TESTE Nº 03
“III CONCURSO 2009.2010” Figueira da Foz, 05 de Outubro de 2009 Leia com atenção o teste que vai efectuar e responda com objectividade ás questões colocadas, não responda sim ou não. Desejos de um bom teste.
1. Ao ver que a bola se encaminhava para a sua baliza, um dos suplentes entrou no terreno de jogo, meteu as mãos a bola, mas, embora tocando-lhe, não evitou a sua entrada na baliza. O que decidiria se fosse árbitro desse jogo? 2. Após a obtenção de um golo, o árbitro ficou rodeado de alguns jogadores da equipa que sofreu o mesmo, alegando que o seu massagista se encontrava dentro do terreno de jogo quando o golo foi marcado. O árbitro ficou baralhado, sem saber qual a decisão a tomar. Qual devia ser a decisão? 3. Em que circunstancias não é aconselhável a utilização da linguagem corporal por parte do árbitro? 4. Um jogador para mais facilmente chegar de cabeça a uma bola que vem alta apoia-se nos ombros de um adversário. O árbitro interrompe o jogo e após exibir cartão amarelo ao defesa puniu a sua equipa com pontapé-livre directo. Concorda com ele? Porque? 5. Quando o árbitro procedia ao sorteio para determinar qual era a equipa que iria iniciar a marcação dos pontapés da marca de grande penalidade o guarda-redes de uma equipa lesionouse, pode o mesmo ser substituído? Porquê? 6. Pontapé-livre directo é a sanção prevista nas leis de jogo para os jogadores que toquem deliberadamente a bola com as mãos. Refira em que circunstâncias os mesmos devem ser punidos disciplinarmente? 7. A lei 12, refere quatro casos de possíveis faltas cometidas por um jogador sem ser o guardaredes e que devem ser punidas com pontapé livre indirecto. Uma delas é cometer qualquer outra falta não mencionada anteriormente na lei 12, pela qual o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar um jogador. Refira as restantes. 8. Com a bola em jogo, um jogador agride a soco um jogador adversário que já tinha sido substituído e que havia entrado em terreno de jogo. O que deve fazer o árbitro? 9. Antes do jogo se iniciar, a equipa visitante indicou apenas três suplentes, porque não sabia os que estavam para vir num carro que ficara para trás e que chegou já com o jogo a decorrer. Por essa razão, o delegado dessa equipa apresentou-se na cabina ao intervalo para acrescentar o nome dos outros dois suplentes. Deverá o modelo 143 ser facultado para o efeito? Porquê? 10. Um jogador executa um lançamento pela linha lateral, a bola bate na bandeirola de canto e sai pela linha de baliza. Como proceder? Criado por: J. Agostinho
11. Um jogador atacante de posse de bola, passa-a a um seu colega que se encontrava numa posição clara de ataque. Na trajectória da bola um defensor impede com as mãos de forma deliberada que a mesma chegue ao atacante, anulando assim uma clara oportunidade de golo. O árbitro interrompeu o jogo e expulsou o jogador infractor, este não aceita e recusa-se a sair do terreno de jogo. O árbitro, por momentos ficou com dúvidas da decisão a tomar. Como árbitro assistente do jogo qual a informação que daria ao árbitro para resolver a situação? 12. Concede a lei 5 poderes discricionários ao árbitro quando este tem de tomar medidas disciplinares? Porquê? 13. Antes do inicio de um jogo o delegado declara ao árbitro protestar o jogo, dizendo que a distância entre linhas laterais e de baliza é inferior à fixada pelo regulamento. Qual a decisão que o árbitro deverá tomar? 14. Indique dois casos de jogo perigoso passivo, um punível outro não punível. 15. Como deve ser punida disciplinarmente a conduta violenta e como deve o jogo recomeçar? 16. Ao marcar-se um pontapé de grande penalidade o guarda-redes desloca os pés antes da bola partir, um colega do jogador designado para marcar entra na área e chuta ele mesmo a bola, que tocando no guarda-redes resulta em canto. Que procedimentos deverão ser tomados pelo árbitro? 17. Na segunda parte, um pontapé de grande penalidade em prorrogação de tempo, um colega do executante, correctamente colocado, corre e marca ele próprio o castigo, saindo a bola ao lado da baliza. Como deve proceder o árbitro? 18. Foi indicado para actuar como árbitro assistente. Em determinado momento do jogo houve uma falta ou uma incorrecção, tendo verificado que o árbitro pela sua posição no terreno, não estava em condições de a verificar. Nessas condições como actuava? 19. Pontapé de baliza. A bola após percorrer vinte metros para terreno de jogo, rebenta. Como deve agir o árbitro? 20. Em que momento se deve punir um avançado que, na marcação de um pontapé de canto, se coloca em frente do guarda-redes a impedir a sua progressão?
Concluiu agora mais uma prova, das 27 que certamente terá que realizar; o Núcleo de Árbitros de Futebol da Figueira da Foz, deseja-lhe as maiores felicidades para esta época desportiva. O seu êxito é a nossa satisfação e o sucesso da arbitragem Portuguesa. Receba os nossos cumprimentos.
***********************************************************
Criado por: J. Agostinho