BULIMIA
ÍNDICE O que é a Bulimia? Quais as suas causas? Os primeiros sintomas. As piores consequências. Os comportamentos mais comuns nos doentes Bulímicos. Possíveis tratamentos.
O QUE É A BULIMIA?
A Bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por episódios frequentes de “desordem alimentar”, no qual os doentes bulímicoscomem em grande quantidade como se estivessem com muita fome. Aí perdem o controlo de si próprios e tentam vomitar tomando medicações e muitas outras coisas para não ganhar peso. Muita gente pensa que a Bulimia é o contrário da anorexia, mas se assim fosse os doentes iriam achar-se magros e iriam comer em demasia tornando-se obesos, mas os bulímicosnão querem engordar por isso comem bastante e depois provocam o vómito.
Quais as suas causas? A
angustia e o stress; Falta de auto-estima; Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão; Valorização do corpo magro como ideal de beleza.
Os primeiros sintomas :
Preocupação exagerada com a forma e o peso do corpo, ocasionada por percepção distorcida do peso e das formas corporais; Ingestão, em um período limitado de tempo, de quantidade de alimentos muito maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um determinado período de tempo; Sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está a comer; Auto-indução de vomito e/ou uso indevido de laxantes, diuréticos, ou outros medicamentos;
As piores consequências: Depressão; Fadiga; Irregularidade
menstrual, no caso das
mulheres; Arritmia Cardíaca; Problemas de esófago e de estômago; Fragilidade dos dentes e dos ossos (devido à indução do vómito).
Comportamentos mais comuns nos doentes bulímicos.
A
ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos; A prática de grandes jejuns; O uso de diuréticos e laxantes; A indução do vómito; A prática exagerada de exercício físico.
Possíveis tratamentos:
Acompanhamento do médico psiquiatra e utilização de psicofarmacoterapia. Existem medicamentos da classe de antidepressivos, que aumentam os níveis do neurotransmissor serotonina no sistema nervoso e são efetivos para evitar os ciclos de compulsão-purgação. Acompanhamento nutricional. A escolha de alimentos saudáveis é essencial e feita pó meio de uma dieta orientada por um nutricionista. Acompanhamento psicológico. A psicoterapia de apoio e a cognitiva são úteis para que o paciente torne-se mais conscientes sobre seus actos e possa modificá-los de forma eficaz.
Bibliografia http://
www.esramada.pt/pt/alunos/alimsau/bulim http:// www.abcdasaude.com.br/artigo.php?139 http://hcd2.bupa.co.uk/fact_sheets/html /bulimia.html
Trabalho realizado por: Maria
Inês, Nº 21 Cláudia, Nº 8 Diogo Filipe, Nº Bruno, Nº 4