. Conheça algumas: Na Ilha do Governador (11 praias): Galeão, São Bento, Engenho Velho, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, Barão de Capanema, Guanabara, e Pelônias. Em outros pontos do Rio de Janeiro (6 praias): Ramos, Flamengo, Botafogo, Urca, Praia do Forte de São João e Praia Vermelha.
A Baía de Guanabara vem enfrentando graves problemas ligados à ocupação irregular, aos aterros e, principalmente, à poluição. Atualmente, são situações importantes que conduzem à degradação ambiental decorrente do não reconhecimento, por muitos, dos valores contidos na natureza. Diante de situações tão adversas, tornam-se necessárias medidas para prevenir e corrigir problemas. Adaptado de http://multirio.rio.rj.gov.br
15
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: BAÍA DE GUANABARA Responda, de acordo com a imagem à esquerda: http://istoe.com.br/324235_O+SEGREDO+DOS+35+BOTOS/
a) Qual era a população de botos na Baía de Guanabara no ano de 1980? _____________________________________________ b) E no ano de 2016? _____________________________________________
Golfinhos são vistos na Baía de Guanabara, perto da Praia do Flamengo 1980
1995
2010
O boto é o único mamífero que ainda frequenta as águas da baía. As baleias, que nelas vinham parir seus filhotes, há muito não o fazem, assim como não são mais vistas as tartarugas. Os camarões estão com sua população extremamente reduzida. Por outro lado, os mexilhões têm proliferado nos pilares da ponte Rio-Niterói. Somente as espécies de algas mais resistentes ainda são vistas nas águas da baía. A pesca, assim como o número de espécies de peixes, decaiu consideravelmente. Dentre os peixes de importância econômica, ainda podem ser pescados o robalo e o badejo. Fonte: http://baiadeguanabara.org.br/site/?page_id=4854
2016
Brasão da cidade do Rio de Janeiro
O brasão da cidade do Rio de Janeiro, criado em 1896, tem, como suporte, dois botos-cinza. Naquela época, eles eram milhares e nadavam livremente por todos os 328 quilômetros quadrados da Baía de Guanabara. Em 2016, eram apenas 35 bravos heróis que impressionam pela capacidade de resistência às condições adversas do ambiente, “cientificamente comprovado como o mais degradado de todos os usados como residência por essa espécie”. http://istoe.com.br/324235_O+SEGREDO+DOS+35+BOTOS
Registro foi feito por atletas que remavam na região. Ambientalistas dizem que a aparição dos animais indica melhoria da qualidade das águas. As atletas que remavam pela Baía de Guanabara, na altura da Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio, tiveram uma grata surpresa. Um grupo de golfinhos as acompanhou e chegou bem próximo da embarcação em que elas estavam. Ambientalistas destacaram que a retomada de golfinhos e botos à Baía de Guanabara é um indicador da melhoria da qualidade das águas. Fonte: http://g1.globo.com/rio-dejaneiro/noticia/golfinhos-sao-vistos-na-baia-deguanabara-perto-da-praia-do-flamengo.ghtml Acesso em 23/06/2017
https://extra.globo.com/noticias/rio/golfinhos-viram-presenca-diaria-na-baia-de-guanabara-21403527.html
c) Por que você acha que isso ocorreu? _____________________________________________
16
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: MANGUEZAL Manguezal Também chamado de mangue, é um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. As vegetações que crescem sobre o solo lamacento sofrem a influência das águas salgadas, trazidas pelas marés altas, e, também, das águas doces de rios próximos. É o local favorável à proteção, alimentação, reprodução e desova de muitos animais. Três espécies de árvores podem ser identificadas: o mangue vermelho ou bravo, o mangue branco e o mangue seriba ou seriuba. Sobre as raízes expostas e troncos baixos das árvores, vivem cracas e algas vermelhas. Embora as ostras já tenham desaparecido, ainda há outros moluscos e crustáceos, como o caranguejo-do-mangue. Nas águas rasas, vive o siri-azul. As principais aves do manguezal são a garça-branca-grande e a garça-branca-pequena.
Siri é uma palavra indígena da língua tupi e significa “aquele que desliza”, provavelmente por causa da maneira ágil que esses animais deslizam na água enquanto nadam.
Vamos ver se você leu com bastante atenção: 1- Cite elementos abióticos presentes no manguezal: _____________________________________________ _____________________________________________
A vegetação do Manguezal consegue crescer em solos com alto teor de sal. Os sais são elementos abióticos importantes para esse ecossistema.
http://www.conhecendomanguinhos.fiocruz.br/?q=saude-cenarios
Fonte: http://baiadeguanabara.org.br/site/?page_id=4854
GUARÁ
Fonte: http://chc.org.br/deslizando-pelolitoral/
2- Cite elementos bióticos, encontrados no texto, sobre os manguezais: _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 3- Copie do texto um trecho que trata da importância desse ecossistema para a reprodução de muitos animais. _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________
Glossário: cracas - crustáceos, exclusivamente marinhos que vivem fixados a rochas, conchas, corais, madeiras e outros objetos flutuantes.
http://passarinhando.com.br/index.php/component/k2/item/784-guara-eudocimus-ruber
SIRI-AZUL
17
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO DE JANEIRO: MANGUEZAL Os manguezais são ecossistemas que devem ser preservados. Além de contribuir para a produtividade das regiões costeiras, permitem a reprodução e a criação de espécies comercialmente importantes, como peixes, camarões e ostras. Observe a vegetação típica do manguezal representada no selo abaixo. Os Correios do Brasil têm apoiado as ações desenvolvidas por órgãos e entidades ambientais, procurando, com as emissões de selos, conscientizar a comunidade para a importância de se preservar o rico patrimônio ecológico nacional. Neste selo, estão destacadas as espécies de aves e de crustáceos que vivem de forma harmônica nesse ambiente. Adaptado de http://passarinhando.com.br/index.php/component/k2/item/673-preservacao-dos-manguezais-e-zonas-de-mare
Ave: pernilongo-de-costas- brancas
http://www.conhecendomanguinhos.fiocruz.br/?q=saude-cenarios
Ave: guará
Manguinhos, bairro do Rio de Janeiro, já foi um mangue, transformado desde o final do século XIX até os dias atuais. O mangue foi transformado em terra firme: canalizaram os rios e expulsaram o mar. Essas mudanças do ambiente permitiram o surgimento de várias comunidades. No entanto, aterros mal feitos e obras de drenagem e esgoto incompletas não permitem que as águas escoem de forma correta, o que se constitui em importante causa de enchentes. caranguejo
saracura-do-mangue Ave: garça-azul
Ave: bem-te-vi
aratu
Adaptado de http://www.conhecendomanguinhos.fiocruz.br/?q=saude-cenarios
Você observou? Mangue – Manguinhos.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
18
ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA As praias são ecossistemas de água salgada. Nelas, encontramos várias formas de vida e vários fatores abióticos que são, como já sabemos, fundamentais à vida. AGORA, É COM VOCÊ
!!!
1- Observe o esquema ao lado e enumere os seres vivos presentes nesse ecossistema: a - ______________ b - _______________ c - _______________________ d - _______________________ e - _______________________
Fitoplâncton: seres microscópicos da superfície das águas, que realizam a fotossíntese. Zooplâncton: seres microscópicos da superfície que não realizam a fotossíntese.
Matéria orgânica do fundo e microrganismos Fungos e bactérias
SAIU NO JORNAL Banhistas flagram momento em que tubarão aparece em praia do RIO Em 03/06/2018
O sábado ensolarado foi ainda mais animado para alguns banhistas, na praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Isso porque um tubarão apareceu bem próximo da areia e surpreendeu a todos que estavam curtindo por ali. Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2018-06-03/tubarao-praia-rio-de-janeiro.html TUBARÃO PEGA ONDA NA PRAIA DE SÃO CONRADO
19
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA Vivendo na praia: um pouco sobre a fauna e a flora da Praia de Grumari, no Rio de Janeiro A fauna da praia de Grumari é composta por insetos e aves, mas existem, também, pequenos mamíferos, anfíbios e répteis. As aves observadas com maior frequência são o tiê-sangue, a saíra, o suiriri, o gavião-carijó, a saracura-do-mato e o garibaldi, além de aves marinhas migratórias como as batuíras e o maçarico. Entre os anfíbios, destacam-se pererecas, sapos e rãs. Os répteis mais representativos são o calango-de-caudaverde e serpentes, como a cobra-parelheira e a jararaca. Ainda temos a ameaçada borboleta-da-praia, as libélulas, o caranguejo maria-farinha, os siris. Estes últimos, no ambiente marinho costeiro.
www.avesderapinabrasil.com
www.turismo.es.gov.br
redeglobo.globo.com
Adaptado de http://www.instiguacuambiental.org.br/Parques/grumari.htm
CARANGUEJO MARIA-FARINHA SALSAS-DE-PRAIA
GAVIÃO-CARIJÓ
A flora, na região do Rio de Janeiro, é bem diversificada. Próximo ao mar, desenvolvem-se plantas que rastejam, como as salsas-de-praia e o feijão-da-praia. Na região da restinga, encontramos árvores grandes como, por exemplo, o pau-pombo, a sapotiaba e o abaneiro. Encontramos, também, bromélias e árvores frutíferas como a pitangueira.
1 – Agora, que você já leu o texto com bastante atenção, encontre, no quadro, alguns nomes da fauna e da flora de Grumari. BROMÉLIA – LIBÉLULA – MAÇARICO – TIÊSANGUE – SALSAS-DE-PRAIA GARIBALDI – PITANGUEIRA – SAÍRA
B X D A I L É M O R B L
L E U J D O Q F S U G O
I R T I S R U C T B H L
B M A Ç A R I C O A I I
É A B Ã L J G E S D J P
L S R O S A Í R A U K I
U T E N A N N M X F L T
L I F U S O C O Y Í M A
A Ê U J D L A L R R J N
M S Ç T E Í U A D R B G
O A Õ R P P L S A E G U
J N G A R I B A L D I E
I G U Z A M R Ç M R F I
L U I E I A U Õ I T Q R
Glossário: fauna - conjunto de espécies de animais de determinada região. flora - conjunto da vegetação de determinada região.
O E N S A S M E N O X A
20
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOSSISTEMAS DO RIO: FLORESTA DA TIJUCA A Floresta da Tijuca faz parte de uma Unidade de Conservação chamada Parque Nacional da Tijuca. Está, no interior do Parque, o Cristo Redentor que fica no morro do Corcovado. O Parque protege a primeira floresta replantada do mundo, uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café. Tudo isso bem no centro do Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Tijuca é, sem dúvida, fundamental para fazer do Rio a Cidade Maravilhosa. Adaptado de http://www.icmbio.gov.br/parnatijuca/guia-do-visitante.html
www.aquaflux.com.br
Estudo recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro identificou mais de 200 exemplares da fauna e da flora que estão tomando conta de determinadas paisagens e ameaçam extinguir variadas espécies de seus habitats naturais. Fonte: Parque Chico Mendes
garupa.org.br
Espécies Invasoras
G1 - Globo.com
CRISTO REDENTOR
Sagui-do-nordeste (à esquerda), espécie exótica, e o mico-leão-dourado (à direita), nativo da Mata Atlântica. Essa espécie de sagui é um exemplo de espécie exótica, assim como a jaqueira. Eles recebem essa denominação porque não são naturais desses ambientes: foram trazidos pelo ser humano, desequilibrando o ecossistema. Adaptado de http://www.faperj.br
ENTRADA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
são áreas em que a biodiversidade existente deve ser preservada. Nessas unidades, é proibida a exploração dos recursos naturais.
BIODIVERSIDADE é a variedade de espécies de seres vivos de um determinado local. Observe: bio(vida) + diversidade.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
21
CADEIA ALIMENTAR Os seres vivos de um ecossistema (animais, vegetais, microrganismos) se relacionam de várias maneiras. As relações alimentares, existentes entre os seres vivos, são chamadas de cadeia alimentar. A cadeia alimentar apresenta uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros, a partir de um ser vivo produtor. Os produtores servem de alimento para outros seres vivos: os consumidores. Observe, na imagem, as relações alimentares existentes entre alguns seres vivos de um ecossistema:
1- As plantas aquáticas (produtores) são a base dessa cadeia alimentar, pois realizam a fotossíntese. Elas produzem os seus nutrientes a partir da luz do Sol. A partir dessas plantas aquáticas, os nutrientes e a energia serão repassados para todos os outros seres da cadeia alimentar. https://www.querotendencias.biz/wp-content/uploads/2014/10/cadeia-alimentar-aquatica-4.jpg
2- Alguns peixes se alimentam das plantas aquáticas. 3- Alguns peixes se alimentam de outros peixes. 4- O homem se alimenta de peixes.
Plantas e algas são chamadas de PRODUTORES. Os animais e alguns seres vivos microscópicos são os CONSUMIDORES. Ainda temos os seres vivos chamados de DECOMPOSITORES, responsáveis pela decomposição dos seres vivos, quando estes morrem. Observe: produtor- produzir consumidor – consumir decompositor – decomposição Agora, procure, no dicionário o significado das palavras: produzir, consumir e decomposição.
22
CIÊNCIAS – 6.° ANO
CADEIA ALIMENTAR
Na água, encontramos uma grande variedade de seres vivos bem pequenos, que só podem ser vistos com auxílio de microscópio. Esses seres vivos constituem o que chamamos de plâncton. O plâncton serve de alimento para vários peixes, “filhotes” de camarões e siris.
meioambiente.culturamix.com6
PRODUTORES
FITOPLÂNCTON
CONSUMIDORES
ZOOPLÂNCTON
Fito- vegetal. Zoo- animal.
Veja como são diferentes os fitoplânctons:
Vamos colorir os diferentes seres que formam o fitoplâncton?
www.cubaeduca.cu
bibliotecadigital.ilce.edu.mx
OUTROS CONSUMIDORES DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS
CAMARÃO
SIRI
portaldoprofessor.mec.gov.br
Tipos de PLÂNCTON
!!!
chc.cienciahoje.uol.com.br
Basicamente, o plâncton pode ser dividido em dois grupos: o fitoplâncton, que realiza a fotossíntese e produz seu próprio alimento, e o zooplâncton, que se alimenta de outros seres microscópicos.
AGORA, É COM VOCÊ
Tanto os camarões e siris da Lagoa Rodrigo de Freitas, como o zooplâncton, são exemplos de CONSUMIDORES. Eles não fabricam seu alimento e, portanto, dependem de outros seres vivos para se alimentar.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
23
CADEIA ALIMENTAR
!!!
Responda às perguntas, utilizando os nomes dos seres vivos apresentados nos retângulos, e que formam a cadeia alimentar representada acima. 1- Qual é o produtor dessa cadeia alimentar? ____________________ . 2- Qual é o animal que a) se alimenta do produtor?___________. b) se alimenta do consumidor primário?_________ . c) se alimenta do consumidor secundário?___________ . 3- Qual é o animal que ocupa o lugar do consumidor quaternário?________________ . 4- O predador do sapo é a ____________ . 5- O predador da cobra é o ___________.
lagarta vegetal
sapo
cobra
gavião Leia a imagem abaixo. Em que nível da cadeia alimentar está a onça? _____________________________
http://chc.org.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/
www.lookfordiagnosis.com
AGORA, É COM VOCÊ
O PRODUTOR da cadeia alimentar é o ser vivo que produz seu próprio alimento. O ser vivo que se alimenta do produtor é chamado de CONSUMIDOR PRIMÁRIO. O ser vivo que se alimenta do consumidor primário é chamado de CONSUMIDOR SECUNDÁRIO. O ser vivo que se alimenta do consumidor secundário é chamado de CONSUMIDOR TERCIÁRIO. O ser vivo que se alimenta do consumidor terciário é o CONSUMIDOR QUATERNÁRIO.
24
CIÊNCIAS – 6.° ANO
CADEIA ALIMENTAR Vamos conhecer a atividade dos decompositores? MATERIAL:
pedaço de pão, água e recipiente (copo).
Nas cadeias alimentares, além dos produtores e dos consumidores, há também o importante elo dos DECOMPOSITORES. São seres vivos que se alimentam de plantas e de animais mortos. Adaptado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares
COMO PROCEDER:
coloque um pedaço de pão dormido dentro de um recipiente (pode ser utilizado um copo de plástico). Deixe-o, nesse recipiente, por alguns dias.
O esquema, apresentado abaixo, representa uma cadeia alimentar. Nela, estão presentes os produtores, os consumidores e os decompositores.
Após alguns dias, o que você observou?
CONSUMIDORES PRODUTORES animais.culturamix.com
Desenhe e registre, no espaço abaixo, o que aconteceu com o pedaço de pão, após alguns dias. DECOMPOSITORES (FUNGOS)
1- Por que todos os seres da cadeia alimentar se relacionam com os decompositores? _______________________________________________ _______________________________________________ 2- Descubra o nome dos desembaralhando as letras:
______________________________________________ ______________________________________________
seres
decompositores,
UGNFSO
TABCRIÉAS
______
________
CIÊNCIAS – 6.° ANO
25
CADEIA ALIMENTAR
ESPAÇO PES
UISA
1- Pesquise, no cardápio da sua escola, os tipos de alimentos servidos na merenda. Separe-os em dois grupos: alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal: Alimentos de origem vegetal
Alimentos de origem animal
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
Alimentar-se na escola é a certeza de uma alimentação saudável. Parceria com Profº Tadeu Campos e Profª Roberta Lopes – Gerência da Alimentação Escolar (SME).
2- Escreva, abaixo, o cardápio da merenda servida na sua escola hoje: __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ E você? Faz parte de uma cadeia alimentar?
CIÊNCIAS – 6.° ANO
26
Leia a imagem: 1 – De acordo com a imagem da cadeia alimentar, responda: a) Que posição da cadeia alimentar o homem ocupa quando se alimenta de carne de boi? _______________________________________________ _______________________________________________
Quando você se alimenta diretamente de um produtor, como, por exemplo, a alface de uma salada (origem vegetal), você é um consumidor primário. No entanto, se você se alimenta de outro consumidor, como, por exemplo, a galinha ou o peixe (de origem animal), então você é um consumidor secundário ou terciário, dependendo do que a galinha e o peixe comeram, antes de você ingeri-los. Em uma mesma refeição, temos alimentos de origem vegetal e de origem animal. Por essa razão, podemos ocupar mais de um nível na cadeia alimentar. Somos, portanto, seres ONÍVOROS: podemos nos alimentar tanto de produtores quanto de consumidores. Os seres que se alimentam somente de produtores são chamados de HERBÍVOROS e os que se alimentam somente de consumidores são chamados de CARNÍVOROS.
27
CIÊNCIAS – 6.° ANO
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
Recapitulando...
1 - Vamos organizar os seres vivos em três grupos: HERBÍVOROS, CARNÍVOROS e ONÍVOROS.
GAFANHOTO – CASCAVEL – GALINHA – HOMEM – RATO – BARATA – JACARÉ – CAVALO – TUBARÃO – ONÇA – PORCO – CACHORRO – JABUTI – CAPIVARA – ABELHA – VACA – HIENA HERBÍVOROS ___________________________ ___________________________
CARNÍVOROS ______________________________ ______________________________
ONÍVOROS _______________________________ _______________________________
2 - Pinte cada nível da pirâmide de uma cor diferente e escreva o nome correspondente a cada nível: www.vivaterra.org.br
onça-pintada
tamanduá-bandeira
tapiti
ipê-amarelo
cascavel
capivara
aroeira
veado-catingueiro
pau-brasil
Esta é uma pirâmide de energia que representa os diferentes níveis das cadeias alimentares. A forma de pirâmide indica que a base, onde estão os produtores, é o nível que possui a maior quantidade de energia. Ao passar para os outros níveis, a quantidade de energia vai diminuindo, sendo perdida na forma de calor ou sendo utilizada pelo próprio ser vivo para as suas atividades.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
28
TEIA ALIMENTAR Quando duas ou mais cadeias alimentares se ligam entre si, temos uma TEIA ALIMENTAR. Veja o exemplo na figura ao lado. Nessa teia, podemos perceber várias cadeias alimentares reunidas. Os vegetais são os produtores e participam de todas as cadeias. Já o gafanhoto e a garça, por exemplo, participam das seguintes cadeias.
PLANTAS
GAFANHOTO PEIXE 1
PLANTAS
GAVIÃO
MUSARANHO GARÇA
Leia a imagem da teia alimentar e marque um X na opção adequada: SIM
1- Todas as cadeias começam com plantas (vegetais). 2- O molusco marinho é herbívoro. 3- Nessa teia, existem peixes herbívoros e carnívoros. 4- O peixe 2 é um animal carnívoro. 5- O gafanhoto é um produtor.
NÃO
1 2 3 4 5
6- Os patos só se alimentam de plantas. 7- As aves costeiras podem ser consumidores terciários. 8- Os ratos são onívoros. 9- O musaranho é um consumidor primário. 10- As plantas são os seres com maior quantidade de energia.
6 7 8 9 10
Justifique os motivos pelos quais você marcou X na opção não. Conte para seus colegas.
Procure no dicionário: Musaranho - _____________________________ ________________________________________ ________________________________________
29
CIÊNCIAS – 6.° ANO
CADEIA ALIMENTAR: DESEQUILÍBRIO Observe a cadeia alimentar representada abaixo. Se algum ser vivo for retirado dela, os outros serão afetados? ______________
Adaptado de https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar
Após a leitura do texto, responda: 1- O que aconteceria com o consumidor primário, da cadeia alimentar apresentada ao lado, caso o consumidor secundário desaparecesse do ecossistema? ________________________________________________________________________ 2- Nessa situação, o mesmo aconteceria com o consumidor terciário, a cobra? Explique. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
3- De acordo com o texto, quais são as principais causas do desaparecimento das espécies dos ecossistemas? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/cadeia-teia-alimentar.htm
Atualmente, 16 119 espécies são consideradas em perigo de extinção em todo o mundo. Diferentemente da extinção dos dinossauros, 65 milhões de anos atrás, o desaparecimento das espécies atuais é provocada, essencialmente, pela ação humana. As espécies deixam de existir por diversos motivos: a devastação das florestas e matas, caça, poluição, tráfico de animais silvestres e a introdução de animais exóticos pelo homem, que não pertencem originalmente ao habitat natural. Quando ocorre a diminuição ou a extinção de uma determinada população, geralmente, temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela. Isso afeta diretamente a cadeia alimentar.
Produtor Consumidor primário Consumidor secundário Consumidor terciário Consumidor quaternário
O pato-mergulhão é um animal nativo do Brasil e corre sério risco de extinção. Existem apenas 250 desses patos em todo o mundo. A espécie está desaparecendo por causa do desmatamento e do assoreamento dos rios. http://super.abril.com.br/galeria/conheca-20-animais-que-correm-risco-de-extincao/
30
CIÊNCIAS – 6.° ANO
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ECOTURISMO? Alguns ecossistemas do Rio de Janeiro são considerados pontos turísticos e atraem muitas pessoas. Os visitantes devem conhecer esses locais, mas sempre respeitando o meio ambiente. Ecoturismo é o turismo sustentável em áreas naturais. Ele beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas, promove o aprendizado, o respeito e a consciência crítica sobre aspectos ambientais e culturais.
viajeaqui.abril.com.br
CHAPADA DOS GUIMARÃES http://www.icmbio.gov.br/
http://www.barcobonanca.com.br/category/o-pantanal/
http://www.ecobrasil.org.br/11-secao-geral/categoria-eventos/997-2017-ano-internacional-do-turismo-sustentavel-para-o-desenvolvimento
Nosso país é rico em belezas naturais e, por isso, possui um turismo intenso. Muitos desses locais, como alguns que veremos a seguir, se encontram em ambientes protegidos nos chamados Parques Nacionais. A visitação a esses locais deve seguir a orientação do ECOTURISMO: “CONHECER E RESPEITAR O AMBIENTE”.
PANTANAL
https://pt.linkedin.com/pulse/brasil-multicultural-m%C3%BAltiplas-oportunidades-denys-lira
LENÇÓIS MARANHENSES
Vamos, agora, estudar os BIOMAS BRASILEIROS e conhecer algumas das muitas belezas naturais do nosso Brasil. Os ecossistemas da Terra são agrupados em BIOMAS, que representam um espaço geográfico com características definidas quanto ao clima, vegetação, tipo de solo, temperatura, regularidade de chuvas, além de outros elementos abióticos e bióticos. O Brasil é formado por seis biomas com características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Vamos conhecê-los?
31
CIÊNCIAS – 6.° ANO
ECOTURISMO NA MATA BRASILEIRA: MATA ATLÂNTICA
noticias.band.uol.com.br
O Bioma Mata Atlântica é uma floresta tropical com clima quente e úmido. É considerado um dos ambientes com o maior número de tipos de seres vivos diferentes. Observe a imagem da Mata Atlântica, à direita. Nela, encontramos uma quantidade enorme de plantas diferentes. Umas são altas, outras vivem em lugares baixos e bem úmidos, outras ainda possuem folhas alongadas, em contraste com aquelas que possuem folhas curtas e largas. Adaptado de www.mma.gov.br
1- Quais as características do bioma Mata Atlântica? _____________________________________________________________________ 2- Por que a Mata Atlântica é considerada o bioma de maior biodiversidade do mundo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
MATA ATLÂNTICA
www.vivaterra.org.br
A Mata Atlântica detém o recorde de plantas lenhosas por hectare (450 espécies no sul da Bahia), cerca de 20 mil espécies vegetais, sendo 8 mil delas endêmicas, ou seja, que só existem nesse bioma. Adaptado de http://www.ibflorestas.org.br/bioma-mata-atlantica.html PAU-BRASIL
A Mata Atlântica é considerada o bioma de maior BIODIVERSIDADE do mundo. Conheça alguns representantes da fauna e da flora: FLORA: jequitibá, orquídeas, palmeiras, jabuticabas, samambaias, palmitos, entre outros. FAUNA: insetos, mamíferos como morcegos, macacos (muriqui, macaco-prego, micoleão), roedores, furões, felinos (jaguatirica, onça-parda, gato-do-mato), canídeos (cachorro-do-mato), muitas espécies de aves (gavião, joão-de-barro), entre outros.
Uma das árvores existentes no bioma Mata Atlântica é o pau-brasil, espécie que foi muito explorada na época do descobrimento do Brasil e que deu nome ao nosso país. Hoje, o pau-brasil é encontrado apenas no sul da Bahia.
CUNHA, Antônio Geraldo da - Dicionário etimológico da Língua Portuguesa, 2010.
No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, há espécies de pau-brasil. Vamos fazer uma visita? Combine com seu Professor ou sua Professora.
32
CIÊNCIAS – 6.° ANO
Recapitulando...
A NOSSA MATA: A MATA ATLÂNTICA
Conheça alguns seres vivos que habitam a Mata Atlântica. Encontre seus nomes no caça-conhecimento:
2.
JABUTICABEIRA
JAGUATIRICA
R
E
V
I
M
O
P
E
R
I
C
O
L
J
A
B
U
T
I
C
A
B
E
I
R
A
M
D
A
N
T
E
Ç
Ã
O
S
J
U
M
T
C
A
Z
O
S
O
G
S
U
M
I
N
U
D
A
H
C
X
E
S
T
U
N
I
C
O
P
A
R
T
O
I
I
T
A
N
H
É
D
A
S
O
L
E
U
R
R
U
J
O
Ã
O
D
E
B
A
R
R
O
C
R
I
Q
U
R
E
Ç
Õ
E
S
R
I
M
O
A
O
T
I
R
Q
U
I
N
O
J
Ó
A
S
C
N
D
A
R
I
U
N
D
R
E
A
S
S
A
M
A
O
U
U
T
Í
N
D
A
Í
N
G
E
N
T
S
M
G
M
A
D
E
S
V
I
N
U
H
T
A
T
A
A
G
R
E
C
A
L
U
G
A
J
A
V
R
T
J
Z
I
A
Ç
Ã
J
U
I
P
O
Ç
U
A
O
N
M
I
C
O
L
E
Ã
O
D
O
U
R
A
D
O
www.biologados.com.br
MUSGOS
TATU-CANASTRA
9.
8.
ORQUÍDEA
viajeaqui.abril.com.br
5.
ANTA
redeglobo.globo.com
novotempo.com
4. MICO-LEÃO-DOURADO
10.
tiposdefloress.com
pt.forwallpaper.com
3.
D
www.pensamentoverde.com.br
JOÃO-DE-BARRO www.saindodamatrix.com.br
1.
S
commons.wikimedia.org
www.recriarcomvoce.com.br
A
6.
CACHORRO-DO-MATO
7.
MURIQUI
CIÊNCIAS – 6.° ANO
33
A MATA ATLÂNTICA AMEAÇADA
www.faunaeflorasc.com.br
O mapa ao lado mostra a localização da Mata Atlântica em nosso país. Todos esses pontos verdes, no mapa, são locais que possuem esse tipo de floresta. Atualmente, existe muito pouco dessa floresta, pois grande parte dela foi destruída pela retirada de suas árvores (desmatamento), para dar lugar a cidades, à criação de gado e a outras atividades humanas. Hoje, só temos uma parte bem pequena deste bioma. 1- Após a leitura do texto, leia o mapa e responda às perguntas: a) Ainda existe Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro?____________ b) O bioma da Mata Atlântica está situado no litoral do país ou no seu interior? ______________________________________________________________ c) Quais os principais motivos que levaram à destruição de florestas como a Mata Atlântica? ___________________________________________________________________________ Uma grande ameaça: as queimadas A Mata Atlântica, assim como outras florestas brasileiras, sofre com as queimadas (provocadas pelo ser humano, inclusive por conta dos balões) para dar lugar a plantações e a pastos. As queimadas também contribuem para o aquecimento global e degradam o solo, eliminando sua camada fértil.
O Instituto de Pesquisas Espaciais do Brasil, o INPE, possui um site em que é possível saber se estão ocorrendo ou não queimadas nas matas e em outros biomas do nosso país. Visite o site e fique por dentro do que está acontecendo com nossos biomas. Acesse http://www.inpe.br/queimadas/.
Após a leitura, registre os seguintes dados: 1- Data em que você acessou o site: _____________________________ 2- Bioma brasileiro que apresentou o maior número de focos de queimadas:____________________
O primeiro parque nacional brasileiro foi criado em uma área de Mata Atlântica, em 14 de junho de 1937: o Parque Nacional de Itatiaia. Ele fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e abriga 360 espécies de aves (incluindo gaviões, codornas e tucanos), além de 67 espécies de mamíferos (como a paca, macacos e preguiças).
3- Outros dados obtidos em sua pesquisa:_____________________ _____________________________
Adaptado de: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_cerrado/bioma_cerrado_cu riosidades/ www.tomdamata.org.br
CIÊNCIAS – 6.° ANO
34
A MATA ATLÂNTICA E A AÇÃO HUMANA
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/estudo-aponta-que-desmatamento-da-mata-atlantica-aumentou-cerca-de-60-em-um-ano.ghtml
Os mapas, apresentados abaixo, apresentam a área de vegetação da Mata Atlântica em meados de 1500 e na época atual. Percebe-se que a Mata Atlântica vem sendo desmatada ao longo dos anos: desde o descobrimento do Brasil, até os dias de hoje. Atualmente, restam, apenas, cerca de 7% da mata original.
A área escura da imagem à esquerda representa a vegetação de Mata Atlântica na época do descobrimento do Brasil. A área escura, bastante reduzida à direita representa a vegetação de Mata Atlântica nos dias de hoje. Você percebeu que a vegetação da Mata Atlântica diminuiu consideravelmente? Responda: 1- A área reduzida da imagem à direita, foi provocada por fatores naturais ou pela ação humana? ___________________________________________________
E sobraram pedacinhos da mata... Observando, com atenção, o mapa atual da Mata Atlântica, você pode reparar que existem pontos verdes separados por partes brancas. A mata não é mais contínua. Está separada por cidades, campos de agricultura e atividades diversas que, com o tempo, foram ocupando o lugar da vegetação.
MURIQUI-DO-NORTE
Esse é o muriqui-do-norte: o maior macaco da América. Esse animal, hoje, só é encontrado em algumas matas dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A maior ameaça ainda é a destruição das matas. O muriqui vive isolado e não tem encontrado outro grupo, da mesma espécie, para se reproduzir. Os animais que ainda existem envelhecem e morrem, sem deixar filhotes.
3- Como o desmatamento pode afetar os animais, como o muriqui-do-norte? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________
35
CIÊNCIAS – 6.° ANO
AMAZÔNIA: A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO O bioma Amazônia é o maior bioma do Brasil e a maior floresta tropical do mundo. O clima é quente e úmido, com chuva durante o ano todo. Um verdadeiro mundo úmido que abriga uma enorme variedade de plantas (2 500 tipos de árvores), animais, cogumelos e outros seres vivos. Um mundo repleto de água, formado por mais de 1 100 rios. Somente o rio Amazonas lança, por segundo, milhões de litros de água no mar! Esse bioma apresenta uma grande variedade de ambientes, com matas de terra firme, matas de igapós, matas de várzea e outros ambientes.
Observe, no mapa, a localização da Floresta Amazônica. Ela ocupa a região Norte, partes das regiões Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil.
Adaptado de Probio II/2007(http://www.mma.gov.br/biomas/amaz%C3%B4nia)
!!!
1 - Observe, abaixo, as diferentes paisagens encontradas no bioma Amazônia. Desembaralhe as letras e encontre o nome desses ambientes:
viagem.uol.com.br
www.ecoadventures.com.br
2 - Quais são as características do Bioma Amazônia? _______________ _______________ _______________ _______________
Ó A G I P ____________________
AERTR IREMF ____________________
Norte Nordeste CentroOeste
www.ecoa.unb.br
AGORA, É COM VOCÊ
O mapa, apresentado abaixo, mostra os pontos de desmatamento da Floresta Amazônica até 2016. Observe os pontos marcados em vermelho.
3 - Complete, os textos com as palavras que você desembaralhou na atividade 1. Você encontrará as características dos ambientes que formam a Amazônia: a) A mata de ___________ocorre nas regiões que não sofrem com as ações das cheias. Nessa parte da floresta, as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros.
b) A mata de _______ cresce em solos que ficam permanentemente alagados, próximos aos rios. É a mata que cresce dentro d’água. http://ipam.org.br/bibliotecas/desmatamento-em-terras-indigenas-na-amazonia-ate-2016/
36
CIÊNCIAS – 6.° ANO
AMAZÔNIA: A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO A Amazônia abriga uma variedade de seres vivos. Muitos são utilizados na alimentação e na medicina. Vamos conhecer alguns desses seres vivos?
O ipê-roxo é uma árvore que existe nas matas de terra firme da Amazônia. Essa árvore pode atingir até 35 metros de altura. O seu tronco é utilizado para a fabricação de remédios, e, também, na carpintaria. O seu uso medicinal está sendo motivo de estudos e pesquisas.
Será que você reconhece alguns dos seres vivos que habitam a Floresta Amazônica?
www.vivaterra.org.br
Com o auxílio das palavras do retângulo, escreva o nome dos seres vivos: GUARANÁ – BROMÉLIA – ONÇA-PINTADA – TUCANO
www.fiocruz.br
http://www.infoescola.com/plantas/ipe-roxo/
O pirarucu vive nas águas calmas dos rios. Ele é chamado de “gigante dos rios”, pois um pirarucu adulto pode chegar a medir de 2 a 3 metros e pesar 100 a 200 quilos. Ele se alimenta, principalmente de outros peixes menores. É muito apreciado como alimento e é conhecido como bacalhau da Amazônia.
Riquezas amazônicas escondem pobreza dos solos da região As plantas precisam, principalmente, de água e nutrientes. Os solos em Manaus, não possuem quase nutrientes devido à quantidade de chuvas que leva todos os nutrientes. Porém, há solos bem ricos de nutrientes devido à decomposição de materiais orgânicos. Os locais onde há solos mais férteis estão nas florestas da várzea que depois da época de cheia deixa os solos bem mais ricos em nutrientes. http://amazonia.org.br/2014/01/riquezasamazonicas-escondem-pobreza-dos-solos-daregiao/
Glossário: carpintaria - ofício ou trabalho de carpinteiro. https://michaelis.uol.com.br
CIÊNCIAS – 6.° ANO
37
CAATINGA
www.biblioteca.ifc-camboriu.edu.br -
A caatinga é um bioma brasileiro localizado, principalmente, na região Nordeste. O clima é seco e quente, com escassez de chuva. Caatinga quer dizer “mata branca” na língua do povo indígena tupi-guarani. Os animais da caatinga têm hábitos noturnos, para escapar do intenso calor do dia. Em comparação à Floresta Amazônica, a biodiversidade é menor nesse bioma. Cada vez mais as pesquisas estão revelando tipos de seres vivos que só existem na caatinga. No entanto, só uma pequena parte da caatinga é protegida por Unidade de Conservação. Os lagartos são muito comuns na região: entre eles estão o calango-verde e o calanguinho. Ainda entre os répteis, também se destacam as serpentes. A cascavel é uma das cobras mais vistas na caatinga. Entre as aves desse bioma, temos o carcará, a asa-branca e a gralha-canção. Nele também, vivia a ararinha-azul, vista pela última vez, na natureza, no ano 2000. Hoje, o IBAMA já considera a ararinha azul extinta.
CARCARÁ http://www.herpetofauna.com.br/LagartosBrasil.htm
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Adaptado de www.mma.gov.br e http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2
CALANGO-VERDE
http://www.comciencia.br/comciencia/
IMAGEM 1
http://www.fumdham.org.br/o-parque.
Leia as imagens. Elas apresentam a mesma paisagem: a primeira, no período da seca, a segunda, no período das chuvas. IMAGEM 2
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, faz parte desse bioma. Nele foram encontrados registros rupestres dos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. Caatinga do Parque Estadual do Morro do Chapéu, durante a estação seca e na estação chuvosa.
Após a leitura das imagens, responda: 1- Qual a principal diferença, entre as duas imagens? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
http://www.fumdham.org.br/o-parque.
A perda das folhas, no período da seca, evita que as plantas percam água para o ambiente (pela transpiração), pois, como sabemos, é através das folhas que as plantas transpiram.
CIÊNCIAS – 6.° ANO
38
CERRADO https://www.todoestudo.com.br/geografia/cerrado
É o segundo maior bioma do Brasil. Localiza-se na região central do país. A região é quente, com longos períodos de seca. A vegetação que encontramos no CERRADO é rasteira, com algumas árvores baixas e troncos retorcidos. Adaptado de www.mmma.gov.br
IPÊ- AMARELO
CERVO
1. O espaço ocupado pelo Cerrado equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra. 2. O número de insetos, na região do Cerrado, é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, 1 000 espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas. 3. A ocupação do Cerrado iniciou-se no século XVIII, com a mineração, que se desenvolveu num rápido ciclo de exploração intensiva. Fonte:http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/ biomas/bioma_cerrado/bioma_cerrado_curiosidades/
Leia este mapa. A parte colorida indica onde encontramos o bioma Cerrado no nosso país. Após a leitura do mapa, responda: Encontramos o bioma Cerrado em nosso estado? _________________________________________
SUCUPIRA
O bioma Cerrado é responsável por cerca de 70% da produção agrícola do Brasil. Os principais produtos cultivados são o milho, a soja, a cana-de-açúcar e o algodão. www.tvrioverde.com.br
LOBO-GUARÁ
www.vivaterra.org.br
www.brasilescola.com
www.vivaterra.org.br
www.vivaterra.org.br
Conheça algumas plantas e animais típicos do CERRADO:
Escreva o nome de dois estados brasileiros que apresentam esse bioma: ____________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ Encontramos esse bioma na capital do nosso país (Brasília)? ________________________________
Que tal assistirmos a um VÍDEO sobre o bioma Cerrado? Visite o site abaixo e aproveite: (Título: Você conhece o cerrado?) https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw
CIÊNCIAS – 6.° ANO
39
O Pantanal são áreas de terra cobertas de água. Isso ocorre, de tempos em tempos, em grande parte das terras baixas que formam esse bioma. Tempo de cheia de outubro a abril, tempo de seca no restante do ano. Sempre é tempo de vida no Pantanal! OS IPÊS FLORESCEM NA ÉPOCA DAS SECAS.
TERRAS ALAGADAS NA ÉPOCA DAS CHEIAS.
www.jornaloeste.com.b
www.icmbio.gov.br
Leia o mapa acima. A parte colorida indica onde encontramos o bioma pantanal em nosso país. Agora, responda: Encontramos o bioma pantanal nos estados de _____________________________ _____________________________
Toda essa variedade de ambientes dominados pela água sustenta uma grande diversidade de peixes de pequeno e grande porte, aves e mamíferos. Vamos conhecer um pouquinho dessa vasta fauna?
www.brasilescola.com
www.guiadapesca.com.br
www.flickr.com
JABURU OU TUIUIÚ
DOURADO
Glossário: florescer – florir. CUNHA, Antônio Geraldo da - Dicionário etimológico da Língua Portuguesa, 2010.
CAPIVARA
Toda a vida existente no Pantanal depende das suas águas. O Pantanal é cercado por uma série de serras, onde nascem os rios que vão inundá-lo. Assim, se não nos preocuparmos em cuidar das nascentes dos rios que abastecem o pantanal, esse bioma poderá desaparecer.
https://chicomarchese.wordpress.com/material-para-aulas/biomas-brasileiros/pantanal/
PANTANAL
40
CIÊNCIAS – 6.° ANO
escola.britannica.com.br
BIOMA PAMPA: RESTRITO AO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
A vegetação do bioma Pampa é caracterizada por vastos campos que crescem no clima mais frio do Brasil. É no sul do país que as geadas ocorrem com mais frequência. Quando olhamos os Pampas, temos a falsa impressão de que, nesse bioma, encontramos o mesmo tipo de plantas. Quanta grama, não é mesmo? Na verdade, encontramos mais de 3 000 tipos de plantas e, desses, 400 são tipos diferentes de gramas ou gramíneas, como são chamadas pelos cientistas. Com tanto tipo diferente de grama, a pecuária sempre foi uma atividade muito desenvolvida nesse bioma.
O bioma Pampa apresenta uma grande diversidade de animais. Seu Professor ou sua Professora ajudará você a escrever, abaixo, os nomes de alguns deles:
Procure, nos sites sugeridos abaixo ou nos livros e revistas da Sala de Leitura, o nome de alguns animais que vivem no bioma Pampa. Lembre-se de pesquisar, também, aqueles que estão ameaçados de extinção. Escreva os nomes de todos no retângulo ao lado. http://www.saudeanimal.com.br http://chc.org.br/fofo-e-ameacado/ http://www.mma.gov.br/biomas/pampa
______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________
A parte escura do mapa indica onde encontramos os Pampas no nosso país. Em que estado este bioma está presente? ________________________ escola.britannica.com.br
PAISAGEM DO BIOMA PAMPA
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/Pampa-regiao-se-caracteriza-pelas-pastagens-com-grandes-rebanhos.htm
PAMPA
41
CIÊNCIAS – 6.° ANO
PROTEGENDO O PLANETA: AGENDA 2030 http://www.bioicos.com.br/o-lixo-nos-oceanos/
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e decidiram por implementar um plano de ação para as pessoas e o planeta: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Você sabe o que é DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. relatório Nosso Futuro Comum, 1987
Os seres humanos e outros animais dependem da natureza para obter alimento, ar puro e água limpa. Dependem, também, da natureza para combater as mudanças climáticas que interferem na vida do planeta. As florestas, que cobrem 30% da superfície da Terra, ajudam a manter o ar, a água limpa e o equilíbrio necessário ao clima da Terra.
AGORA, É COM VOCÊ
Promover a preservação das florestas e o seu uso sustentável é uma das metas da Agenda 2030. Adaptado: http://www.agenda2030.org.br/ods/15/
http://www.downtownsantacruz.com/wordpress/event/11th-annual-holistic-health-and-wellness-fair-on-lincoln-street/
!!!
1 - Qual a importância das florestas que cobrem 30% da superfície da Terra? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
42
CIÊNCIAS – 6.° ANO
OS OCEANOS PEDEM SOCORRO
SAIU NO JORNAL
Os oceanos tornam a vida humana possível por meio da provisão de segurança alimentar, transporte, fornecimento de energia, turismo etc. 40% dos oceanos estão sendo afetados diretamente por atividades humanas, como poluição e pesca predatória, o que resulta, principalmente, na perda do habitat natural de muitos seres vivos. Nosso lixo também é responsável pela degradação dos oceanos – há cerca de 13 000 pedaços de lixo plástico em cada quilômetro quadrado. Precisamos proteger nossos oceanos. Precisamos proteger a água do nosso planeta Terra. Adaptado: http://www.agenda2030.org.br/ods/14/
AGORA, É COM VOCÊ
!!!
1- Quais as principais atividades humanas que afetam os oceanos? _________________________________________________________________ 2 - Qual a importância dos oceanos para a vida humana? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
A cidade do Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a proibir a venda e a distribuição de canudos plásticos. Restaurantes, lanchonetes, bares e vendedores ambulantes somente oferecerão a seus clientes canudos de papel biodegradável e/ou reciclável. A decisão combate o lixo plástico, um dos principais vilões da poluição marinha. Adaptado https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-eprimeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/
http://chc.org.br/wp-content/uploads/2013/10/fig14.jpg
Vamos conhecer os “Guardiões da Biosfera”? Nossos heróis são os amigos Rafa, Bia, Alê e Lisa, que visitam os biomas brasileiros em busca de amuletos mágicos. Esses amuletos ajudarão os guardiões na tarefa de proteger a natureza. Nem tudo é fácil: os perigos são muitos. A diversão, porém, é garantida. Adaptado de http://chc.org.br/aventuras-pelo-brasil/.
Para assistir aos vídeos acesse este site: https://www.youtube.com/playlist?list=PL93fKo1QZHFsPCYmx1CohlqyA2tk35shd
43
CIÊNCIAS – 6.° ANO
PEGADA ECOLÓGICA: O QUE É ISSO?
CRUZADINHA – BIOMAS BRASILEIROS 5
1 - Maior floresta tropical do mundo
2
2 - Bioma de maior diversidade do mundo
8
3 - Bioma localizado principalmente na região nordeste 4 - Segundo maior bioma do Brasil. Localizado na região central do país.
9
4 1
5 - Bioma com áreas de terras cobertas de água de tempos em tempos. 6 - Bioma com vastos campos localizados na região sul do país.
6
7 - Significado de caatinga na língua do povo indígena tupi-guarani. 8 - Ambiente da Amazônia com solos permanentemente alagados. 9 - Árvore símbolo da Mata Atlântica explorada, no início da colonização, pelos portugueses.
3
7
www.pegadadecarbono.com
Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo. Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. Como assim? Para sobreviver, seja como sociedade ou como indivíduo, utilizamos recursos ambientais. O gasto ambiental de cada um de nós foi chamado de “Pegada Ecológica.” Essa pegada é uma espécie de medição da utilização dos recursos naturais e está relacionada diretamente aos hábitos de vida de uma população.
44
CIÊNCIAS – 6.° ANO
FAUNA EM EXTINÇÃO Abaixo, temos alguns animais que estão ameaçados de extinção ou que já estão extintos nos biomas brasileiros. Procure-os no caça-palavras: animais.culturamix.com
animais.culturamix.com
www.anda.jor.br
animais.culturamix.com
ARARINHA-AZUL
MICO-LEÃO-DOURADO CERVO-DO-PANTANAL
MUTUM-DO-NORDESTE
envolverde.com.br
g1.globo.com
biodiversidade10c.wikispaces.com
www.tamar.org.br
PICA-PAU-DA-CABEÇA-AMARELA
TARTARUGA-DE-COURO
MONO-CARVOEIRO
ONÇA-PINTADA
CAÇA-CONHECIMENTO C C A C M P P T A B A F Z
E R R R I O I A D I S R E
R I A F C L C R M T T I R
V L R U O E A E U A A J Z
O O I J L D P G T N R U U
D P N I E R A U U H T G M
O S H P Ã A U I M O A U P
P S A O O S D N D P R I L
A A A E D S E H O E U N O
N M Z R O U C A N R G C G
T E U A U J A S O Q A A I
A R L Z R I B P R U D C D
N T V E A L E E D E E H E
A S E R D Ç Ç R E V C E S
L Õ R D O Ã A D S A O L S
F E A A A O A A T Z U R A
A S S S M B M S E I R E Ç
U A C G I I A I N S O I Ã
M O N O C A R V O E I R O
I N L N Q N E U V D N A J
L L U H U E L N E E E S I
S A P I I D A I R R A S P
A O N Ç A P I N T A D A E
PROTEÇÃO AOS BIOMAS BRASILEIROS As Unidades de Conservação são áreas de proteção ambiental. O Parque Nacional da Tijuca é uma Unidade de Conservação que fica em nossa cidade. Essa Unidade de Conservação protege o bioma Mata Atlântica. Vamos conhecer as Unidades de Conservação que protegem outros biomas no Brasil. Pela localização no mapa ou pelo tipo de vegetação, você poderá saber que tipo de bioma está sendo protegido. Complete com o nome de cada bioma e aproveite para colorir o mapa do Brasil.
http://www.icmbio.gov.br/
http://www.icmbio.gov.br/
BIOMA ________________
BIOMA ____________
http://planetabiologia.com/os-principais-biomas-brasileiros-resumo/2/
45
CIÊNCIAS – 6.° ANO
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES
http://www.icmbio.gov.br/
PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE
BIOMA _____________
www.ibge.com.br
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ARARIPE
BIOMA _______________ BIOMA _______________ http://www.icmbio.gov.br/
http://www.icmbio.gov.br/
http://www.icmbio.gov.br/
PARQUE NACIONAL PANTANAL MATOGROSSENSE
BIOMA ________________
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE IBIRAPUITÃ
PARQUE NACIONAL DA BOCAINA
46
CIÊNCIAS – 6.° ANO Crie marcadores de livros com os biomas estudados. Aproveite esses retângulos! Pinte cada um deles. Cole um em cada face do palito de sorvete ou em uma fita de cetim.
ESPAÇO CRIAÇÃO Veja como ficará seu marcador de livros.
Escolha a cor da fita e mãos à obra!
br.hellokids.com
www.bvjovem.uerj.br
www.colorirgratis.com
www.smartkids.com.br
www.microsoft.com
www.chinasfios.com.br
CIÊNCIAS – 6.° ANO
47